HAMAMELIS VIRGINIANA
Nomes populares
Hamamélis, hamamélide, hamamélia, castanha-de-bruxa, amieiro-castanho, vassoura-de-bruxa, winterbloom e witchhazel (inglês).
Família
Hamamelidaceae
Partes usadas
Cascas e folhas.
Usos tradicionais
Acne, amigdalite, carvalho-venenoso, cistos, contusões, diarreia, disenteria, dismenorreia, dor de garganta, eczema, entorpecimento de olho, entorpecimento muscular, feridas, flebite, hemorragia, hemorroidas, inchaços, leucorreia, picadas de inseto, prolapso dos órgãos, queimadura de sol, sumagre-venenoso, tensão muscular, tumores, vaginite, varizes (veias varicosas).
Propriedades medicinais da Hamamelis virginiana
Adstringente (constringe e tecidos e fecham poros no pele; causa constrição de mucosas na boca; contrai vasos capilares)
Antibacteriano (impede ou inibe o desenvolvimento de bactérias)
Anticancerígeno (previne ou combate ao câncer)
Anti-inflamatório (combate a inflamação nos tecidos)
Antioxidante (inibe os efeitos da oxidação e combate os radicais livres)
Hemostático (agente medicinal estancador de hemorragias; anti-hemorrágico)
Sedativo acalma ou faz cessar dor, ansiedade; substância calmante, tranquilizante)
Preparações
Chá, compressa, creme, extrato, loção, óleo essencial, óleo puro diluído, perfumes, sabão.
Contraindicações e efeitos colaterais da Hamamelis virginiana
O uso excessivo dos componentes presentes na planta pode aumentar a pressão arterial, por isso o seu uso não é indicado para pessoas que já
apresentem um descontrole nesse sentido.
Curiosidades
– A indicação mais frequente de uso interno da hamamélis é para conter problemas como hemorroidas, varizes, vasos, pernas pesadas e diarreias. Nesse caso é preparado um chá para ingestão, que contribui para diminuir de maneira considerável esses sintomas. É possível realizar um banho de assento para conter problemas como feridas e hemorroidas ou demais incômodos na região anal e íntima, sendo tal aplicação sustentado por evidências cientificas.
– A Hamamelis virginiana também é conhecida como vassoura-de-bruxa (witchhazel) por conta do formato de suas folhas. A colheita ocorre no verão, tanto nos Estados Unidos quanto no Canadá. Suas sementes brancas são comestíveis.
Saiba mais
– Hamamélis: benefícios e propriedades medicinais