Benefícios do mel de trigo mourisco para tosse

O trigo-mourisco (Fagopyrum esculentum), também conhecido como trigo-sarraceno, é uma planta alta com flores brancas. O mel de trigo mourisco (trigo sarraceno) é usado há muitas décadas nos Estados Unidos.

Benefícios do mel de trigo mourisco

O mel de trigo mourisco é uma grande fonte de ferro e seu melaço escuro é prova de uma maior disponibilidade de antioxidantes naturais, como o ômega-3. Algumas abelhas nos Estados Unidos ao polinizarem tais flores e produzirem mel, fizeram com que especificamente este mel de abelha fosse valorizado por seu melaço escuro e sabor maltado, com sabor previsível e consistente. Este mel de trigo mourisco apresenta bons resultados para o tratamento de tosses, dores de garganta e auxiliando em uma noite de sono tranquila.

O mel de abelha produzido através das flores do trigo mourisco é um antitussígeno muito efetivo na medicina natural, sendo inclusive uma alternativa para o alívio da tosse em crianças, especialmente para substituir medicamentos para a tosse dextrometorfano, não recomendado para menores de 6 anos de idade pelo FDA (Food and Drug Administration, órgão regulador de alimentos e medicamentos nos EUA). Ao comprar o mel de trigo sarraceno, deve ser consumido o mel cru, que deve ser evitado ser consumido em chás quentes ou qualquer outro de preparos que elevem a temperatura do mel, vez que algumas propriedades podem ser perdidas neste processo.

O mel de trigo-sarraceno melhora a qualidade do sono

Um estudo realizado no ano 2007 pelo Dr. Ian Paul, pesquisador do Penn State College of Medicine e publicado no Archives of Pediatrics and Adolescent Medicine constatou que crianças que receberam uma pequena dose de mel do trigo mourisco antes de dormir tiveram uma noite de sono melhor. A pesquisa envolveu 105 crianças entre dois e dezoito anos em estudo randomizado e parcialmente cego (o mel não foi administrado a crianças menores de 2 anos de idade).

Na primeira noite, os pais respondiam perguntas sobre o sono de seus filhos e os sintomas após a primeira noite, durante a qual não havia tratamento. Na segunda noite, as crianças receberam mel aromatizado e xarope para a tosse, mel de trigo sarraceno, ou nada. Ficou claro que as crianças que receberam o mel dormiram melhor com menos sintomas. O pesquisador também observou que o mel de trigo é geralmente menos caro do que os medicamentos farmacêuticos e não possui nenhum dos efeitos colaterais como tonturas ou sonolência. O mel mais escuro tem mais antioxidantes do que o mel mais claro e possui mais chance de apresentar melhorias nas condições de saúde.

Melhora os sintomas da tosse

O jornal The Journal of Pediatrics, em maio de 2008 deu a sua avaliação deste estudo, considerando o estudo válido e bem executado. O Dr. Ian Paul foi capaz de demonstrar que o mel foi significativamente superior a qualquer tratamento para a melhoria da severidade da tosse (47,3% de redução pelo trigo sarraceno contra 24,7% de medicamentos convencionais) e uma melhora dos sintomas gerais (redução de 53,7% no trigo mourisco contra 33,4% dos remédios farmacêuticos). Os resultados deste estudo sugerem que o mel é o melhor tratamento para reduzir a frequência da tosse e melhorar O mel de trigo mourisco, assim como quase todos os tipos de mel de boa qualidade são bons remédios naturais para tosse, possui boas propriedades medicinais.

O mel é uma opção segura para muitas pessoas em contrapartida da utilização de outros remédios com fortes substâncias químicas, sendo uma tendência comum recomendar remédios tradicionais para doenças.

Referências:
Paul, Ian M., et al. “Effect of honey, dextromethorphan, and no treatment on nocturnal cough and sleep quality for coughing children and their parents.” Archives of pediatrics & adolescent medicine 161.12 (2007): 1140-1146.
Honey A Better Option For Childhood Cough Than Over The Counter Medications. Science Daily.

Comentários

2 Comentários

  1. Angelina Felicio

    Onde eu compro este MEL aqui no RIO de JANEIRO. obrigado pela resposta.

Comentar