Jamelão: benefícios e propriedades medicinais

O jamelão (Syzygium spp – Syzygium jambolanum ou Syzygium cumini), é uma planta medicinal também conhecida como jambolão, jalão, jambeiro, jambuí, azeitona-da-terra, baga-de-freira, jambolum (espanhol), jambolanum (inglês), jamboon (Índia), dentre outros nomes populares. Pertence a família Myrtaceae.

Benefícios do jamelão

Todas as partes do jamelão possuem propriedades medicinais, incluindo frutos, folhas, sementes e cascas. As sementes contêm óleos graxos e taninos. A casca possui atividade antibacteriana, hipoglicêmica e sedativa. O jambu também reduz a quantidade de açúcar na urina e alivia a sede insaciável e a vontade excessiva de urinar. A casca (que nada mais é que a parte comestível da fruta) contém derivados de ácido gálico e elágico, flavonoides e taninos. Os taninos são os responsáveis pelo efeito adstringente moderado.

A casca do jambolão é consumida por via oral para diarreia aguda. Também é usada para tratar a bronquite, asma e disenteria através da administração oral e para as úlceras por meio de aplicação tópica. Pode ser aplicado sobre a pele, boca ou faringe para diminuir a inflamação leve.

Benefícios do jamelão para o tratamento do diabetes mellitus

O jamelão é muito conhecido por sua capacidade de reduzir níveis de açúcar de sangue, sobretudo as sementes (conhecidas como caroço), que possuem jamboline, substância que impede a conversão do amido em açúcar, auxiliando no tratamento do diabetes. O suco da fruta também tem essa propriedade, porém o efeito das preparações de sementes é mais acentuada. O extrato aquoso das sementes do jamelão produzem uma queda acentuada do açúcar no sangue.

Na medicina aiurvédica é dito que o jamelão é sinérgico com o quiabo quando são consumidos juntos, potencializando a redução de açúcar no sangue. as sementes desta planta impedem a conversão do amido em açúcar. Neste caso, para diabéticos, o uso regular durante as refeições é recomendado. As sementes de jambolão devem ser cozidas.

Sucupira Sucupira em Cápsulas Alivia dores de artrite/reumatismo e controla o diabetes
Chás Chás Medicinais Chás 100% naturais e orgânicos para diversos objetivos.
Antidiabéticos Insulinas VegetaisAntidiabéticos que agem como hipoglicemiantes e insulinas vegetais

Contraindicações e efeitos colaterais do jamelão

Em pacientes diabéticos, o nível de glicose no sangue deve ser monitorado, vez que o consumo excessivo pode causar hipoglicemia. Em casos de diarria, um médico deverá ser consultado. O consumo em excesso durante a gravidez e fase de amamentação não é recomendado.

História e curiosidades

O jambeiro é uma árvore originária da Índia, Paquistão e Indonésia. Segundo a tradição hindu, Rama subsistiu com a fruta na floresta por 15 anos durante o seu exílio de Ayodhya. Devido a isso, muitos hindus acreditam que o jamelão é um “fruto dos deuses”, especialmente em Gujarat, na Índia, onde o jambeiro é conhecido localmente como jamboon. A espécie Syzygium jambolanum antigamente era conhecida como Eugenia jabolana.

A Syzygium spp (S. jambolanum ou S. cumini) faz parte da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS), constituída de espécies vegetais com potencial de avançar nas etapas da cadeia produtiva e de gerar produtos de interesse do Ministério da Saúde do Brasil.

REGULA OS NÍVEIS DE GLICOSE NO SANGUE Japadi 150ml
PODEROSO CHÁ PARA O TRATAMENTO DO CÂNCER Crajiru (Pariri) Chá15g
ESTIMULANTE DE COLÁGENO / CIRCULATÓRIO Centella asiatica em Cápsulas
PARA DIABETES, HIPERTROFIA E PERDA DE PESO High Energy Batata Doce
ALOE VERA (BABOSA) ORGÂNICA LIOFILIZADA Aloe vera Orgânica em Cápsulas

Comentários

4 Comentários

  1. Orlanda Marli de Miranda.

    Sou diabética e muito difícil quero saber se há óleo de jamelao que posso consumir para combater a diabete .sempre 260 quando meso

  2. Nauriel silva louzada

    Nauriel silva louzada para a Larissa eu estive observando seu comentário,, será que sua garganta fica inflamada não é por algumas aplicações de produto agrotóxico por perto. costuma as formigas fazer estes trânsporte de veneno para as frutas. pode que isto aconteça .

Comentar