Casca de cereja: benefícios e propriedades medicinais


As cerejas pertencem ao gênero botânico Prunus, da família Rosaceae (Rosáceas) e podem ser árvores ou arbustos. Acredita-se que sejam nativas da região montanhoso do Cáucaso, localizado entre a Europa e a Ásia. As cerejas são divididas em dois grandes grupos: azedo (Prunus cerasus) ou doce (Prunus avium). As variedades da cereja são amplamente encontradas em todas as regiões do mundo, sendo cultivadas por milhares de anos. Atualmente, existe uma grande variedade de cerejas doces e azedas e, por esse motivo, sua classificação tornou-se cada vez mais complexa ao longo dos anos.

Benefícios da casca de cereja

Os talos de algumas destas variedades de cereja foram utilizados medicinalmente como um adstringente, contudo, a casca de árvore usada na medicina herbal vem da cereja-selvagem, listada como Prunus serotina (em vários livros antigos do século XIX a espécie é listada como Prunus virginianus). A casca de cereja-selvagem possui um forte efeito sedativo e é indicada no tratamento de tosses espasmódicas para aumentar o relaxamento e para reduzir a tosse no período da noite e melhorar o sono. Combinada com outras ervas, trata a asma.

Suas propriedades adstringentes o tornam útil como um amargo, estimulando a digestão e acelerando o trânsito intestinal, além de aumentar a sensação de saciedade. A cereja contém antioxidantes poderosos, como antocianinas, cianidina e quercetina. Desta forma, ajuda a retardar o envelhecimento das células de todo o corpo. As vitaminas C e E possuem ação antioxidante e combatem os radicais livres, fortalecendo o sistema imunológico e participando da formação das hemácias, além de prevenir doenças cardiovasculares. Os constituintes químicos da cerejeira incluem ácido gálico, amido, cálcio, cianogênicos, flavonoides, glicosídeos, lignina, potássio, resina, sais de ferro, taninos e outras substâncias.

Preparações

A casca da cereja é coletada no outono e a parte interior mais clara e avermelhada é removida. Uma vez completamente seca, deve ser armazenado em recipientes herméticos longe da luz. Por deteriorar tão rapidamente, é mais benéfica quando usada ainda fresca e deve ser recolhida todos os anos. Um remédio para tosse pode ser preparado dissolvendo 113 gramas da casca em 120 ml de água durante várias horas. A solução é então coada e se adiciona mel para adoçar a gosto. Não é recomendado ferver a casca, vez que isso reduz as propriedades medicinais. A casca de cereja também pode ser usada para fazer tinturas.

Melatonina MelatoninaDurma melhor e com mais qualidade. Adquira o hormônio do sono.
Sucupira Sucupira em Cápsulas Alivia dores de artrite/reumatismo e controla o diabetes
Crajiru (Pariri) Crajiru (Pariri) O pariri é uma poderosa erva para o tratamento do câncer e diabetes.
Antidiabéticos Insulinas VegetaisAntidiabéticos que agem como hipoglicemiantes e insulinas vegetais
Antirreumaticos Antirreumáticos Suplementos naturais para aliviar dores articulares, artrite, artrose, gota e reumatismo.

Contraindicações e efeitos colaterais da casca de cereja

A tosse é uma reação normal e importante às vias aéreas ou irritação pulmonar, visto que é projetada para expulsar substâncias prejudiciais (como catarro ou irritantes em excesso) dos pulmões. A não eliminação de uma tosse, então, pode realmente impedir ou adiar a recuperação. As preparações de casca de cereja não devem ser tomadas por longo período e só devem ser usadas para alívio temporário dos sintomas. Um médico deve ser consultado para tosse persistente ou problemas digestivos. As preparações de casca de cereja selvagem podem causar sedação, especialmente se a dosagem recomendada for excedida.

História e curiosidades

As cerejeiras-silvestres crescem a uma altura que varia entre 15 a 25 metros, com uma largura de tronco de 0,6 a 1,2 metros. A folha da cereja selvagem é oval, pontuda e com uma borda minuciosamente serrilhada. Suas folhas medem aproximadamente 7,6 cm de comprimento, com cor verde escura e brilhante no topo, e mais claro na parte de baixo. As flores possuem pétalas pequenas e brancas que aparecem ao longo das hastes antes das folhas em início da primavera. Os frutos pretos purpúreos do tamanho de uma ervilha se desenvolvem e amadurecem no final do verão.

A casca exterior da cerejeira é cinza escura para preta, muito áspera ao toque se e rompe facilmente do tronco. A árvore também é uma fonte de madeira usada na fabricação de móveis de alta qualidade. Abaixo de uma cobertura externa escura da raiz de cereja, o interior possui uma cor avermelhada escura. Exala um aroma amendoado que evapora quando seca, mas ressurge quando o a casca é esmagada ou dissolvida.

Casca de cereja: benefícios e propriedades medicinais
5 - 2 votos

ÓLEO DE ABACATE PURO EM CÁPSULAS Pure Persea
TRATA ARTRITE, DORES E INFLAMAÇÕES Composto Anti-Inflamatório
ARRABIDAEA CHICA; CIPÓ-CRUZ, CRAJIRU Pariri em Cápsulas 500mg
REMÉDIO NATURAL PARA ELIMINAR PEDRAS NOS RINS Dissol
PRÉ-MELATONINA (HORMÔNIO DO SONO) Melatonin 500mg
Referências:
Hoffman, David, and Linda Quayle. The Complete Illustrated Herbal: A Safe and Practical Guide to Making and Using Herbal Remedies. Barnes and Noble Publishing,
Black Cherry (Prunus Serotina) Plant Medicinal Uses And Images. Home Remedies e Best Natural Treatments.
Prunus serotina. The Naturopathic Herbalist.
Marquis, David A. “Prunus serotina Ehrh. black cherry.” Silvics of North America 2 (1990): 594-604.


Please enter an Access Token on the Instagram Feed plugin Settings page.


Comentários

Comentar