Whey Protein: conheça os benefícios

Whey Protein

O whey protein é um suplemento alimentar útil para atletas, vez que possui boa concentração de nutrientes, incluindo cálcio, magnésio e zinco.

ATUALIZADO EM Atualizado em 31/01/2024

O Whey Protein é um suplemento alimentar obtido a partir do soro do leite durante o processo de transformação de pasteurização e resfriamento do leite, etapa necessária para transformá-lo em queijo.

O que é o whey protein?

Os suplementos alimentares são na maioria das vezes aminoácidos, minerais e vitaminas são importantes na dieta de pessoas com carências nutricionais, além de ser essencial para melhorar o desempenho ou repor perdas nutricionais de praticantes de atividades físicas. Estruturalmente, a proteína de soro de leite possui alto valor nutricional. Ao estimular o anabolismo muscular, as proteínas favorecem a hipertrofia muscular e o ganho de força. Desta forma, ocorre a otimização do desempenho físico.

Para produzir cerca de soro de leite de boa qualidade, são necessários cerca de mil litros de leite. O whey protein é rapidamente absorvido pelo organismo e, além de ser útil para atletas, sua ótima concentração de nutrientes, incluindo cálcio, carboidratos, fósforo, magnésio, potássio, proteínas, selênio e zinco podem ser úteis na suplementação de crianças, gestantes e idosos. No caso dos idosos, o suplemento auxilia na manutenção e reposição de massa muscular, fator que contribui para uma melhor qualidade de vida e longevidade. Vale ressaltar que esse suplemento não deve substituir uma dieta equilibrada e exercícios físicos. Em caso de dúvidas procure orientação profissional especializada.

Tipos de proteína

Existem três formas de whey protein:

  • 1. Concentrada: processo de separação física, 80% de proteínas.
  • 2. Isolada: técnica de separação química, 95% de proteínas.
  • 3. Hidrolisada: as proteínas se encontram hidrolisadas, na forma de aminoácidos, sendo de melhor digestão e absorção.

A diferença entre o Whey Protein Isolado do Whey Protein Concentrado é que o primeiro passou mais vezes pelo processo de filtração (ou por diferentes tipos de filtração), o que o torna mais puro em termos de concentração de proteína. Em termos de carboidratos, a versão isolada é a que possui menor quantidade. Um scoop (30g) de whey isolado possui cerca de 120 Kcal, valor que deve ser considerado na dieta. Além disso, é um suplemento composto prioritariamente de proteína, sendo possível preparar diversas receitas proteicas low carb que podem ajudar no processo de perda de peso.

Benefícios do whey protein

Dentre os benefícios conhecidos, o whey é capaz de reduzir a gordura corporal por meio de processos metabólicos. Estudos mostram que dietas com maior relação de proteínas e menos de carboidratos são mais eficazes para o controle da glicemia e da insulina pós-prandial, induzindo a queima de gorduras corporais ao mesmo tempo que preserva a massa muscular durante a perda de peso. Além disso, o consumo do suplemento pode ajudar a controlar os níveis de glicose em pessoas acima do peso ou obesas.

As proteínas do soro do leite possuem peptídeos que inibem a ação da enzima conversora de angiotensina (ECA), que por sua vez está envolvida no sistema renina (angiotensina). A ECA catalisa a formação de um vasoconstritor. As proteínas do soro reduzem a pressão arterial via inibição da ECA. No caso de pessoas com colesterol alto, alguns estudos preliminares mostraram que o suplemento ajuda a reduzir o colesterol ruim (LDL), melhorando assim, a saúde cardiovascular. O whey protein também é composto de aminoácidos como a isoleucina, leucina e valina (BCAA), além da arginina e glutamina.

As proteínas do soro do leite parecem modular a função imune impulsionando a produção do glutationa (GSH) em vários tecidos e preservando a glutamina do reservatório muscular. Esses são alguns dos poucos ingredientes que tem a capacidade de modular a função imune e mostraram sua ação em ambos os estudos de cultura de células. A glutamina, possui propriedades imunomoduladores, que fortalecem o sistema imunológico e podem ser úteis para pacientes com asma e portadores do vírus do HIV (AIDS).

Whey protein em comprimidos x whey protein em pó

Para as pessoas que desejam aprimorar seu desempenho físico, o whey protein em comprimidos (tabletes) têm se mostrado ainda mais aconselhável, pois age rapidamente e é altamente anabólico, ou seja, proporcionam o seu efeito de imediato e a torna de mais fácil digestibilidade, o que torna sua ação ainda mais vantajosa em relação ao consumido em forma de pó (shakes proteicos).

Shakes de proteína

Os shakes de proteína contêm calorias extras não encontradas em comprimidos de proteína. No caso de praticantes de atividade física que desejam combinar shakes de proteína com um programa de exercícios para promover ganho de peso, o whey protein em pó pode ser uma melhor opção e, como shakes de proteína costumam conter mais calorias extras, também podem ser utilizados como um substituto de refeição. Contudo, o whey protein em pó, que é consumido ao se misturar com líquidos, pode causar em algumas pessoas o efeito de inchaço e não de definição muscular, caso a pessoa não seja tão assídua à prática de atividades físicas.

Tabletes

Os tabletes diferentemente, causa um efeito imediato de saciedade, pois possui a ação mais prolongada da proteína no organismo, proporcionando assim um físico mais magro e resultados mais rápidos. Sem contar que a versão em cápsulas ou comprimidos conta com a praticidade de transporte para academia, trabalho ou onde precisar, além de ser ideal para aqueles que não agradam dos sabores e/ou possuem um dia agitado e corrido, sem muito tempo para o preparo de lanches. Nesse caso, o whey protein em comprimidos se torna um grande aliado para a reposição de nutrientes essenciais para o desenvolvimento muscular.

Referências:
Pal, Sebely, Vanessa Ellis, and Satvinder Dhaliwal. “Effects of whey protein isolate on body composition, lipids, insulin and glucose in overweight and obese individuals.” British journal of nutrition 104.5 (2010): 716-723.
Yang, Yifan, et al. “Resistance exercise enhances myofibrillar protein synthesis with graded intakes of whey protein in older men.” British Journal of nutrition 108.10 (2012): 1780-1788.
Tang, Jason E., et al. “Ingestion of whey hydrolysate, casein, or soy protein isolate: effects on mixed muscle protein synthesis at rest and following resistance exercise in young men.” Journal of applied physiology 107.3 (2009): 987-992.