Efeitos colaterais do Tribulus terrestris

O extrato de Tribulus terrestris é muito utilizado na Ásia e na Europa em regimes de exercícios para crescimento e tonificação muscular, sendo um substituto natural eficiente ao uso de anabolizantes na formação e desenvolvimento atlético. Além disso, pode trazer benefícios para homens que desejam melhorar seu desempenho sexual a até mesmo para mulheres que desejam aumentar a libido sem causar efeitos colaterais graves.

Efeitos colaterais do Tribulus terrestris

O Tribulus terrestris é utilizado por pessoas normais, atletas e até mesmo fisiculturistas, vez que é um suplemento capaz de aumentar a produção de hormônio luteinizante e impulsionar os níveis de testosterona de forma segura, ocasionando em um efeito anabólico ao corpo. Contudo, só deve ser consumido na forma de extrato, em cápsulas ou em pó. Os efeitos colaterais associados ao uso do Tribulus terrestris são extremamente raros e geral estão relacionados à digestão e ao aumento dos níveis hormonais no organismo.

Embora a testosterona possa causar estes efeitos potencialmente indesejados, tais como aumento dos níveis de agressividade, maior crescimento de cabelo (os fios de cabelo costumam nasceu um pouco mais espessos) e alargamento da glândula da próstata, o aumento das taxas de testosterona dificilmente é compreendido como um efeito colateral secundário. Mulheres grávidas e lactantes não devem utilizar o suplemento vez que não há estudos suficientes que asseguram o uso do suplemento por mulheres nesta condição. Caso o paciente esteja fazendo uso de qualquer tipo de medicação, é essencial que haja recomendação e supervisão médica.

Aumento dos níveis de testosterona

O Tribulus aumenta os níveis de testosterona do corpo, sendo que a testosterona por si só pode causar efeitos colaterais secundários indesejados, tais como aumento da agressividade, maior crescimento de cabelo (os fios de cabelo costumam nasceu um pouco mais espessos) e alargamento da glândula da próstata.

Dor estomacal leve

O efeito colateral mais relatado pelo uso de Tribulus terrestris é uma leve dor estomacal, que pode vir acompanhado ou não de náuseas. Na maioria dos casos, evita-se o problema consumindo o extrato durante ou logo após as refeições. Outra dica para quem sente incômodos estomacais é consumir o suplemento junto com algum iogurte.

Ginecomastia

Alguns raros apontamentos indicam que o uso de extrato de Tribulus terrestris possa estar ligado ao desenvolvimento da ginecomastia, uma doença benigna que faz com que ocorra alargamento da região da mama em homens. Geralmente a ginecomastia é ligada ao uso de drogas e medicamentos que alteram a regulação normal dos hormônios sexuais, contudo, tais estudos não indicavam que o Tribulus terrestris havia sido responsável diretamente por estes efeitos colaterais.

Interações com outros medicamentos

Não há casos bem documentados sobre a interação do Tribulus terrestris com outros medicamentos, mas o uso não é recomendado para pessoas que sofrem com doenças cardíacas, diabetes, ou quaisquer outros problemas de saúde a longo prazo. O lítio pode interagir com o Tribulus, podendo causar efeitos adversos.

Também pode diminuir a quantidade de açúcar no sangue e por isso, o uso junto com hipoglicemiantes (remédios usados por diabéticos para reduzir os níveis de açúcar no sangue) é contraindicado. Dentre os medicamentos para diabetes que o Tribulus pode causar interação se encontram a glimepirida (Amaryl), glibenclamida (DiaBeta, Glynase PresTab, Micronase), insulin, pioglitazona (Actos), rosiglitazona (Avandia), clorpropamida (Diabinese), glipizida (Glucotrol), tolbutamida (Orinase) e outros.

Referências:
Tribulus. Uses, Side Effects, Interactions and Warning. WebMD.
Journal of Strength and Conditioning Research: The Effect of Five Weeks of Tribulus Terrestris . Pubmed.gov.
Tribulus. Dietary Supplement Label Database. National Institutes of Health.
Tribulus terrestris. Examine.com.

Comentários

15 Comentários

  1. CARLOS ALEXANDRE CERQUEIRA

    Tomei tribulus com maca.peruana, fiz sexo e no periodo do.cair da.noite, me deu muita dor.nos testiculos! Pode ter alguma relacao? Ao fato de.ter.bebido .

  2. Guilherme Vaz

    Gostaria de saber se o Tribulus terrestris tem efeito vasodilatador. Comecei a tomar e depois de algumas semanas amanheci com sangramento no nariz o que em mim ocorre quando faço uso de AAS.

    • Boa tarde,

      Em algumas pessoas, de fato o Tribulus terrestris estimula a vasodilatação, mesma razão pela qual também é indicado para melhorar as funções sexuais. Att.

  3. Rogério

    gente preciso da ajuda de vocês!
    eu estou com o problema de ter o orgasmo na masturbação
    eu bato, gozo mais eu não sinto aquela cócegas prazeroso, ? eu não aguento mais eu estou tomando o tribulus terrestris gostaria de saber quantos dias ele faz efeito pra eu volto a sentir esse prazer gostoso, preciso de ajuda muito quero muito sentir essa cócegas prazeroso ??

  4. João Paulo Lima Arruda

    Olá sou hipertenso a 3 anos e uso loazartana de manhã e a noite.Mesmo sendo hipertenso posso tomar tribulus,já procurei e não acho nada concreto sobre isso.obgd.

  5. Meu marido começou a usar a umas duas semanas e eu percebi que ele está tendo movimento involuntário dos braços e pernas tipo uns arrancos é normal?

  6. ubiratam barreto

    por que quando tomo o tribulos terretris me ataca a hemorroida agressivamente….eu nao descobria o que era,ai resolvi parar de vez com o consumo do tribulos e ja faz quase dois anos que nao tive mais nada……

  7. Douglas Luís rocha

    Se eu tomar uma cápsula cedo e ir dormir e depois for treinar lá pelas uma e dez da tarde e tomar mais uma meia hora antes isso acelerará meu coração pós treino assim q me deitar?

    • Anderson Silva

      Melhor horário pra tomar tribulus terretris é a noite, antes de dormir, pois é durante o sono que o corpo produz mais testosterona

  8. Douglas Luís rocha

    Uso tribulus cedo ou seja uma cápsula e vou dormir. Quando acordo meia hora antes de ir para a academia de musculação tomo mais uma. Porém gostaria de saber se após o meu treino qdo eu já estiver em casa descansando isso pode acelerar meu coração?

  9. Olá! Eu tomo carbamazepina! (Tegretol) pois tenho raramente crises de convulsão, será que o tribulus pode cortar o efeito dessa substância?? Obrigado

Comentar