Cloreto de potássio: saiba para que serve

Potássio

O potássio é fundamental para a manutenção do organismo. Associado ao sódio forma-se o cloreto de potássio, variedade do mineral importante para a saúde.

Atualizado em 16/10/2022

Considerado o terceiro mineral mais abundante no corpo humano, o potássio é fundamental para a manutenção de uma boa saúde. É ele que mantém o coração, cérebro, rins, tecido muscular e outros sistemas de órgãos importantes do corpo humano em perfeita ordem.

Cloreto de potássio

Associado ao sódio forma-se o cloreto de potássio, uma variedade do mineral que age na contração muscular, na condução nervosa e no equilíbrio de fluidos no organismo. O cloreto de potássio é do tipo eletrólito, ou seja, possui a função de manter a hidratação e os processos químicos em ordem no corpo. É o suplemento mineral mais utilizado por médicos para repor quantidades necessárias em pessoas com deficiência de potássio, visto que ele eleva o nível do mineral no organismo para que haja o correto funcionamento dos músculos, coração e de outros órgãos.

Deficiência de potássio

O cloreto de potássio deve ser adicionado a dieta caso seja percebido a carência do mineral no organismo através dos sintomas, visto que a suplementação é necessária para o equilíbrio interno. Os benefícios à saúde serão facilmente notados e ocorrerá uma melhora da sua qualidade de vida. Um dos primeiros sintomas de deficiência de potássio no sangue são as cãibras frequentes. A carência no organismo causa alguns efeitos adversos, incluindo:

  • fadiga;
  • fraqueza muscular;
  • enxaqueca;
  • anemia;
  • batimentos cardíacos anormais;
  • espasmos musculares.

A deficiência do mineral ainda acarreta algumas doenças como pressão arterial elevada, diabetes e inchaços nas glândulas.

Benefícios do cloreto de potássio

O cloreto de potássio é utilizado principalmente para prevenir e tratar coágulos sanguíneos associados a doenças cardíacas, ataques cardíacos e às substituições coração e válvula. Estudos mostram que pessoas que consomem suplementos de cloreto de potássio diminuem as chances de morte por acidente vascular cerebral (AVC), visto que ocorre o controle da pressão sanguínea. Além desses benefícios, ele ainda auxilia no tratamento de diabetes, pois regula o açúcar do sangue, diminui a ansiedade e auxilia no processo metabólico de vários nutrientes.

Controla os níveis de açúcar no sangue

O potássio estabiliza os níveis de açúcar no sangue, evitando picos e quedas nos níveis de glicose e insulina. Por esse motivo, é especialmente importante para os diabéticos.

Diminui os sintomas da ansiedade e do estresse

O potássio é um dos principais reguladores de hormônios, dentre eles o cortisol e a adrenalina, que estão associados a ansiedade e principalmente ao estresse.

Fortalece a saúde óssea

O potássio neutraliza vários ácidos presentes no corpo que retêm o cálcio e impossibilitam sua utilização para fortalecer os ossos.

Mantém a contração muscular regular

O mineral é fundamental para a contração e relaxamento dos músculos. Além disso, ele deixa os reflexos rápidos, vez que estimula a conectividade neural dos músculos e do cérebro.

O potássio ajuda a regular a pressão arterial

Graças a esse mineral, é possível manter a normalidade da pressão sanguínea no corpo humano, vez que ele tem propriedades vasodilatadoras. Por isso, a suplementação com esse nutriente diminui o risco de doenças do coração.

Previne acidente vascular cerebral (AVC)

Quanto maiores os níveis de potássio, maior será a oxigenação do cérebro. O KCl estimula a boa condutividade elétrica dos neurônios, melhorando assim, a função cognitiva. Pessoas que possuem deficiência deste nutriente corre maiores riscos de ter um AVC.

Promove o emagrecimento

A perda de peso ocorre pelo simples fato do potássio regular o metabolismo. Com os níveis de açúcar em ordem, não ocorre picos na produção de insulina, hormônio que incentiva o acúmulo de gordura.

Proporciona força muscular

Proporciona um maior crescimento dos tecidos musculares, aumentando a força muscular. Além disso, fornece maior energia aos músculos.

Reduz as crises enxaquecas

Pessoas que sofrem com frequentes dores de cabeça podem ter baixas quantidades desse mineral, no qual o aumento da ingestão é indicado para aumentar aliviar as dores.

Trata problemas renais

Quando utilizado na dosagem correta, pode auxiliar no processo de remoção de resíduos do rins, incluindo uma ajuda na dissolução de pedras nos rins.

Referências:
Hodgkin, A. L., and P. Horowicz. “The influence of potassium and chloride ions on the membrane potential of single muscle fibres.” The Journal of Physiology 148.1 (1959): 127.
MedlinePlus: Potassium in Diet
University of Maryland Medical Center: Complementary Medicine: Potassium
“Clinical Cardiology”; Nonpharmacologic Therapies That Reduce Blood Pressure: A Fresh Perspective; Lawrence J. Appel; 1999