Galangal (Alpinia galanga): benefícios e propriedades

O galangal (Alpinia galanga) é uma planta medicinal também conhecida como alpínia, galanga, gengibre-azul, gengibre-do-Laos, gengibre-siamês, gengibre-tailandês, catarrh root (inglês), dentre outros nomes populares. A espécie Alpinia purpurata é uma variedade vermelha de galangal. A disponibilidade fácil e o baixo custo permitiram que mais pessoas se beneficiem do galangal. Vários estudos têm sido conduzidos usando esse tipo de gengibre para explorar seu potencial medicinal. Pertence à família Zingiberaceae.

Benefícios e propriedades medicinais do galangal

O rizoma concentra as propriedades medicinais do galangal. Dentre todos os compostos bioativos, o 1.8-cineol proporciona uma forte atividade biológica. Os compostos ativos agem como antibacteriano, antialérgico, anticâncer, antifúngico, antioxidante antitumoral, inseticida e apresentam outras propriedades. Dentre os usos tradicionais mais comuns estão relacionados para catarro, bronquite, cólera, artrite, leucemia, náuseas, resfriados, úlceras, sarampos, soluços, gases intestinais, cândida, indigestão e malária.

O galangal contém propriedades anti-inflamatórias, sendo um aliado no tratamento de artrite e artrite reumatoide. Ajuda a aliviar o desconforto causado por inflamação do abdômen e úlceras. Para pessoas que sofrem de diarreia ou náuseas, algumas fatias do galangal fresco podem ser úteis. A alpínia contém uma série de antioxidantes que ajudam a minimizar os danos causados pelos radicais livres e outras toxinas no corpo, sendo útil na prevenção de cânceres e tumores. Para melhorar a circulação sanguínea, o ideal é incluir o tubérculo na dieta diária. Além de ser uma erva rica em substâncias químicas benéficas, é uma rica fonte de ferro, sódio, vitaminas A e C, contém flavonoides e fitonutrientes.

O uso do galangal na culinária é amplamente difundido na Ásia, especialmente a Indonésia e a Tailândia. O tubérculo possui sabor citrino, com um toque apimentado, apesar de não ser picante, vez que não possui capsaicina, substância presente na composição das pimentas. O sabor apimentado do galangal desaparece instantes depois do primeiro contato com o paladar.

Maca-Peruana Maca-Peruana Em Cápsulas e Pó. Rica em nutrientes. Aumenta a libido, desejo sexual e vigor.
Melatonina MelatoninaDurma melhor e com mais qualidade. Adquira o hormônio do sono.
Anti-Inflamatórios Anti-Inflamatórios Naturais Suplementos eficazes para aliviar e curar inflamações nos tecidos.
Chás Chás Medicinais Chás 100% naturais e orgânicos para diversos objetivos.
Antidiabéticos Insulinas VegetaisAntidiabéticos que agem como hipoglicemiantes e insulinas vegetais

Contraindicações e efeitos colaterais do galangal

O galangal é seguro quando consumido nas doses recomendadas. Pessoas com úlceras não devem usar a erva sem acompanhamento médico, vez que a alpínia estimula a secreção de ácido gástrico.

História e curiosidades

O nome de gênero, Alpinia, foi designado pelo botânico italiano Prospero Alpini. Hildegarda de Bingen, também conhecida como Sibila do Reno, foi monja beneditina que exerceu inúmeras funções e ofícios, sendo mística, naturalista, médica informal, mestra do Mosteiro de Rupertsberg, em Bingen, na Alemanha. É uma santa e doutora da Igreja Católica e chamou o galangal de “tempero de vida” e acreditou que a galanga era um presente divino para manter as doenças afastadas. A Alpinia galanga é nativa da China, Indonésia, Sudeste da Ásia e Tailândia. A alpínia é muito utilizada na medicina aiurvédica como medicamento para muitas condições de saúde. Além disso, também pode ser usado como perfume por algumas culturas.

CONTROLA ANSIEDADE, DEPRESSÃO E ESTRESSE Mild Mag
POTENTE QUEIMADOR DE GORDURAS Maxx Sizer
MELHORA A SAÚDE DO TRATO URINÁRIO Cran B
EMAGRECEDOR COM ÓLEO DE CHIA + CLA Slimmer Gold 1000mg
ANTIOXIDANTE / PREVINE CONTRA O CÂNCER Nutraskin Antiox Resveratrol
Referências:
Juntachote, T., and E. Berghofer. “Antioxidative properties and stability of ethanolic extracts of Holy basil and A. G.” Food Chemistry 92.2 (2005): 193-202.
Oonmetta-Aree, J., Suzuki, T., Gasaluck, P., & Eumkeb, G. (2006). Antimicrobial properties and action of(Alpinia galanga Linn. on Staphylococcus aureus. LWT-Food Science and Technology, 39(10), 1214-1220.
Mayachiew, P., & Devahastin, S. (2008). Antimicrobial and antioxidant activities of Indian gooseberry and Alpin extracts. LWT-Food Science and Technology, 41(7), 1153-1159.

Comentários

1 comentário

  1. ANTÔNIO M.L.SOBRAL

    Bom Dia é muito bom saber sobre tudo sobre as plantas, pois todos os medicamentos ssão derivados delas. Podem me informar se a Palnta Alpínia pode ser encontrada aqui na Bahia? Grato.

    Réplica – Antônio, o lugar mais provável para se encontrar plantas medicinais à venda é no Mercado Central (também chamado de Mercado Popular) das cidades. A maioria das cidades possui um mercado tradicional, onde se encontram várias lojas de produtos naturais e ervas.

Comentar