Arnica-do-Brasil: benefícios e propriedades medicinais

A planta arnica (Solidago microglossa) é também conhecida como arnica-do-Brasil, arnica-brasileira, arnica-silvestre, arnica-da-horta, arnica-de-terreiro, erva-lanceta, espiga-de-ouro, lanceta, macela-miúda, vara de oro, romero amarillo, fulel e huellén (espanhol), dentre outros nomes populares. Inclui os sinônimos botânicos Solidago linearifolia, Solidago polyglossa, Solidago marginella, Solidago odora, Solidado vulneraria, Solidago nitidula e Solidago chilensis. Pertence à família das Asteraceae.

Benefícios da arnica-do-Brasil

Suplementos para Reumatismo

A arnica-do-Brasil é comumente confundida com a Arnica montana, planta medicinal originária das regiões montanhosas da Europa, que possui a maior utilização medicinal dentre as plantas conhecidas popularmente como arnica. As folhas da arnica-brasileira possuem propriedades adstringentes e cicatrizantes, sendo utilizadas para o tratamento natural da acne, hematomas e distúrbios estomacais. Alguns estudos têm relatado a atividade cicatrizante e antimicrobiana da Solidago microglossa. Devido ao metanol no extrato de suas raízes, apresenta atividade antimicrobiana.

Em estudos realizados, o óleo da arnica-do-Brasil exibiu capacidade de combate contra todas as bactérias e leveduras testadas. O poderoso efeito anti-inflamatório existe devido a presença de helenalina, uma lactona sesquiterpênica que pode ser utilizada especialmente para tratar e aliviar contusões, no entanto, a helenalina é um composto altamente tóxico e em altas quantidades, seus efeitos são particularmente perigosos aos tecidos hepáticos e linfáticos.

A arnica-brasileira também é usada como infusão (chá medicinal) para tratar distúrbios estomacais, além de tratar inflamações e acelerar cicatrizações. A arnica-brasileira pode ser utilizada através de maceração, ou seja, a planta é amassada e colocada em um recipiente e logo em embebido em álcool, vinho ou vinagre, junto com água fria. O recipiente é tampado e se aguarda algumas horas ou até mesmo alguns dias para que todos os compostos medicinais da arnica sejam aproveitados. A arnica-silvestre também pode ser utilizada em forma de cataplasma ou emplasto. As folhas são esmagadas, formando uma substância consistente, que é colocada em uma gaze ou pano limpo e aplicado diretamente na região afetada ou machucada do corpo.

A Solidago microglossa possui quercitina (flavonoide glicosídeo), saponinas, taninos, resinas, óleo essencial, diterpenos inulina e rutina, ramnosídeos, acido cafeico, 3-metoxibenzaldeído, clorogênico, hidrocinâmico e seus derivados, solidagenona, ácido quínico e acetofenona.

Anti-Inflamatórios Anti-Inflamatórios Naturais Suplementos eficazes para aliviar e curar inflamações nos tecidos.
Chás Chás Medicinais Chás 100% naturais e orgânicos para diversos objetivos.
Antirreumaticos Antirreumáticos Suplementos naturais para aliviar dores articulares, artrite, artrose, gota e reumatismo.
Sucupira Sucupira em Cápsulas Alivia dores de artrite/reumatismo e controla o diabetes

Tintura de arnica-brasileira

A tintura da arnica-silvestre é produzida quando se coloca arnica moída junto com álcool e se espera por no mínimo 2 (dois) dias. Após isso, a mistura é coada. O liquido obtido é aproveitado para ser aplicado topicamente em áreas lesionadas do corpo.

Contraindicações e efeitos colaterais da arnica-do-Brasil

A maioria dos efeitos colaterais da arnica são advindos do uso incorreto da planta e seus suplementos derivados. Quando aplicada sobre a pele durante um longo período de tempo, pode levar a eczema de pele e erupções cutâneas. Outros efeitos secundários incluem diarreia, náuseas e vômitos, além de sangramentos em diabéticos ou pacientes que tomam anticoagulantes. Doses altas podem causar arritmia, aumento elevado na atividade cardíaca e afeitar o funcionamento de outros órgãos vitais.

História e curiosidades

A Solidago microglossa é uma planta de flores amarelas que pode chegar até 1,20 metros de altura. A planta é uma nativa da America do Sul, sendo conhecida em território nacional como arnica-do-Brasil ou arnica-brasileira. Também é muito confundida com a espécie Arnica montana, planta originária das regiões montanhosas do norte da Europa, de terras silicosas. O cultivo da Arnica montana no Brasil é de difícil adaptação. A espécie Solidago microglossa faz parte da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS).

AGE CONTRA GASTRITE, GOTA, ÚLCERAS, VERMES Óleo de Sucupira (Solução de 30ml)
AGE NO TRATAMENTO DO REUMATISMO Sucupira em Cápsulas
PREVINE E TRATA A OSTEOPOROSE Osteoforce
ATUA EM MAIS DE 50 CONDIÇÕES DE SAÚDE Óleo de Copaíba em Cápsulas
TRATA ARTRITE, DORES E INFLAMAÇÕES Composto Anti-Inflamatório
Referências:
Bagatini, Margarete Dulce, et al. “Cytotoxic effects of infusions (tea) of Solidago microglossa DC.(Asteraceae) on the cell cycle of Allium cepa.” Revista Brasileira de Farmacognosia 19.2B (2009): 632-636.
Arnica-brasileira: a verdadeira arnica do Brasil. Multivegetal.

Comentários

2 Comentários

  1. Horror esses sites de curiosos. Ainda assassinam uma pessoa. O pior é o que recomenda bicarbonato. Coisa de doudo.

    Arnica para estômago cara palida? Qual a dose? Diluída em quanto de álcool? Coloca se as gotas na agua?

    Pois uma vez peguei um vidro de infusão de arnica e confundi o com outra iinfusão. Tomei uma colher de café. Queimou meu estomago e deixou me uma dor lancinante por horas.

Comentar