Tomate: benefícios e propriedades medicinais do fruto

O tomate (Solanum lycopersicum) é o fruto do tomateiro e faz parte da família das Solanaceae, a mesma das berinjelas, pimentas e pimentões.

Benefícios do tomate

O tomate é um alimento extremamente nutritivo, e visto que quanto mais se consome alimentos vegetais, menores são os riscos de desenvolver câncer, diabetes e doenças cardíacas. No caso do tomate-cereja, por exemplo, a quantidade de betacaroteno é muito maior do que contida no tomate tradicional. Além de prevenir as doenças, a ingestão de frutas e vegetais, promove uma melhor saúde do cabelo, o aumento de energia e diminuição de peso, que diminui consideravelmente o risco de obesidade e mortalidade de forma geral.

Seguir uma dieta com alto teor de água e fibras, como os tomates, auxiliam na hidratação e estimula os movimentos intestinais, e por isso mesmo são frequentemente descritos como um fruto laxativo, embora sejam necessárias mais pesquisas acerca desta característica laxativa dos tomates. O fruto também é uma rica fonte de betacaroteno, licopeno e luteína, poderosos antioxidantes. Conforme demonstrado em estudos, os antioxidantes ajudam na proteção dos olhos contra os danos induzidos pela luz, bem como o desenvolvimento de cataratas e degeneração macular relacionada à idade.

Câncer

O tomate é uma fonte de beta caroteno, mas também de vitamina C e outros antioxidantes. Todos estes componentes são protagonistas no combate à formação de radicais livres, que também são conhecidos por ajudar no desenvolvimento do câncer. Estudos recentes publicados pela revista Molecular Cancer Research descobriram que há uma ligação forte entre a ingestão de grandes quantidades de betacaroteno e a prevenção de câncer de próstata. Outro estudo mostrou que o consumo de betacaroteno reduz o câncer de cólon, bem como a ingestão de fibras de frutas e vegetais têm ligação direta com a diminuição do risco de câncer colorretal.

Chá de Crajiru (Pariri) - Folhas Selecionadas

As folhas e ramos de crajiru são utilizadas na preparação de um chá medicinal que pode ser benéfico na prevenção e tratamento de vários tipos de câncer e tumores. Também é rico em propriedades anti-hipertensivas, cicatrizantes (útil para a cicatrização de úlceras gástricas), afecções de pele (incluindo psoríase), dentre outras ações curativas. Não possui contraindicações. Produto exclusivo.

Crajiru (Pariri) Crajiru (Pariri) O chá de pariri é um poderoso chá para o tratamento do câncer.

Diabetes

No caso de diabéticos, estudos demonstraram que pessoas portadoras de diabetes do tipo 1 e que possuem uma dieta rica em fibras têm níveis mais baixos de glicose no sangue, enquanto pessoas com diabetes do tipo 2 acabam por ter seus níveis de açúcar, lipídeos e insulina melhorados.

Doenças cardíacas

O fruto do tomate possui teores de colina, fibra, potássio e vitamina C, substâncias importantes para a manutenção da saúde cardíaca. Além disso, os tomates contêm folato, que ajuda a equilibrar os níveis de homocisteína, que é um aminoácido resultante da degradação de proteínas. Esta substância é investigada por ser responsável pelo aumento de ataques cardíacos e derrames. O equilíbrio dos níveis de homocisteína pelo folato reduz um dos fatores de risco para doenças cardíacas. Não somente a ingestão elevada de potássio está associada à redução de doenças cardiovasculares, mas também por proteger os músculos contra a deterioração, bem como preservação da densidade mineral óssea e redução da produção de cálculos renais.

Pressão arterial

Além disso, o tomate ajuda no controle da pressão sanguínea. A baixa ingestão de sódio, por si só é essencial para a manutenção da pressão sanguínea saudável. Contudo, o aumento da ingestão de potássio tem papel fundamental no alargamento das artérias. O alto consumo de potássio e baixo consumo de sódio estão associados a um risco consideravelmente menor (20%) de mortes, sejam quais forem as causas.

Contraindicações e efeitos colaterais do tomate

Como todo e qualquer alimento possui seus benefícios, sua ingestão podem produzir certos riscos. E um deles está ligado à ingestão de tomates e uso de beta bloqueadores. Pessoas com problemas cardíacos e que usam este tipo de medicamento, devem diminuir a ingestão de tomates, visto que ele aumenta os níveis de potássio no sangue. O alto consumo de tomates, além de poder causar riscos aos cardíacos, pode também ocasionar problemas às pessoas que sofrem de insuficiência renal, visto que o potássio em excesso no sangue pode ser fatal. Pessoas com problemas de refluxo gastroesofágico podem ter seus sintomas aumentados, como azia e vômitos ao ingerir alimentos ácidos, como é o caso do tomate. Contudo, isso varia de pessoa para pessoa.

PODEROSO CHÁ PARA O TRATAMENTO DO CÂNCER Crajiru (Pariri) Chá 15g
ESTIMULANTE SEXUAL MASCULINO PREMIUM Libiforce Man 800mg
ANTIOXIDANTE / FORTALECE O SISTEMA IMUNE Dente de Leão em Cápsulas
CÁLCIO, MAGNÉSIO, VITAMINA D E ZINCO ZMA 3D
PARE DE FUMAR SEM SOFRIMENTO Kit Antitabagismo Natural
Referências
Gong, X., Marisiddaiah, R., Zaripheh, S., Wiener, D., & Rubin, L. P. (2016). Mitochondrial beta-carotene 9, 10 oxygenase modulates prostate cancer growth via NF-kappaB inhibition: a lycopene-independent function. Molecular Cancer Research, molcanres-0075.
Graff, R. E., Pettersson, A., Lis, R. T., Ahearn, T. U., Markt, S. C., Wilson, K. M., … & Loda, M. (2016). Dietary lycopene intake and risk of prostate cancer defined by ERG protein expression. The American journal of clinical nutrition, 103(3), 851-860.
Everything you need to know about tomatoes. Medical News Today.

Comentários

Comentar