Insônia: melhores tratamentos naturais

Insônia

Descubra as causas e conheça as melhores técnicas e tratamentos naturais para insônia, capazes de ajudar pessoas a dormir bem e melhorar a qualidade de vida.

Atualizado em 16/10/2022

A maioria dos adultos já enfrentou crises de insônia ou sonolência em algum momento da vida. Cerca de metade da população é afetada pela insônia, sendo que 10% possuem insônia crônica.

Causas da insônia

Muitas das causas da insônia transitória ou de curta duração são semelhantes e incluem o jet lag, alterações na jornada e ritmo de trabalho, barulho excessivo ou desagradável, temperatura ambiente desconfortável (muito quente ou frio), situações estressantes e tensas (preparação para exames, falecimento de entes queridos, desemprego, divórcio ou separação etc), presença de uma doença aguda médica, cirúrgica; hospitalização, retirada de drogas, álcool, sedativos ou estimulantes e até mesmo insônia relacionada com altitudes elevadas.

A insônia afeta todas as faixas etárias e a incidência tende a aumentar com a idade. Entre os adultos, costuma afetar mais as mulheres do que os homens. É mais comum em pessoas de baixa condição socioeconômica, alcoólatras, usuários de substâncias químicas e pessoas com problemas de saúde mental. O estresse provoca na maioria das vezes a insônia de curto prazo ou aguda, situação que, caso não seja tratada, pode evoluir para uma insônia crônica.

Além do estresse, a insônia pode ser causada por uma série de razões diferentes que podem ser divididas em fatores situacionais, condições médicas ou psiquiátricas ou até mesmo problemas do sono primário. Os problemas psicológicos mais comuns que podem levar à insônia são: ansiedade, estresse, esquizofrenia, transtorno bipolar e depressão.

Melhores tratamentos naturais para insônia

Algumas recomendações podem ajudar pessoas a voltarem a ter noites tranquilas de sono e proporcionar maior bem-estar, disposição e rendimento para o dia a dia.

Chás medicinais

Chás medicinais

Chás medicinais

Alguns chás medicinais e fitoterápicos são utilizados para o tratamento natural da insônia. A camomila é recomendada para pessoas que tomam muito café, vez que ajuda a diminuir consideravelmente os níveis de cafeína no sangue. A erva-de-São-João aumenta os níveis de serotonina no cérebro, aumentando a qualidade do sono. A erva-cidreira tem sido cultivada há mais de 2000 anos, sendo considerada uma erva calmante. A Passiflora é considerada um calmante natural, trazendo inúmeros benefícios para o sistema nervoso central, onde age e aquieta. O chá de maracujá (Passiflora) também ajuda sanar o desarranjo dos neurotransmissores.

Melhores chás para insônia

(CLIQUE NO NOME PARA ACESSAR A PÁGINA DE COMPRA)

Exercícios físicos

Exercícios físicos

Exercícios físicos durante a manhã melhoram o sono e a saúde em geral.

A prática de exercícios físicos durante a manhã melhora o sono e a saúde em geral. Um estudo publicado na revista Sleep mostrou que a quantidade de exercícios e hora que os mesmos são realizados faz diferença. Os pesquisadores descobriram que as mulheres que se exercitaram em uma intensidade moderada por pelo menos 30 minutos a cada manhã, 7 dias por semana, tinham menos problemas para dormir do que as mulheres que se exercitaram menos ou mais tarde no dia.

Mudanças no ambiente e estilo de vida

Insônia - Jetlag social

Insônia – Alguns aparelhos podem ajudar a causar o “jetlag social”.

Algumas alterações no estilo de vida e mudanças no ambiente podem ajudar a combater problemas de sono. A luz noturna proveniente da televisão e de outros aparelhos eletrônicos pode dificultar a produção de de melatonina e criar o conhecido “jetlag social“, que possui sintomas semelhantes aos de uma pessoas que viaja seguidamente por vários fusos horários. Desligar a TV e outros aparelhos, mantendo o ambiente o mais escuro possível pode ajudar a induzir uma boa noite de sono.

Técnicas de relaxamento

Técnicas de relaxamento

Técnicas de relaxamento

Uma das técnicas é conhecida como respiração abdominal e consiste em respirar de forma profunda e plena, envolvendo não só o peito, mas também a barriga, costas e costelas, o que pode ajudar no relaxamento. Basta fechar os olhos e realizar respirações lentas e profundas, inspirando pelo nariz e soltando o ar pela boca. aumentando o tempo de cada respiração com relação a anterior. O relaxamento muscular progressivo consiste em deitar de maneira confortável, tensionando os músculos do corpo firmemente para relaxar após dez segundos. O mesmo procedimento deve ser realizado para cada grupo muscular, iniciando sempre pelos pés.

Terapia cognitivo-comportamental (TCC)

Terapia Cognitivo Comportamental (TCC)

A terapia cognitivo comportamental (TCC) é destinada quebrar o ciclo de insônia.

A terapia cognitivo comportamental (TCC) é destinada a quebrar o ciclo de insônia. Um sono pobre tende a elevar a ansiedade e estresse, além de incitar o uso indiscriminado de pílulas para dormir ou até mesmo consumo de álcool. Muitas vezes o sono perdido é uma válvula para induzir a um agravamento insônia e de outros sintomas. como melhorar os hábitos de sono, a terapia cognitivo comportamental (TCC) visa mudar pensamentos e sentimentos sobre o sono que podem estar causando estresse e contribuem para a sua insônia, apesar de exigir tempo e persistência.

Referências:
Living With Insomnia: Get a Good Night’s Sleep. Natural Sleep Solutions. WebMD
Can’t Sleep? Causes, Cures, and Treatments for Insomnia. Help Guide.
Ten Natural Sleep Tips. Sleep Aid – Natural Remedies for Insomnia and Insomnia Herbs.