Vidoeiro-branco: benefícios e propriedades medicinais

O vidoeiro (Betula alba) é uma planta medicinal também conhecida como bétula, bétula-branca e senhora-dos-bosques. Inclui as espécies Betula lenta, Betula fontinalis, Betula papyrifera e Betula pendula (vidoeiro-branco, bétula-branca, vidoeiro-prateado). Pertence à família das Betulaceae.

Benefícios do vidoeiro

Somente as folhas do vidoeiro possuem propriedades antibacterianas. A casca vem sendo investigada nos últimos anos por ter um suposto potencial anticâncer em seu ácido betulínico. A bétula auxilia o organismo no processo de eliminação de toxinas, purificação do sangue e alivio de dores e inflamações. O óleo essencial, produzido a partir da destilação a seco da casca, é utilizado para o tratamento de várias condições de pele, incluindo eczema e psoríase. A seiva cozida também pode ser transformada em um xarope doce.

Na medicina popular, o cataplasma é usado para contusões, queimaduras, eczema e feridas. A erva de banho é utilizada no tratamento de erupções cutâneas. Unguento para reumatismo. Enxaguante de cabelo para combater a caspa. Ducha para leucorreia e o vapor para limpeza de pele, congestão nasal e acne. Na culinária, é produzido um vinagre medicinal a partir da seiva da bétula. A casca é usada na fabricação de cerveja. Com os talos secos pode se produzir farinha ou serem cozidos em tiras finas e servidos com macarrões. As folhas jovens podem ser acrescentadas a saladas.

Antidiabéticos Insulinas VegetaisAntidiabéticos que agem como hipoglicemiantes e insulinas vegetais
Melatonina MelatoninaDurma melhor e com mais qualidade. Adquira o hormônio do sono.
Sucupira Sucupira em Cápsulas Alivia dores de artrite/reumatismo e controla o diabetes
Emagrecedores Emagrecedores Suplementos naturais para inibir o apetite e queimar gorduras
Chás Chás Medicinais Chás 100% naturais e orgânicos para diversos objetivos.

Contraindicações e efeitos colaterais do vidoeiro

Por ter compostos que agem como adstringentes, há um risco potencial de irritação dérmica, especialmente em pessoas com peles sensíveis e secas. Além disso, por conter em seu extrato substância semelhante a composição química do ácido acetilsalicílico, as pessoas com alergias a aspirina devem evitar, tal como os pacientes com problemas de coração e rins.

História e curiosidades

Acredita-se que a palavra vidoeiro é originária do sânscrito bhurga, que significa “árvore em cuja casca se pode escrever”. Os ramos fortes são usados na fabricação de cabos de vassoura, além de também ser utilizado para fazer cestas e canoas.

EMAGRECEDOR COM ÓLEO DE CHIA + CLA Slimmer Gold 1000mg
ANTIOXIDANTE / FORTALECE O SISTEMA IMUNE Dente de Leão em Cápsulas
EXTRATO PURO DE GOJI + ACEROLA + CROMO Slimmer Goji Berry Pro
MELHORA A SAÚDE DOS RINS QPR Blend
ESTIMULANTE SEXUAL MASCULINO PREMIUM Libiforce Man
Referências:
Betula alba. Truth in Aging. The honest truth about beauty & personal care products.
¹ Dr. Stanley
Holub, M., Herout, V., Horak, M., & Šorm, F. (1959). On terpenes. CIV. The constitution of betulenols from oil from the buds of white birch (Betula alba L.). Collection of Czechoslovak Chemical Communications, 24(11), 3730-3738.

Comentários

Comentar

QUER MAIS ?

Você pode se interessar por algumas de nossas publicações mais populares. Para isso, selecionamos uma postagem especial para você aproveitar antes de ir. Clique no link abaixo e dê uma conferida :)

(CLIQUE NO TÍTULO PARA ACESSAR)

Você também pode aproveitar e usar o nosso cupom MEDICINA10 para ganhar 10% de desconto em mais de 300 produtos naturais selecionados!  

Medicina Natural
Folhas