Chá de ipê-roxo: saiba para que serve

Chá de Ipê Roxo - Tabebuia avellanedae

O chá de ipê roxo é obtido da casca da árvore do ipê (Tabebuia avellanedae) e seus principais ativos são flavonoides, naftoquinonas, quinonas e taninos.

ATUALIZADO EM Atualizado em 25/12/2022

O chá de ipê roxo é preparado a partir da casca da árvore do ipê e seus principais constituintes ativos são flavonoides, naftoquinonas, quinonas e taninos. O chá do ipê roxo é consumido principalmente para melhorar a condição de inflamações e úlceras gástricas, devido sua ação anti-inflamatória e cicatrizante, além de favorecer a reepitelização (etapa de cicatrização de um ferimento que se caracteriza no crescimento do epitélio ao redor da ferida), proliferação vascular e aumento de fibroblastos, mas também há evidências que comprovam que o ipê roxo atua como um laxante moderado e possui atividade antibacteriana, analgésica e cicatrizante.

Apresenta também apresenta ótimos resultados contra o parasita da malária. O chá de ipê roxo é consumido como suplemento alimentar na complementação de tratamentos de câncer de cólon, próstata e pulmão. O ipê-roxo possui lapachol, um pigmento amarelo cristalino, que inibe o crescimento de células tumorais, impedindo os tumores de metabolizarem oxigênio. Pesquisas realizadas pelo Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos demonstraram que o ipê-roxo possui um efeito muito pronunciado sobre o câncer. O ipê-roxo é uma árvore nativa da América do Sul e pode alcançar até 35 metros de altura. Dentre os sinônimos botânica da Tabebuia avellanedae, estão a Tabebuia impetiginosa, Handroanthus heptaphyllus, Tecoma avellanedae e Tecoma impetiginosa.

Nomes populares do ipê-roxo

Pau-d’arco, tabebuia, ipê, ipê-preto, ipê-de-flor-roxa, ipê-piranga, ipê-rosa, ipê-roxo-anão, ipê-uva, pau-d’arco-rosa, pau-darco-roxo, piúva, peúva, caboré, guaraíba e lapacho (devido a alta concentração da naftoquinona lapachol presente na planta).

Usos tradicionais do chá de ipê-roxo

Partes utilizadas

Cascas.

Chá de Ipê Roxo - Tabebui avellanedae

Chá de Ipê Roxo – Tabebuia avellanedae

Como preparar o chá de ipê-roxo?

Preparar por decocção. Para 250 ml de água: Ferver por 5 minutos, desligar o fogo e deixar em contato com a água durante 15 minutos. O chá deve ser ingerido até 12 horas após o preparo, não podendo ser reaquecido. Tomar uma xícara do chá, de manhã e à noite, podendo ser administrado de 1 a 3 vezes ao dia.

Contraindicações e efeitos colaterais do ipêroxo

O uso é contraindicado durante a gestação e lactação, e para pessoas com histórico de distúrbios de coagulação sanguínea e em uso de anticoagulantes.

Referências:
Marmitt, Diorge Jônatas, et al. “Plantas medicinais da RENISUS com potencial anti-inflamatório: revisão sistemática em três bases de dados científicas.” (2015).
IpêRoxo. Medicina Natural.