Galangal (Alpinia galanga): benefícios e propriedades

O galangal (Alpinia galanga) é uma planta medicinal também conhecida como alpínia, galanga, gengibre-azul, gengibre-do-Laos, gengibre-siamês, gengibre-tailandês, catarrh root (inglês), dentre outros nomes populares. A espécie Alpinia purpurata é uma variedade vermelha de galangal. A disponibilidade fácil e o baixo custo permitiram que mais pessoas se beneficiem do galangal. Vários estudos têm sido conduzidos usando esse tipo de gengibre para explorar seu potencial medicinal. Pertence à família Zingiberaceae.

Benefícios e propriedades medicinais do galangal

O rizoma concentra as propriedades medicinais do galangal. Dentre todos os compostos bioativos, o 1.8-cineol proporciona uma forte atividade biológica. Os compostos ativos agem como antibacteriano, antialérgico, anticâncer, antifúngico, antioxidante antitumoral, inseticida e apresentam outras propriedades. Dentre os usos tradicionais mais comuns estão relacionados para catarro, bronquite, cólera, artrite, leucemia, náuseas, resfriados, úlceras, sarampos, soluços, gases intestinais, cândida, indigestão e malária.

O galangal contém propriedades anti-inflamatórias, sendo um aliado no tratamento de artrite e artrite reumatoide. Ajuda a aliviar o desconforto causado por inflamação do abdômen e úlceras. Para pessoas que sofrem de diarreia ou náuseas, algumas fatias do galangal fresco podem ser úteis. A alpínia contém uma série de antioxidantes que ajudam a minimizar os danos causados pelos radicais livres e outras toxinas no corpo, sendo útil na prevenção de cânceres e tumores. Para melhorar a circulação sanguínea, o ideal é incluir o tubérculo na dieta diária. Além de ser uma erva rica em substâncias químicas benéficas, é uma rica fonte de ferro, sódio, vitaminas A e C, contém flavonoides e fitonutrientes.

O uso do galangal na culinária é amplamente difundido na Ásia, especialmente a Indonésia e a Tailândia. O tubérculo possui sabor citrino, com um toque apimentado, apesar de não ser picante, vez que não possui capsaicina, substância presente na composição das pimentas. O sabor apimentado do galangal desaparece instantes depois do primeiro contato com o paladar.

Antirreumaticos Antirreumáticos Suplementos naturais para aliviar dores articulares, artrite, artrose, gota e reumatismo.
Maca-Peruana Maca-Peruana Em Cápsulas e Pó. Rica em nutrientes. Aumenta a libido, desejo sexual e vigor.
Crajiru (Pariri) Crajiru (Pariri) O chá de pariri é um poderoso chá para o tratamento do câncer.
Sucupira Sucupira em Cápsulas Alivia dores de artrite/reumatismo e controla o diabetes
Tônicos Emagrecedores Suplementos naturais para inibir o apetite e queimar gorduras

Contraindicações e efeitos colaterais do galangal

O galangal é seguro quando consumido nas doses recomendadas. Pessoas com úlceras não devem usar a erva sem acompanhamento médico, vez que a alpínia estimula a secreção de ácido gástrico.

História e curiosidades

O nome de gênero, Alpinia, foi designado pelo botânico italiano Prospero Alpini. Hildegarda de Bingen, também conhecida como Sibila do Reno, foi monja beneditina que exerceu inúmeras funções e ofícios, sendo mística, naturalista, médica informal, mestra do Mosteiro de Rupertsberg, em Bingen, na Alemanha. É uma santa e doutora da Igreja Católica e chamou o galangal de “tempero de vida” e acreditou que a galanga era um presente divino para manter as doenças afastadas. A Alpinia galanga é nativa da China, Indonésia, Sudeste da Ásia e Tailândia. A alpínia é muito utilizada na medicina aiurvédica como medicamento para muitas condições de saúde. Além disso, também pode ser usado como perfume por algumas culturas.

ESTIMULANTE SEXUAL MASCULINO PREMIUM Libiforce Man 800mg
SUPLEMENTO PARA CONTROLAR O ESTRESSE Mild Mag
PODEROSO CHÁ PARA O TRATAMENTO DO CÂNCER Crajiru (Pariri) Chá 15g
DIURÉTICO / ELIMINA PEDRAS NOS RINS Quebra-Pedra em Cápsulas
ALOE VERA (BABOSA) ORGÂNICA LIOFILIZADA Aloe vera Orgânica em Cápsulas
Referências:
Juntachote, T., and E. Berghofer. “Antioxidative properties and stability of ethanolic extracts of Holy basil and A. G.” Food Chemistry 92.2 (2005): 193-202.
Oonmetta-Aree, J., Suzuki, T., Gasaluck, P., & Eumkeb, G. (2006). Antimicrobial properties and action of(Alpinia galanga Linn. on Staphylococcus aureus. LWT-Food Science and Technology, 39(10), 1214-1220.
Mayachiew, P., & Devahastin, S. (2008). Antimicrobial and antioxidant activities of Indian gooseberry and Alpin extracts. LWT-Food Science and Technology, 41(7), 1153-1159.

Comentários

1 comentário

  1. ANTÔNIO M.L.SOBRAL

    Bom Dia é muito bom saber sobre tudo sobre as plantas, pois todos os medicamentos ssão derivados delas. Podem me informar se a Palnta Alpínia pode ser encontrada aqui na Bahia? Grato.

    Réplica – Antônio, o lugar mais provável para se encontrar plantas medicinais à venda é no Mercado Central (também chamado de Mercado Popular) das cidades. A maioria das cidades possui um mercado tradicional, onde se encontram várias lojas de produtos naturais e ervas.

Comentar