Alfeneiro (ligustro): benefícios, usos, efeitos e propriedades medicinais

O alfeneiro (Ligustrum lucidum) é uma planta medicinal também conhecida como alfena, alfenheiro, alfeneiro-da-China, alfeneiro-de-rua, alfeneiro-do-Japão, árvore-de-cera-branca, árvore-de-sombra, ligustro, glossy privet (inglês), dentre outros nomes populares. A espécie Ligustrum lucidum é comumente associada à espécies como a Ligustrum japonicum, Ligustrum sinensis e Ligustrum vulgare. Vale ressaltar que, apesar de pertencerem ao mesmo gênero, apresentam diferenças. O ligustro-comum (Ligustrum vulgare), por exemplo, possui níveis de toxicidade em suas folhas e frutos. O ligustro é uma árvore amplamente utilizada em arborização de cidades que pertence à família Oleaceae.

Benefícios e propriedades medicinais do alfeneiro

A Ligustrum lucidum é constituída de ácido linoleico, oleanólico, palmítico e ursólico, além da enzima invertina e siringina. Quando processadas para que substâncias potencialmente tóxicas sejam removidas, as folhas e frutos podem proporcionar uma série de benefícios medicinais. As folhas dissecadas e reduzidas a um pó fino, constituem a alfena, utilizada como corante. Em função de suas propriedades diuréticas, pode promover o estímulo à urinação, facilitando a eliminação de substâncias diversas do organismo, incluindo toxinas.

Utilizado sob supervisão médica, atua como um tonificador para os rins. Sua ação rejuvenescedora amenizado o processo de envelhecimento natural do organismo, fazendo com que a sua utilização seja eficaz tanto para fins estéticos quanto para fins de otimização ao combate aos radicais livres. Outros usos do alfeneiro são mais eficazes à longo prazo e incluem o tratamento para cabelos grisalhos e calvície na parte estética, além de dores musculares e nas articulações, principalmente na região dos joelhos e pernas. Também é aplicado para aliviar dores de cabeça, insônia e reduzir os sintomas da menopausa, incluindo o fogacho. Pessoas que sofrem de vertigem podem ser beneficiadas ao usarem o alfeneiro sob orientação médica.

Ação imunoestimulante

O alfeneiro fortalece o sistema imunológico e protege o organismo de uma série de doenças, incluindo as chamadas doenças oportunistas, ao atuar como um tônico. Desta forma, estimula e impulsiona a produção de células sanguíneas, incluindo tanto os glóbulos brancos, quanto os glóbulos vermelhos. O uso pode ser estendido até mesmo para os pacientes que sofrem com os males e sintomas causados pela tuberculose. Isso ocorre porque a amenização das dores e as características de ação impulsionadora do sistema imunológico podem contribuir para uma melhora progressiva do quadro do paciente.

Maca-Peruana Maca-Peruana Em Cápsulas e Pó. Rica em nutrientes. Aumenta a libido, desejo sexual e vigor.
Anti-Inflamatórios Naturais Anti-Inflamatórios Naturais Suplementos eficazes para aliviar e curar inflamações nos tecidos.
Melatonina MelatoninaDurma melhor e com mais qualidade. Adquira o hormônio do sono.
Libiforce Libiforce Man Estimulante sexual masculino sem contraindicações. Fórmula exclusiva.
Chás Chás Medicinais Chás 100% naturais e orgânicos para diversos objetivos.

Contraindicações efeitos colaterais do alfeneiro

Segundo o site WebMD, não há informações necessárias para definir os efeitos do alfeneiro durante a gravidez e fase de amamentação. Neste caso, o uso é contraindicado. Pessoas alérgicas à azeitona (oliva) e/ou sensíveis à outras plantas da família das Oleáceas devem evitar o uso. Segundo a Universidade Estadual da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, o ácido xiquímico e a siringina (ligustrina) da Ligustrum vulgare podem ser tóxicos. Os efeitos adversos podem incluir dores abdominais, dores de cabeça, diarreia, fraqueza, náuseas, pele fria e úmida, pressão baixa e vômitos.

História e curiosidades

O ligustro é uma árvore nativa da China, sendo amplamente utilizada em processo de arborização. Trata-se de uma árvore perenifólia que pode atingir até dez metros de altura, possuindo o tronco com larga espessura. A casca possui coloração escura com ranhuras irregulares, sustentando uma larga e densa copa, geralmente de formato arredondado.

Suas folhas são ovaladas e pequenas, possuindo vários tons de verde, brilhantes e que podem atingir até 15 centímetros de comprimento. Possui floração branca em torno dos meses de outubro a fevereiro e seus frutos são pequenas drupas (em formato de bola), de cor arroxeada.
Quando processados pelo homem, os frutos produzem uma cor extremamente escura e vermelha, que serve como corante.

ANTIOXIDANTE / FORTALECE O SISTEMA IMUNE Dente de Leão em Cápsulas
PODEROSO CHÁ PARA O TRATAMENTO DO CÂNCER Crajiru (Pariri) Chá 15g
PRISÃO DE VENTRE / ESTIMULAR GASES Composto Laxante 500mg
AGONIADA, IPÊ-ROXO E SANGRA D'ÁGUA Barbatimão Composto
GEL CONCENTRADO COM 99% DE BABOSA Gel Concentrado (99% de Aloe vera)
Referências:
L. vulgare. North Carolina State University.
L. lucidum. The Plant List.
GLOSSY PRIVET Other Names: Aligustre, Chinese Linguster, Chinese Ligustrum, Chinese Privet, Dongqingzi, Chinese Wax-leaf Privet, Joteishi, Ligustro, Ligustro Ceroso, Ligustrum, Ligustrum Fruit, Ligustrum lucidum, Nu Zhen, Nu Zhen Zi, Nuzhenzi, To-Nezumimochi, Tree Privet, Troène, Troène de Chine, Troène à Feuilles Brillantes, Trueno, White Waxtree, Yojungja. WebMD.
Liu, H., Shi, Y., Wang, D., Yang, G., Yu, A., & Zhang, H. (2003). MECC determination of oleanolic acid and ursolic acid isomers in Ligustrum lucidum Ait. Journal of pharmaceutical and biomedical analysis, 32(3), 479-485.

Comentários

Comentar