Morango: benefícios e propriedades medicinais

O morango (Fragaria vesca) é fruta do morangueiro, sendo uma planta medicinal também conhecida como conhecido como morango-silvestre, morango-bravo, fraga, fragaria, frutilha e strawberry (inglês). Inclui muitas espécies do gênero Fragaria. Pertence a família Rosaceae.

Benefícios do morango

Partes diferentes da Fragaria vesca possuem usos e propriedades medicinais diferentes. As folhas e raízes do morangueiro são usadas na medicina alternativa no tratamento de anemias, diarreias, disenterias, eczemas e icterícias. O fruto possui efeito laxante e pode proporcionar benefícios no tratamento natural da anemia, artrite, febres, gota, icterícia, reumatismo e tuberculose. As folhas são utilizadas secas e servem para tonificar o sistema reprodutivo feminino, aplicação parecida com as folhas de framboesa. A fruta rica em vitaminas, minerais e fibras.

O morango é uma das frutas menos calóricas que existem. Uma xícara da fruta contém cerca de 43 calorias, o que a torna uma ótima opção para pessoas que desejam emagrecer. Para as mulheres que desejam diminuir ou dar fim as celulites, o morango é uma ótima opção para ser incluído na dieta, vez que propriedades diuréticas que ajudam a combater inflamações e ainda melhoram a circulação sanguínea. Ainda devido ao fato de ser uma fruta altamente nutritiva, o morango é rico em antioxidantes importantes no combate do envelhecimento precoce e que ainda são capazes de deixar a pele com aspecto mais jovem e vistoso.

O chá da folha pode ser usado como um substituto descafeinado para outras bebidas. Os frutos cortados e esfregados nos dentes alguns minutos antes da escovação, podem auxiliar no clareamento dos dentes e remoção da placa bacteriana. Os frutos moídos são aplicados na pele para aliviar queimaduras de sol e clarear sardas. As folhas são usadas para pele oleosa e em forma de pomada para feridas e queimaduras. Líquido para limpeza bucal e dentes soltos, além de gargarejos para dor de garganta.

Vitaminas do morango

O morango é uma fruta rica em nutrientes. Possui uma grande quantidade de vitamina C, nutriente importante para combater gripes e resfriados, visto que fortalece o sistema imunológico. Rico em fibras, facilita a digestão e regula o intestino, eliminando toxinas e gorduras do organismo de forma saudável. Também é composto de taninos, flavonoides, glicosídeos, mucilagem (kaempferol, quercetina), salicilato, betacaroteno, ferro, vitamina B, vitamina E e açúcares. A antocianina, uma das substâncias antioxidantes, é responsável pela cor vermelha da fruta.

Uso na culinária

A maioria das pessoas consome a fruta em sua forma natural, misturando a fruta com açúcar, leite condensado e outros condimentos. O morango é muito utilizado na culinária no preparo de tortas, bolos, saladas de frutas, iogurtes, dentre outros. As frutas também são usadas em vinhos e licores. As folhas dão sabor a sopas.

Contraindicações e efeitos colaterais do morango

Algumas pessoas podem apresentar reações alérgicas ao morangueiro. Outras podem apresentar temporariamente uma urina de coloração mais rosada. Em quantidades normais, a fruta é segura para mulheres grávidas e lactantes.

História e curiosidades

O nome antigo do morango é derivado do latim fraga, em referência a fragrância sedutora da espécie.

Referências:
Shulaev, V., Sargent, D. J., Crowhurst, R. N., Mockler, T. C., Folkerts, O., Delcher, A. L., … & Burns, P. (2011). The genome of woodland strawberry (Fragaria vesca). Nature genetics, 43(2), 109-116.
Allwood, M. C., and H. J. Martin. “The photodegradation of vitamins A and E in parenteral nutrition mixtures during infusion.” Clinical Nutrition 19.5 (2000): 339-342.

Comentários

Comentar