Pariparoba: benefícios e propriedades medicinais

A pariparoba (Piper umbellatum) é uma planta medicinal também conhecida como caapeba, capeba, capeba-do-campo, caena, pariparoba, pariparoba-do-mato, pariparova, periparoba, dentre outros nomes populares. Inclui o sinônimo botânico Pothomorphe umbellata, dentre outras sinonímias aceitas. Pertence à família Piperaceae.

Benefícios e propriedades medicinais da pariparoba

A pariparoba é rica em propriedades medicinais, incluindo ação antianêmica, antiespasmódica, anti-inflamatória e antirreumática, contudo, sua atuação para regularizar o funcionamento do sistema digestivo é a mais popular medicinalmente. O carquejol, substância na composição da capeba, estimula a produção da bile, que por sua vez, ajuda a proteger as membranas celulares. Além disso, o seu gosto amargo estimula as papilas gustativas da língua, fazendo com que o suco gástrico seja produzido de maneira mais eficaz, facilitando a digestão.

Outro diferencial da pariparoba é que ela ajuda impedir a absorção de glicose por meio do tubo digestivo. Desta maneira, é possível reduzir o índice de glicemia no sangue, evitando problemas com picos de açúcar no organismo, bem como gerando um efeito laxativo no corpo. A pariparoba auxilia no bloqueio da formação de placas de colesterol no sangue, diminuindo, por sua vez, o risco de desenvolvimento de doenças cardíacas, bem como o índice de inflamações no nosso corpo. A pariparoba é composta de chavicina, compostos fenólicos, esteroides, jamborandina, mucilagens, óleo essencial, pariparobina, piperatina, piperina, dentre outras substâncias químicas.

Pedras nos Rins Pedras nos Rins Compre fitoterápicos para eliminar cálculos renais.
Chás Chás Medicinais Chás 100% naturais e orgânicos para diversos objetivos.
Prisão de Ventre Digestivos Remédios naturais para combater má digestão e prisão de ventre.

Chá de pariparoba

A melhor maneira de se consumir a capeba ou pariparoba é por meio do chá medicinal. É recomendado tomar três xícaras diárias para regularizar o funcionamento do sistema digestivo.

Ingredientes

  • 750 ml de água.
  • 30 de folhas de pariparoba.

Modo de preparo

  • Ferva cerca de 750 ml de água junto com 30g de folhas de capeba.
  • Deixe ferver por dez minutos.
  • Coe o chá e filtre o líquido.

Pasta medicinal

Além disso, é possível utilizá-la como uma pasta em abcessos e furúnculos. Para isso, você deve misturar óleo de linhaça juntamente com algumas sementes da trituradas até formar uma mistura homogênea. Aplique sobre a região afetada e deixe agir por alguns minutos enxaguando com água e sabão neutro logo em seguida. A pasta também pode ser aplicada em queimaduras. Para isso, basta preparar o chá normal e deixa-lo resfriar. Em seguida, faça compressas do líquido gelado sobre a região afetada.

Contraindicações e efeitos colaterais da capeba

Segundo estudos, a dose máxima diária de capeba que um adulto pode ingerir é de 5 gramas. O consumo em excesso pode causar uma série de efeitos colaterais, incluindo aumento da diurese, cólicas, diarreia, dores de cabeça, dores nas regiões hepato-vesicular, lombar e vesical; erupções na pele, náuseas, tremores e vômitos. Em casos de mal-estar por superdosagem, é indicado realizar um esvaziamento gástrico por meio de uma lavagem usando soro fisiológico. Tal procedimento deve ser feito por um profissional de saúde competente.

Curiosidades

A pariparoba é uma planta medicinal brasileira que pode ser encontrada em diferentes regiões, desde a Amazônia até o Rio de Janeiro. Contudo, é encontrada com mais frequência nos estados da Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo. Trata-se de um arbusto que pode medir até dois metros de altura. Possui folhas arredondadas em formato de rim. As pequenas flores compõem uma espécie de espiga, podendo medir até 10 cm de comprimento.

CÁLCULOS RENAIS, INFECÇÕES URINÁRIAS ETC. Diu Renal
FITOTERÁPICO COM MUITOS USOS MEDICINAIS Cavalinha em Cápsulas
REMÉDIO NATURAL PARA ELIMINAR PEDRAS NOS RINS Dissol 150ml
PRISÃO DE VENTRE / ESTIMULAR GASES Composto Laxante 500mg
VERMÍFUGO NATURAL / ELIMINA PARASITAS Composto Anti-Verme 500mg
Referências:
Rodrigues, E. R., Nogueira, N. G. P., Zocolo, G. J., Leite, F. S., Januario, A. H., Fusco-Almeida, A. M., … & Pietro, R. C. L. R. (2012). Pothomorphe umbellata: antifungal activity against strains of Trichophyton rubrum. Journal de Mycologie Médicale/Journal of Medical Mycology, 22(3), 265-269.
Roersch, C. M. (2010). Piper umbellatum L.: A comparative cross-cultural analysis of its medicinal uses and an ethnopharmacological evaluation. Journal of ethnopharmacology, 131(3), 522-537.
Piper umbellatum. Capeba.

Comentários

Comentar