Inhame-selvagem: benefícios, usos e propriedades medicinais

O inhame-selvagem (Dioscorea villosa) é uma planta medicinal também conhecida como inhame-mexicano, inhame-do-ar, raiz-chinesa, raiz-de-cólica, raiz-de-reumatismo, yam, yam-mexicano, yuma, wild yam (inglês), dentre outros nomes populares. Pertence à família Dioscoreaceae.

Benefícios e propriedades do inhame-selvagem

As propriedades medicinais do inhame-selvagem se concentram em suas raízes e rizomas. Devido às suas propriedades antiespasmódicas e anti-inflamatórias, acredita-se que os maias e astecas já o utilizavam para amenizar dores, incluindo artrite, cólicas e dores menstruais. O inhame-selvagem é muito indicado para o tratamento de diversos distúrbios digestivos, como inflamação de vesícula biliar, diverticulite e a síndrome do intestino irritável. Os efeitos diuréticos e anti-inflamatórios a tornam útil para casos de infecções no trato urinário.

O inhame é capaz de reduzir a quantidade de colesterol no sangue e diminui a pressão arterial. Outras indicações do inhame-selvagem são para o tratamento de doenças que prejudiquem o funcionamento dos pulmões, estômagos e baço. Um dos principais usos do inhame-selvagem é para o tratamento de distúrbios hormonais femininos, além de auxiliar no alívio dos sintomas da menopausa. A diosgenina presente no yam é um precursor da progesterona e já foi usado para fazer pílulas para controle de natalidade.

O inhame-selvagem pode ser consumido em cápsulas ou cremes. A dosagem em cápsulas indicada é de 250 mg, no máximo 3 vezes durante o dia. O creme de yam pode ser aplicado sobre a pele para evitar inflamações e dores. Recentemente, o inhame foi adicionado em várias pomadas para mulheres em uma tentativa de promover a produção hormonal. Em ambos os casos, o inhame-selvagem deve ser previamente processado e tratado quimicamente em um laboratório. Para consumir como forma de alimento, A espécie Dioscorea betada oferece melhores condições para cozinhar.

Composição do yam-selvagem

Dentre os constituintes químicos mais importantes que constam no inhame-selvagem se destacam os taninos; mucilagens; amido; saponinas, como a dioscina e diogenina; alcaloides como a dioscorina. Além disso, nota-se também a presença de carboidratos; sais minerais, como cálcio, fósforo, sódio, potássio e cálcio; vitaminas como ácido ascórbico, niacina, ácido ascórbico, niacina, tiamina e riboflavina. Além de conter o hormônio estrona.

Menopausa Menopausa Fitoterápicos para combater os sintomas da menopausa.
Chás Chás Medicinais Chás 100% naturais e orgânicos para diversos objetivos.
Maca-Peruana Maca-Peruana Em Cápsulas e Pó. Rica em nutrientes. Aumenta a libido, desejo sexual e vigor.
Fitoestrógenos Fitoestrógenos Fitoterápicos capazes de equilibrar as taxas hormonais e reduzir os sintomas da menopausa.
Afrodisíacos Afrodisíacos Produtos naturais para aumentar a libido e o desejo sexual.

Contraindicações e efeitos colaterais do inhame-selvagem

O yam pode causar intoxicação nas pessoas mais sensíveis levando a irritações gastrointestinais, devido à dioscorina. Pacientes que fazem tratamento com o uso de hormônios esteroidais também devem consumir o inhame-selvagem com cautela. O uso é contraindicado para pessoas que possuem histórico de tumor estrógeno. O uso é vetado durante a gravidez.

História e curiosidades

Chipahuacxituitl é um nome de origem asteca pelo qual o yam-mexicano é conhecido e significa “planta graciosa”. O inhame-selvagem é nativo da região sudoeste do Canada e Estados Unidos, contudo, hoje em dia é facilmente encontrada em diversos lugares, de região temperada ao redor do mundo. Trata-se de uma planta trepadeira perene. Cresce a partir de rizomas tuberosos e cilíndricos que se apresentam de maneira retorcida e possuem coloração marrom clara. O caule é bastante fino e lanoso. Possui uma tonalidade avermelhada e pode atingir até 12 metros de comprimento. As folhas possuem o formato ovado, são alternadas e podem alcançar no máximo 14 centímetros de comprimento. As flores do inhame-selvagem são pequenas e possuem coloração amarelo-esverdeada, crescendo em ramos espigados e pendentes.

SHAMPOO CONCENTRADO DE BABOSA Shampoo de Aloe vera 300ml
ALGA MARINHA RICA EM PROPRIEDADES Fucus em Cápsulas 500mg
PREVINE E TRATA A OSTEOPOROSE Osteoforce
COMPOSTO NATURAL COM FITOESTROGÊNIO Isoflavona 500mg
NUTRICOSMÉTICO PARA PREVENIR CELULITES CelluliFree (Anti-Celulite)
Referências:
Wild Yam Root – Benefits and Side Effects. Herbal Resource.
Wild Yam Benefits. Herbs Wisdow.
GENERIC NAME: WILD YAM (Dioscorea villosa) – ORAL. Medicine.Net.
Komesaroff, P. A., et al. “Effects of wild yam extract on menopausal symptoms, lipids and sex hormones in healthy menopausal women.” Climacteric 4.2 (2001): 144-150.

Comentários

5 Comentários

  1. Marcio Leandro

    Eu também gostaria muito de adquirir sementes ou mudas deste inhame…

  2. ivone marques

    Obrigada pelas informações,estou fazendo uso da gengibre e da sucupira, sinto dores,estou quase desistindo de meu curso tec. em edificações.Receio em que diminuam para sempre meus movimentos. Depois da gengíbre a força nos meus joelhos melhoraram muito, preciso acabar com as dores nas costas e juntas. Vai ser sempre assim, vai e volta? e o pior marcar consulta só para muito longe, td é chato.

Comentar