Cardamomo: benefícios e propriedades medicinais

O cardamomo (Elettaria cardamomum) é uma planta medicinal muito utilizada na gastronomia, sendo também conhecida como grão-do-paraíso, pacová, cardamome (francês) e cardamom (inglês). Inclui os sinônimos botânicos Amomum cardamomum e Amomum racemosum. Pertence à família Zingiberaceae.

Benefícios do cardamomo

O cardamomo, além de ser muito utilizado na culinária, possui uma série de propriedades medicinais. Diversos estudos apontam o cardamomo como remédio natural para uma série de distúrbios, vez que é um sedativo, analgésico e antisséptico muito eficaz. Por conta disso, é muito indicado para o tratamento de problemas respiratórios, incluindo bronquites e asma, mas também é útil no tratamento de outros tipos de condições de saúde, incluindo artrite, reumatismo, cólicas intestinais, inchaço, dor lombar, vermes, diarreia, gases e dispepsia.

No caso de diarreias, reumatismo, cólicas intestinais e dispepsias, a melhor forma é fazer a decocção das raízes. A Elettaria cardamomum pertence à mesma família do gengibre e possui como principais características os frutos de cores esverdeadas com sementes negras, que são transformadas em pó ou em óleos essenciais que podem ser usados de diferentes maneiras. A erva é composta de uma série de nutrientes essenciais para o funcionamento do organismo, tais como: terpinol, ácido acético, sabineno, ácido fórmico, potássio, beta-felandreno, proteínas, borneol, mucilagens nitrogenadas, cálcio, limoneno, carboidratos, linalol, cineol, ferro, heptano e fósforo.

Chá de cardamomo

Chá de cardamomo
Chá de cardamomo
A maneira mais comum de se usufruir das propriedades do cardamomo é na forma de chá.

Cólicas intestinais

Para o tratamento de cólica intestinal, o ideal é ferver um litro de água em uma chaleira e depois acrescentar um punhado de capim-limão (também conhecido como capim-cidreira) e 10g de semente de cardamomo (secas). Desligar o fogo e tampar o recipiente, deixando a mistura infundir por cerca de 15 minutos. Depois de esfriar, coar o chá e reservá-lo em um recipiente esterilizado e vedado. O recomendado é tomar pequenas porções do chá sempre que sentir cólicas intestinais. O chá pode ser consumido tanto morno quanto frio.

Problemas digestivos

Para tratar de problemas digestivos, se deve ferver uma xícara de água e depois acrescentar duas gramas de sementes secas de cardamomo. Após isso, tampar a xícara com um pires ou tampa por cerca de dez minutos. Após a infusão, coar e filtrar a mistura. O ideal é não adoçar. A bebida deve ser consumida 30 minutos depois das refeições para melhorar o funcionamento do sistema digestivo.

Pedras nos Rins Pedras nos Rins Compre fitoterápicos para eliminar cálculos renais.
Chás Chás Medicinais Chás 100% naturais e orgânicos para diversos objetivos.
Prisão de Ventre Digestivos Remédios naturais para combater má digestão e prisão de ventre.

Uso na culinária

As vagens da planta são bastante populares na gastronomia, vez que são usadas inteiras no preparo de diversos pratos, principalmente em carnes refogadas, ensopados e arroz. Suas sementes também podem ser usadas na cozinha, contudo, para isso, elas precisam ser tostadas ou fritas previamente.

De modo geral, o cardamomo é uma planta extremamente versátil. Além de possuir um aroma incrível, suas sementes tem um sabor único que as tornam componentes essenciais dentro da cozinha. Já na medicina alternativa, ela é um verdadeiro coringa, podendo ser usado de diferentes formas e para o tratamento de vários distúrbios.

Quando acrescentadas a outros grãos (vez que ajuda o corpo a consumir rapidamente o ácido fítico) e produtos derivados do leite, as sementes maduras do cardamomo melhoram a digestão desses alimentos. O cardamomo melhora a circulação do sistema digestivo e pulmões, além de melhorar a agilidade mental. Como refresca a respiração, muitas pessoas mastigam a erva logo após de ingerirem bebidas alcoólicas para esconderem seu estado etílico.

Contraindicações e efeitos colaterais do cardamomo

O cardamomo, apesar de ser extremamente benéfico, deve ser consumido com cuidado, vez que ingerido em grandes quantidades ou com muita frequência pode causar efeitos colaterais, incluindo vômitos e náuseas. Além disso, pessoas com alergias a plantas da família do gengibre devem evitar o alto consumo da planta.

Curiosidades

O cardamomo é uma especiaria apreciada em todo o mundo, nos países árabes, por exemplo, acrescenta-se o pó feito das sementes da planta em cafés. Já na Índia, Etiópia, Síria e Líbano, é muito utilizado dentro da culinária para aromatizar pratos, principalmente pães, sobremesas, carnes e embutidos.

Originária da Índia, se popularizou pela Europa graças as caravanas e explorações. Atualmente, é conhecida e cultivada em diferentes lugares ao redor do mundo. Em culturas árabes, servir cardamomo a um convidado é um sinal de hospitalidade. É atualmente um dos temperos mais caros do mundo e as sementes são rigorosamente selecionados.

FITOTERÁPICO COM MUITOS USOS MEDICINAIS Cavalinha em Cápsulas
CÁLCULOS RENAIS, INFECÇÕES URINÁRIAS ETC. Diu Renal
COMPOSTO NATURAL COM FITOESTROGÊNIO Isoflavona 500mg
DIURÉTICO / ELIMINA PEDRAS NOS RINS Quebra-Pedra em Cápsulas
REMÉDIO NATURAL PARA ELIMINAR PEDRAS NOS RINS Dissol 150ml
Referências:
Khalaf, Nooman A., et al. “Antioxidant activity of some common plants.” Turkish Journal of Biology 32.1 (2008): 51-55.
Jamal, A., et al. “Gastroprotective effect of cardamom, Elettaria cardamomum Maton. fruits in rats.” Journal of ethnopharmacology 103.2 (2006): 149-153.
Huang, Y., S. L. Lam, and S. H. Ho. “Bioactivities of essential oil from Elletaria cardamomum (L.) Maton. to Sitophilus zeamais Motschulsky and: Tribolium castaneum (Herbst).” Journal of Stored Products Research 36.2 (2000): 107-117.

Comentários

1 Comentário

  1. Paulo Fabiano

    O post é muito enriquecedor, eu já consumia o Cardamomo a algum tempo e não conhecia todas as propriedades, fiquei estupefato!
    Obrigado pela informação e parabéns pelo artigo.

Comentar