Benefícios do chá de erva-mate e do chimarrão

O chá de erva-mate (Ilex paraguariensis) é produzido utilizando as folhas de seu próprio arbusto, que pode atingir até 12 metros de altura. Originária dos rios Paraná e Paraguay, é amplamente cultivada comercialmente na Argentina (maior produtor mundial, detentor de 66% da produção), Brasil (28%), Paraguai (6%) e Bolívia, contudo, é encontrada e consumida por toda a América do Sul desde o século XIX.

Benefícios da erva-mate para emagrecer e reduzir o apetite

A erva-mate possui um efeito relaxante que pode acalmar as emoções e tornar as pessoas menos propensas a comer em excesso enquanto estiverem estressadas, vez que a alimentação excessiva é um conhecido efeito colateral do estresse. O chá de erva-mate possui propriedades medicinais que ajudam a abrandar a taxa de esvaziamento gástrico, aumentando a sensação de saciedade. A erva-mate é o principal ingrediente do chimarrão e do tereré, bebidas típicas do sul do Brasil e América do Sul e amplamente consumidas.

Além disso, retarda o aparecimento de ácido láctico nos músculos, uma condição que ocorre após a realização de muitos exercícios e causa desconforto. Sem o acúmulo de acido láctico no corpo é possível realizar mais exercícios por mais tempo do que o habitual, incrementando assim a capacidade do organismo de queimar mais gorduras.

A erva-mate já foi apontada por supostamente possuir um ingrediente conhecido como mateína (mateine), um estimulante semelhante à cafeína, que pode ajudar a aumentar a atividade do metabolismo e disponibilidade de energia, auxiliando assim, na queima de gordura, sem causar alguns dos efeitos secundários do café. Contudo, um estudo elaborado pela Faculdade de Engenharia da UNICEN¹ (Argentina), afirmou que o chá-mate não possui mateína, mas simplesmente cafeína. Segundo Oscar Díaz, autor do estudo, a constatação científica não prejudica em nada o chá-mate e, que ainda assim, há variações de compostos presentes em cada erva-mate, sobretudo as processadas artesanalmente.

Prisão de Ventre Digestivos Remédios naturais para combater má digestão e prisão de ventre.
Tônicos Termogênicos Aumentam a temperatura corporal e agem no processo de quebra de gordura.
Chás Chás Medicinais Chás 100% naturais e orgânicos para diversos objetivos.
Tônicos Emagrecedores Suplementos naturais para inibir o apetite e queimar gorduras

Tipos de chá-mate

Chimarrão (chá-mate)
Tradicional no Sul do Brasil, o chimarrão é uma bebida preparada à partir do chá-mate (erva-mate)

Por sua ampla distribuição nos países da América Latina, o chá-mate pode ser encontrado e preparado sob diversas formas:

  • Chá-mate barbaquá, onde a folha e o caule são utilizados.
  • Chá-mate crioulo, onde a erva é mais grossa e possui um sabor mais leve.
  • Chá-mate orgânico
  • Chá-mate puro ou argentino, onde apenas a folha é utilizada.
  • Chimarrão, o modo de preparo mais tradicional, amplamente consumido no Rio Grande do Sul.

Contraindicações e efeitos colaterais da erva-mate

Os efeitos adversos decorrentes do uso da erva são muito raros e limitados. O consumo em excesso pode ocasionar alguns sintomas comuns ao abuso da cafeína, como a insônia. É recomendado que o consumo inclua, no máximo, três xícaras de chá ao dia para evitar quaisquer efeitos negativos. Devido ao alto conteúdo de taninos, é recomendado evitar o consumo durante as refeições para não prejudicar a assimilação de nutrientes. Mulheres gestantes e em fase de amamentação devem evitar justamente em função da cafeína do azevinho.

FITOTERÁPICO COM MUITOS USOS MEDICINAIS Cavalinha em Cápsulas
FÓRMULA EXCLUSIVA PARA EMAGRECIMENTO Composto Vegetal Emagrecedor
PARA DIABETES, HIPERTROFIA E PERDA DE PESO High Energy Batata Doce
NUTRICOSMÉTICO PARA PREVENIR CELULITES CelluliFree (Anti-Celulite)
PROPRIEDADES ANTICÂNCER E ANTIOXIDANTES Amora-Branca em Cápsulas
Referências:
¹ Confirman en Ingeniería que el mate no tiene mateína, sino cafeína. Facultad de Ingeniería. UNICEN
Drugs.com: Mate
International Journal of Cancer: High-Temperature Beverages and Foods and Esophageal Cancer Risk — A Systematic Review
Drinking Yerba Mate for Fat Burning. Fitday

Comentários

Comentar