Moringa: benefícios e propriedades medicinais


A moringa (Moringa oleifera) é uma planta medicinal também conhecida como acácia-branca, árvore-dos-milagres, cedro, moringueiro, quiabo-de-quina, drumstick (inglês), dentre outros nomes populares. Pertence à família Moringaceae.

Benefícios e propriedades medicinais da moringa

A moringa possui alto valor nutritivo, o que a torna ideal para ser adicionada na alimentação diária da maioria das pessoas. Desta forma, as folhas secas são vendidas como suplementos dietéticos, em cápsulas ou pó. Uma xícara de vagens frescas e fatiadas (100 gramas) contém 157% de necessidade diária de vitamina C de uma pessoa adulta. Além disso, é rica em antioxidantes, substâncias que auxiliam no combate dos radicais livres e que apresentam bons resultados no controle e prevenção do diabetes tipo 2.

Vários estudos demonstraram que a moringa também é capaz de diminuir as níveis de açúcar e colesterol ruim do sangue. Um estudo realizado com 30 mulheres mostrou que tomar 1,5 colher de chá (7 gramas) de pó de folhas de moringa todos os dias durante três meses reduziu os níveis de açúcar no sangue em jejum em 13,5%, em média. Outro pequeno estudo realizado em seis pacientes com diabetes descobriu que adicionar 50 gramas de folhas de moringa a uma refeição reduziu o aumento de açúcar no sangue em 21%. Os cientistas acreditam que esses efeitos são causados por compostos como o isotiocianato.

Algumas substâncias da moringa fazem dela um ótimo anti-inflamatório natural. Os cientistas acreditam que os isotiocianatos são os principais compostos anti-inflamatórios nas folhas, sementes e vagens. Na composição da moringa também se destaca a presença de várias vitaminas, incluindo os tipos A (por meio do betacaroteno), B2 (riboflavina), B6 (piridoxina) e C; minerais como cálcio, ferro, fósforo, potássio e zinco.

Sucupira Sucupira em Cápsulas Alivia dores de artrite/reumatismo e controla o diabetes
Antidiabéticos Insulinas VegetaisAntidiabéticos que agem como hipoglicemiantes e insulinas vegetais
Chás Chás Medicinais Chás 100% naturais e orgânicos para diversos objetivos.

Receita de chá de moringa

O chá de moringa é simples de ser preparado e rico em propriedades medicinais.

Ingredientes

  • 200 ml de água filtrada.
  • 1 colher de chá da planta.

Modo de preparo

  • Ferva a água em uma chaleira.
  • Assim que atingir o ponto de ebulição desligue.
  • Coloque a erva.
  • Aguarde 20 minutos.
  • Coe e estará pronto para beber.
  • Caso seja necessário adoce o chá com mel.

Contraindicações e efeitos colaterais da moringa

O uso é contraindicado para mulheres gestantes, vez que as raízes possuem propriedades abortivas. Em algumas pessoas, a planta pode causar diarreia, náuseas e queimação estomacal. Pacientes que consomem medicamentos para deixar o sangue mais fino ou devem evitar o uso. Pessoas com problema de tireoide só devem utilizar a erva sob recomendação e supervisão médica.

Curiosidades

A moringa é uma planta nativa da região do Himalaia, vez que cresce perfeitamente em áreas altas semiáridas e tropicais. Atualmente, é cultivada na África, América Central, América do Sul, Filipinas, Índia e Sri Lanka. Cresce em locais secos e se desenvolve bem em locais não férteis. Trata-se de uma árvore de médio porte que pode alcançar os 6 metros de altura, decídua e que possui lindas flores.

O tronco é único, ereto e possui diâmetro de no máximo 45 centímetros. A casca é bem espessa e possui uma coloração cinza levemente esbranquiçada. A copa é aberta, com ramos pendentes que caem no formato de sombrinha. As folhas da moringa são tripinadas e têm coloração verde clara. A árvore permanece florida durante o ano todo e suas inflorescências crescem em cachos de pequenas flores de uma coloração branco creme e possuem um delicioso perfume. Os frutos são vagens longas e compridas, que possuem sementes aladas.

PARA DIABETES, HIPERTROFIA E PERDA DE PESO High Energy Batata Doce
REGULA OS NÍVEIS DE GLICOSE NO SANGUE Japadi 150ml
AGE NO TRATAMENTO DO REUMATISMO Sucupira em Cápsulas
COMPOSTO QUE AGE COMO INSULINA NATURAL Composto Anti-Diabetes
ESTIMULANTE DE COLÁGENO / CIRCULATÓRIO Centella asiatica em Cápsulas
Referências:
Kushwaha, Shalini, Paramjit Chawla, and Anita Kochhar. “Effect of supplementation of drumstick (M oleifera) and amaranth (Amaranthus tricolor) leaves powder on antioxidant profile and oxidative status among postmenopausal women.” Journal of food science and technology 51.11 (2014): 3464-3469.
Arun Giridhari, Veeranan, D. Malathi, and K. Geetha. “Anti diabetic property of drumstick (M oleifera) leaf tablets.” International Journal of Health and Nutrition 2.1 (2011): 1-5.
Chumark, Pilaipark, et al. “The in vitro and ex vivo antioxidant properties, hypolipidaemic and antiatherosclerotic activities of water extract of Moriga oleifera Lam. leaves.” Journal of ethnopharmacology 116.3 (2008): 439-446.
William, Felicia, S. Lakshminarayanan, and Hariprasad Chegu. “Effect of some Indian vegetables on the glucose and insulin response in diabetic subjects.” International Journal of Food Sciences and Nutrition 44.3 (1993): 191-195.
Waterman, Carrie, et al. “Isothiocyanate‐rich Monringa oleifera extract reduces weight gain, insulin resistance, and hepatic gluconeogenesis in mice.” Molecular nutrition & food research 59.6 (2015): 1013-1024.



Comentários

Comentar