Tomate: benefícios e propriedades medicinais do fruto

O tomate (Solanum lycopersicum) é o fruto do tomateiro e faz parte da família das Solanaceae, a mesma das berinjelas, pimentas e pimentões.

Benefícios do tomate

O tomate é um alimento extremamente nutritivo, e visto que quanto mais se consome alimentos vegetais, menores são os riscos de desenvolver câncer, diabetes e doenças cardíacas. No caso do tomate-cereja, por exemplo, a quantidade de betacaroteno é muito maior do que contida no tomate tradicional. Além de prevenir as doenças, a ingestão de frutas e vegetais, promove uma melhor saúde do cabelo, o aumento de energia e diminuição de peso, que diminui consideravelmente o risco de obesidade e mortalidade de forma geral.

Seguir uma dieta com alto teor de água e fibras, como os tomates, auxiliam na hidratação e estimula os movimentos intestinais, e por isso mesmo são frequentemente descritos como um fruto laxativo, embora sejam necessárias mais pesquisas acerca desta característica laxativa dos tomates. O fruto também é uma rica fonte de betacaroteno, licopeno e luteína, poderosos antioxidantes. Conforme demonstrado em estudos, os antioxidantes ajudam na proteção dos olhos contra os danos induzidos pela luz, bem como o desenvolvimento de cataratas e degeneração macular relacionada à idade.

Câncer

O tomate é uma fonte de beta caroteno, mas também de vitamina C e outros antioxidantes. Todos estes componentes são protagonistas no combate à formação de radicais livres, que também são conhecidos por ajudar no desenvolvimento do câncer. Estudos recentes publicados pela revista Molecular Cancer Research descobriram que há uma ligação forte entre a ingestão de grandes quantidades de betacaroteno e a prevenção de câncer de próstata. Outro estudo mostrou que o consumo de betacaroteno reduz o câncer de cólon, bem como a ingestão de fibras de frutas e vegetais têm ligação direta com a diminuição do risco de câncer colorretal.

Crajiru (Pariri) Crajiru (Pariri) O chá de pariri é um poderoso chá para o tratamento do câncer.

Chá de Crajiru (Pariri) - Folhas Selecionadas

As folhas e ramos de crajiru são utilizadas na preparação de um chá medicinal que pode ser benéfico na prevenção e tratamento de vários tipos de câncer e tumores. Também é rico em propriedades anti-hipertensivas, cicatrizantes (útil para a cicatrização de úlceras gástricas), afecções de pele (incluindo psoríase), dentre outras ações curativas. Não possui contraindicações. Produto exclusivo.

Diabetes

No caso de diabéticos, estudos demonstraram que pessoas portadoras de diabetes do tipo 1 e que possuem uma dieta rica em fibras têm níveis mais baixos de glicose no sangue, enquanto pessoas com diabetes do tipo 2 acabam por ter seus níveis de açúcar, lipídeos e insulina melhorados.

Doenças cardíacas

O fruto do tomate possui teores de colina, fibra, potássio e vitamina C, substâncias importantes para a manutenção da saúde cardíaca. Além disso, os tomates contêm folato, que ajuda a equilibrar os níveis de homocisteína, que é um aminoácido resultante da degradação de proteínas. Esta substância é investigada por ser responsável pelo aumento de ataques cardíacos e derrames. O equilíbrio dos níveis de homocisteína pelo folato reduz um dos fatores de risco para doenças cardíacas. Não somente a ingestão elevada de potássio está associada à redução de doenças cardiovasculares, mas também por proteger os músculos contra a deterioração, bem como preservação da densidade mineral óssea e redução da produção de cálculos renais.

Pressão arterial

Além disso, o tomate ajuda no controle da pressão sanguínea. A baixa ingestão de sódio, por si só é essencial para a manutenção da pressão sanguínea saudável. Contudo, o aumento da ingestão de potássio tem papel fundamental no alargamento das artérias. O alto consumo de potássio e baixo consumo de sódio estão associados a um risco consideravelmente menor (20%) de mortes, sejam quais forem as causas.

Contraindicações e efeitos colaterais do tomate

Como todo e qualquer alimento possui seus benefícios, sua ingestão podem produzir certos riscos. E um deles está ligado à ingestão de tomates e uso de beta bloqueadores. Pessoas com problemas cardíacos e que usam este tipo de medicamento, devem diminuir a ingestão de tomates, visto que ele aumenta os níveis de potássio no sangue. O alto consumo de tomates, além de poder causar riscos aos cardíacos, pode também ocasionar problemas às pessoas que sofrem de insuficiência renal, visto que o potássio em excesso no sangue pode ser fatal. Pessoas com problemas de refluxo gastroesofágico podem ter seus sintomas aumentados, como azia e vômitos ao ingerir alimentos ácidos, como é o caso do tomate. Contudo, isso varia de pessoa para pessoa.

ESTIMULANTE SEXUAL MASCULINO PREMIUM Libiforce Man 800mg
PARE DE FUMAR SEM SOFRIMENTO Kit Antitabagismo Natural
ALGA MARINHA RICA EM PROPRIEDADES Fucus em Cápsulas 500mg
PODEROSO CHÁ PARA O TRATAMENTO DO CÂNCER Crajiru (Pariri) Chá 15g
CÁLCIO, MAGNÉSIO, VITAMINA D E ZINCO ZMA 3D

Referências
Gong, X., Marisiddaiah, R., Zaripheh, S., Wiener, D., & Rubin, L. P. (2016). Mitochondrial beta-carotene 9, 10 oxygenase modulates prostate cancer growth via NF-kappaB inhibition: a lycopene-independent function. Molecular Cancer Research, molcanres-0075.
Graff, R. E., Pettersson, A., Lis, R. T., Ahearn, T. U., Markt, S. C., Wilson, K. M., … & Loda, M. (2016). Dietary lycopene intake and risk of prostate cancer defined by ERG protein expression. The American journal of clinical nutrition, 103(3), 851-860.
Everything you need to know about tomatoes. Medical News Today.

Comentários

Comentar