Canela-de-sassafrás: benefícios, efeitos e propriedades medicinais

O sassafrás-norte-americano (Sassafras albidum e Sassafras officinale)é uma planta medicinal também conhecida como canela-de-sassafrás, assim como a espécie Ocotea odorifera, uma variedade nativa da América do Sul (ao contrário da S. albidum, oriunda da América do Norte) com propriedades químicas semelhantes. A canela-de-sassafrás possui outros populares, tais como canela-cheirosa, canela-funcho, canela-mulungu, sassafrás-amarelo, sassafrás-do-Brasil e sassafrasinho. Pertence à família Lauraceae.

Benefícios e propriedades medicinais do sassafrás

Dentre as principais propriedades medicinais do sassafrás se destacam as sua aplicações como anódino (medicamento que mitiga ou faz cessar a dor) antirreumático, aromático, carminativo, diaforético, dentre outras ações. O seu uso é útil para afecções da pele, distúrbios gastrointestinais, dores artríticas e reumáticas, resfriados, dentre outros. Possui propriedades como antisséptico bucal e estimulante circulatório. O sassafrás é um potente depurativo do sangue, o que auxilia na eliminação de toxinas prejudiciais para o bem-estar do organismo.

O óleo essencial do sassafrás diluído pode ser usado para o combate de acnes, piolhos e outros tipos de parasitas, além de ser um ótimo relaxante muscular (usado em forma de unguento para músculos doloridos). É útil para reduzir sintomas de problemas menstruais. Ainda com o óleo essencial, é possível adicioná-lo à enxaguantes bucais, pasta de dentes, perfumes e sabões.

Antidiabéticos Insulinas VegetaisAntidiabéticos que agem como hipoglicemiantes e insulinas vegetais
Chás Chás Medicinais Chás 100% naturais e orgânicos para diversos objetivos.
Libiforce Libiforce Man Estimulante sexual masculino sem contraindicações. Fórmula exclusiva.
Antirreumaticos Antirreumáticos Suplementos naturais para aliviar dores articulares, artrite, artrose, gota e reumatismo.
Anti-Inflamatórios Naturais Anti-Inflamatórios Naturais Suplementos eficazes para aliviar e curar inflamações nos tecidos.

Chá de canela-de-sassafrás

O chá de sassafrás é simples de ser preparado e deve ser consumido cerca de duas a três vezes por dia.

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de cascas da raiz de sassafrás
  • 1 litro de água filtrada.

Modo de preparo

  • Misture a erva com a água e coloque em uma chaleira leve ao fogo.
  • Após está mistura alcançar o ponto de ebulição a deixe ferver por cerca de 5 minutos.
  • Passado este tempo retire a mistura do fogo e deixe descansar por 10 minutos, tampado.
  • Coe o chá e ele estará pronto para o consumo.

Contraindicações e efeitos colaterais do sassafrás

Mulheres grávidas e em período de lactação devem evitar o uso, vez que a planta causa a diminuição da produção do leite materno. Doses elevadas dos frutos podem apresentar efeito narcótico. Em razão do seu efeito desintoxicante, a erva é capaz de afinar o sangue. Desta forma o seu uso deve ser regulado, vez que em altas quantidades pode causar hemorragias.

História e curiosidades

O S. albidum é nativo da América do Norte e pode atingir cerca de 25 metros de altura. Possui um bela copa globosa em formato de guarda-chuva, chamado pelos botânicos de umbeliforme. As folhas possuem coloração verde-escura, são caducas e apresentam uma grande variedade de formas diferentes em uma única árvore. O tronco é bem tortuoso e possui diâmetro máximo de 75 centímetros.

A casca externa evidencia cicatrizes e possui coloração castanho-acinzentada. As flores se abrem antes do nascimento de folhas novas (geralmente no início da primavera). São pequenas e possuem a coloração verde-amarelada. Os frutos são no formato de drupas de cerca de 1 centímetro de diâmetro. A Ocotea odorifera é uma espécie da flora brasileira ameaçada de extinção do ecossistema da Mata Atlântica, segundo o IBAMA.

AGE NO TRATAMENTO DO REUMATISMO Sucupira em Cápsulas
PODEROSO CHÁ PARA O TRATAMENTO DO CÂNCER Crajiru (Pariri) Chá 15g
PRÉ-MELATONINA (HORMÔNIO DO SONO) Melatonin 500mg
ANTIOXIDANTE / FORTALECE O SISTEMA IMUNE Dente de Leão em Cápsulas
PRISÃO DE VENTRE / ESTIMULAR GASES Composto Laxante 500mg
Referências:
Sassa Uses in Herbal Medicine and Cooking. The leaves, roots, and bark of this versatile plant have all been used throughout the years, as a medicinal herb and as a popular culinary ingredient. Mother Earth News.
S. officinale. Botanical.com
Kamdem, Donatien Pascal, and Douglas A. Gage. “Chemical composition of essential oil from the root bark of S. albidum.” Planta medica 61.06 (1995): 574-575.

Comentários

2 Comentários

  1. Walther Grube

    Ah, são espécies distintas! O. odorifera é também uma Lauraceae, nativa da América do Sul, enquanto a outra é nativa da América do Norte.

    Réplica – A Ocotea odorifera é uma variedade cultivada na América do Sul. É também chamada de Sassafrás-Brasileiro (Sassafrás-do-Brasil). O Sassafrás albidum é uma espécie de ocorrência da América do Norte. Ambas são denominadas popularmente de Sassafrás e Canela-de-Sassafrás, só que no caso da variedade sulamericana, faltam referências para classificá-la como espécie medicinal. Para evitar qualquer tipo de confusão futuro com outros leitores, foi adicionada uma observação no texto. Att.

  2. Walther Grube

    Pelo que sei o nome científico da canela-sassafrás é Ocotea odorifera.

Comentar