Nomes populares
Uxi-amarelo, axuá, cumatê, pururu, uchi-amarelo, uxupuçu, uxi-liso, uxi-ordinário, uxi-verdadeiro
Sinônimos botânicos da Endopleura uchi
Sacoglottis uchi
Família
Humiriaceae
Partes usadas
Casca, polpa.
Usos tradicionais da Endopleura uchi
Abscessos, afecções intestinais, AIDS, artrite, asma, bursite, câncer, candidíase, cirrose, cistos, diabetes, disenteria, doenças ósseas, doenças urinárias, endometriose, envelhecimento precoce, febre, gastrite, gonorreia, gripes, hemorragias, herpes, hipertensão, infecção urinária, inflamação no útero, irregularidade menstrual, leucemia, miomas, ovário policístico, prostatite, reumatismo, rinites, sinusites, sistema imunológico, tumores, úlceras gástrica, viroses.
Propriedades medicinais da Endopleura uchi
- Anti-inflamatório (combate a inflamação nos tecidos)
- Antimutagênico (evita mutações no DNA)
- Antioxidante (inibe os efeitos da oxidação e combate os radicais livres)
- Antitumoral (previne ou inibe a formação e crescimento de tumores)
- Antiviral (combate os vírus, atuando no tratamento de doenças causadas por eles)
- Citostático (se opõe crescimento, desenvolvimento e multiplicação celular, pelo que é utilizado como antineoplásicos ou antitumoral)
- Depurativo (purifica o organismo de suas toxinas e resíduos)
- Diurético (atua no rim, aumentando o volume e o grau do fluxo urinário)
- Hipotensor (causa a queda da tensão arterial)
- Imunoestimulante (estimula ou reforça o sistema imunológico ou reações imunológicas)
- Vermífugo (provoca a expulsão dos vermes que parasitam o intestino)
Preparações
Chás, extratos, infusões.
Dosagem recomendada
Para evitar a intoxicação pela ingestão de uxi-amarelo, é muito importante seguir a dosagem adequada, que pode variar conforme o modo de ingestão. No caso do pó, a quantidade máxima ingerida deve ser de 400mg ao dia. No caso de infusões, a quantidade é de 25 gramas. Em forma de extrato seco, o ideal é consumir 250mg por dia.
Contraindicações e efeitos colaterais da Endopleura uchi
O uso é contraindicado para mulher gestantes e lactantes. Durante os períodos de gestação e amamentação, todos os nutrientes ingeridos pela mãe passam para o bebê.
Fitoquímicos
A casca do uxi-amarelo é composta de bergenina, flavonoides, saponinas e taninos, dentre outras inúmeras substâncias químicas em sua composição.
Curiosidades
– Estudos feitos pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) indicaram que a combinação de unha de gato com uxi-amarelo, reduz em até 60% os sintomas da endometriose. Já nos casos de ovários policísticos, atua na liberação do estradiol e no combate a resistência de insulina que a maioria das mulheres com esse distúrbio apresentam. De um modo geral, o uxi-amarelo e a unha-de-gato fazem uma verdadeira limpeza no útero e ovários, tratando e melhorando suas funcionalidades.
Saiba mais
– Uxi-amarelo: benefícios e propriedades medicinais