Glycyrrhiza glabra (RAIZ-DE-ALCAÇUZ)


GLYCYRRHIZA GLABRA

Nomes populares

Alcaçuz, licor doce, regaliz, raiz-doce, licorice root (inglês), mudhu (sânscrito) gan cao (chinês).

Sinônimos botânicos

Glycyrrhiza uralensis

Família

Leguminosas

Partes usadas

Raízes.

Usos tradicionais

Catarro, rouquidão, bronquite dispepsia, úlceras gástricas ou duodenais acidez estomacal. cirrose hepática e hepatite crônica.
hemorragias, epilepsia, paralisia.

Propriedades medicinais da Glycyrrhiza glabra

Antibacteriano (impede ou inibe o desenvolvimento de bactérias)
Antibiótico (combate o crescimento de microrganismos causadores de infecções no organismo)
Anticancerígeno (previne ou combate ao câncer)
Antifúngico (previne e trata micoses)
Anti-inflamatório (combate a inflamação nos tecidos)
Antimicrobiano (destrói ou impede o desenvolvimento de micróbios)
Cardiotônico (aumenta a força de contração do miocárdio. A restauração do trabalho cardíaco promove a redução da taquicardia e a melhora da estase venosa)
Cicatrizante (cicatriza ou favorece a cicatrização)
Demulcente (protege as membranas mucosas e alivia as irritações)
Digestivo (ajuda ou promove a digestão dos alimentos)
Diurético (atua no rim, aumentando o volume e o grau do fluxo urinário)
Galactagogo (substância medicamentosa ou alimentar que favorece a secreção láctea)
Expectorante (facilita a saída de secreções por via respiratória)
Laxativo (trata a constipação intestinal e a prisão de ventre)

Preparações

Chá, tintura, xarope.

Contraindicações e efeitos colaterais

O uso é contraindicado para pacientes com arritmias, edemas, hipertensas, sobretudo para quem faz uso de medicamentos para o controle de tais condições de saúde. Usuários de medicamentos à base de digoxina (grupo de medicamentos chamados glicosídeos cardíacos) não devem utilizar a glicirriza. Mulheres grávidas ou em período de amamentação que fazem reposição hormonal ou usam anticoncepcionais devem evitar o uso. Doses elevadas podem causar redução de potássio e retenção de sódio no organismo. O uso em excesso ou prolongado pode elevar a pressão sanguínea.

Fitoquímicos

O alcaçuz possui uma composição química bastante complexa, que inclui uma mistura de diversas saponinas triterpênicas, das quais a glicirrizina é a mais comum. Além disso, é composta de ácido glicirrético, asparagina, betaína, cumarinas, fitoestrógenos, flavonoides, glicosídeos, óleo essencial, proteína e gordura. Outro constituintes químicos ativos na raiz incluem chalconas, cumarinas, esteróis, isoflavonoides e saponinas triterpenoides. Estudos mostraram que o alcaçuz também estimula a produção de interferon.

Curiosidades

– As raízes da Glycyrrhiza glabra são mastigadas por pessoas para ajudar interessadas em abandonar o vício do cigarro (tabagismo). Também é útil para manter estável os níveis de açúcar no sangue, sendo indicada inclusive para diabéticos. O glicosídeo glicirrizina, encontrado na raiz, é mais do que 50 vezes mais doce que a sacarose.

Saiba mais

Alcaçuz: benefícios e propriedades medicinais

Glycyrrhiza glabra (RAIZ-DE-ALCAÇUZ)
5 - 1 voto
Referências:
Herbs. ZP.
Licorice Root Tea Benefits and Uses for Skin, Hair and Health.
Damle, M. (2014). Glycyrrhiza glabra (Liquorice)-a potent medicinal herb. International Journal of Herbal Medicine, 2(2), 132-136.
Fenwick, G. R., Lutomski, J., & Nieman, C. (1990). Liquorice, Glycyrrhiza glabra L.—Composition, uses and analysis. Food chemistry, 38(2), 119-143.
Fukui, H., GOTO, K., & TABATA, M. (1988). Two antimicrobial flavanones from the leaves of Glycyrrhiza glabra. Chemical and Pharmaceutical Bulletin, 36(10), 4174-4176.
Fuhrman, Bianca, et al. “Antiatherosclerotic effects of licorice extract supplementation on hypercholesterolemic patients: increased resistance of LDL to atherogenic modifications, reduced plasma lipid levels, and decreased systolic blood pressure.” Nutrition 18.3 (2002): 268-273.


Comentários

Comentar

QUER MAIS ?

Você pode se interessar por algumas de nossas publicações mais populares. Para isso, é só clicar em algum dos links abaixo para acessar gratuitamente:

(CLIQUE NO TÍTULO PARA ACESSAR)

Você também pode aproveitar e usar o nosso cupom MEDICINA10 para ganhar 10% de desconto em mais de 300 produtos naturais selecionados!  

Medicina Natural
Folhas