O abuso no consumo de bebidas alcoólicas mata mais do que qualquer outra droga lícita ou ilícita, seja por sua ação direta sobre a saúde ou em consequência ao seu uso inadequado. Além de trazer grandes malefícios a vários órgãos do corpo, o uso a longo prazo pode trazer danos irreversíveis à saúde.
Danos causados pelo consumo abusivo de bebidas alcoólicas
Atualmente, as bebidas alcoólicas são as substâncias nocivas mais consumidas no Brasil, onde cerca de 60% da população ingere com frequência, de 2 a 4 vezes semanalmente. Em alguns casos, o uso diário acarreta em casos mais graves. O uso abusivo de bebidas alcoólicas pode prejudicar a capacidade física e mental do dependente. Os órgãos mais suscetíveis a sofrerem as consequências do uso de bebidas alcoólicas são o cérebro, coração, fígado e pâncreas.
Doenças e prejuízos causados pelo consumo abusivo de bebidas alcoólicas
A parede interna do estômago é facilmente afetada, irritada pelo álcool, favorece o surgimento de gastrites e de úlceras. No fígado, as células morrem e pode ser desenvolvida a cirrose hepática, doença em que o fígado deixa de exercer suas funções, podendo levar o indivíduo à morte. Além disso, vários tipos de câncer podem surgir, como por exemplo, câncer no estômago, no esôfago e câncer do cólon. Outra doença comum, é a pancreatite, uma inflamação no pâncreas, lesões no tecido do pâncreas podem causar complicações, como, atrofia do órgão, podendo levar a óbito.
O diabetes tipo 2 também pode ser desencadeada pelo abuso do álcool, pois ele impede os efeitos benéficos da insulina, assim os níveis de gordura no sangue aumentam. Com o aumento da quantidade de triglicérides (gordura) no sangue, as chances de adquirir doenças vasculares, como acidente vascular cerebral (AVC) e infarto do miocárdio se torna ainda maior. Agressividade, desânimo, ansiedade, depressão e até mesmo suicídio são um dos graves e comuns malefícios que o uso de bebidas alcoólicas trazem a uma pessoa dependente.
FIGAPRO
Figapro é um composto natural hepatoprotetor enriquecido com ativos 100% naturais. Age diretamente nas células hepáticas, sendo efeito ao eliminar toxinas prejudiciais, prevenir contra danos causados pelo álcool e proteger o fígado de diversas outras doenças. Não possui contraindicações.
Doenças e prejuízos relacionados ao consumo de álcool
- 22% – Violência interpessoal
- 22% – Câncer de esôfago
- 23% – Câncer de laringe
- 25% – Pancreatite
- 30% – Cirrose hepática
- 100% – Síndrome alcoólica fetal
- 100% – Transtornos relacionados ao álcool
12,5% – Percentual do consumo excessivo de álcool ao menos uma vez no ano no Brasil.
7,5% – Média mundial de percentual de consumo excessivo de álcool pelo menos uma vez ao ano.
3,3 milhões – Número de mortes no mundo por ano relacionadas ao uso de álcool.
O alcoolismo está na lista de doenças desde 1967 pela Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, cerca de 10% da população sofre com o alcoolismo, sendo que 70% são homens e 30% mulheres. O número de dependentes de bebidas alcoólicas é encarado como uma questão de saúde pública preocupante, sobretudo pelo fato de que o número de jovens que sofrem com esse vício tem aumentado a cada dia.
De acordo com os dados do Ministério da Saúde, a cada 36 horas, um jovem brasileiro morre de intoxicação aguda por álcool ou de outra complicação decorrente do consumo exagerado de bebida alcoólica. Um levantamento feito pela OMS, mostra que cerca de 2,3 milhões de pessoas morrem por ano no mundo todo por algum problema relacionado ao consumo do álcool.
Mortes no trânsito
O álcool ainda pode ser a “porta de entrada” para o uso de outros tipos de drogas. Sob o efeito de álcool mesmo que em pequenas doses, os reflexos se tornam mais lentos, a percepção se altera e o indivíduo fica ainda mais sujeito a provocar acidentes de trânsito se estiver ao volante. De acordo com as informações da OMS (Organização Mundial de Saúde), 15% das mortes decorrentes de acidentes de trânsito foram atribuídas ao álcool. E o Brasil é o país com maior número de óbitos ligados ao consumo de bebidas alcoólicas.
Poder destrutivo
Além de todos esses problemas citados, quem já teve contato ou mesmo o convívio com uma pessoa alcoólatra sabe o poder destrutivo que o álcool traz para o usuário e para as pessoas ao seu redor. Muitas vezes os dependentes se tornam violentos, improdutivos, depressivos e acabam deixando suas obrigações, causando sofrimento para seus familiares.