Efeitos do Tribulus terrestris para a mulher

O Tribulus terrestris pode trazer uma série de benefícios para a mulher, vez que o suplemento demonstrou capacidade de equilibrar os hormônios, levando ao aumento de libido, melhora do desempenho sexual e aumento dos índices de fertilidade. Além disso, o Tribulus é utilizado por mulheres de forma complementar no tratamento da menopausa e tensão pré-menstrual.

Benefícios do Tribulus para a mulher

O Tribulus terrestris é um suplemento utilizado por atletas e fisiculturistas para aumentar a capacidade física e resistência. Ao contrário de que muitas pessoas pensam, nem todos os hormônios femininos são produzidos pelos ovários. Avaliações laboratoriais indicaram que o organismo pode usar o fitoestrógenos para criar hormônios, sendo que o Tribulus terrestris pode ajudar a balancear os níveis hormonais do corpo da mulher, podendo ser uma cura natural para os “calores da menopausa”.

O Tribulus aumenta a secreção de hormônio luteinizante (LH) no corpo. O LH é produzido naturalmente e mantém a produção de testosterona e, portanto, ajuda a pessoa a ganhar força muscular e sexual. O Tribulus terrestris é uma planta originária da Índia recomendada no tratamento da infertilidade, baixa libido e impotência sexual, possui como principal principio ativo a protodioscina.

Menopausa e climatério

Um ensaio clínico duplo-cego randomizado e controlado avaliou dos efeitos do Tribulus terrestris na sexualidade de mulheres no climatério. 60 mulheres com disfunção sexual após a menopausa foram divididas em dois grupos (grupo placebo e grupo tribulus), avaliadas através dos questionários Quociente Sexual – Versão Feminina (QS-F) e Female Intervention Efficacy Index (FIEI).

Após noventa dias, concluiu-se que o Tribulus terrestris demonstrou ser efetivo no tratamento das queixas sexuais das mulheres após a menopausa, havendo diferença significativa nos aspectos desejo e interesse sexual, preliminares, excitação da mulher, sintonia com o parceiro e no aspecto conforto na relação sexual entre os ambos os grupos. O aspecto orgasmo e satisfação sexual não houve diferença significante.

No questionário FIEI houve melhora significante na lubrificação vaginal durante o coito e/ou preliminares, na sensação nas genitálias durante a relação sexual ou outros estímulos, na sensação na área genital, nas relações sexuais e/ou outras estimulações sexuais e na capacidade de ter orgasmo. Quanto aos efeitos colaterais não houve diferença significante entre os dois grupos.

Efeitos colaterais do Tribulus terrestris para mulheres

A falta de estudos mais conclusivos levantou dúvidas sobre a segurança do uso de Tribulus durante a gravidez. As alterações nos níveis hormonais têm a possibilidade de interferir com o andamento normal da gestação, que faz com que a maioria dos médicos aconselhem a descontinuação do uso de suplementos á base de Tribulus durante a gravidez e amamentação.

O organismo de algumas mulheres pode não reagir da forma esperada com a suplementação de Tribulus, dando início ao aparecimento de efeitos colaterais, tais como a agressividade. Nestes casos, é recomendado que a utilização do suplemento seja interrompida.

Referências:
Postigo, Sóstenes, Sônia Maria Rolim Rosa Lima, Silvia Saito Yamada, Benedito Fabiano dos Reis, Gustavo Maximiliano Dutra da Silva, and Tsutomu Aoki. “Assessment of the effects of Tribulus terrestris on sexual function of menopausal women.” Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia/RBGO Gynecology and Obstetrics 38, no. 03 (2016): 140-146.
Tribulus. Uses, Side Effects, Interactions and Warning. WebMD.
Journal of Ethnopharmacology: The Aphrodisiac Herb Tribulus Terrestris Does Not Influence the Androgen. Pubmed.gov.
Taavoni, S., et al. “Post menopausal women’s sexual satisfaction: Effect of oral capsule of mixed Tribulus Terrestris, Zingiber Officinale, Crocus Sativus and Cinnamomum Verum: A randomized controlled clinical trial.” European Psychiatry 33 (2016): S593-S594.
USDA. United States Departament of Agriculture. Tribulus terrestris L. Puncture Vine.

Comentários

6 Comentários

  1. Lucia Ferraz

    Tenho 56 anos, gostaria de saber se tribulus terrestris vai aumentar o libido por causa da menopausa fiquei sem Apetite, tomo remédio de pressão, tem alguma contra indicação Obrigada

  2. Michelle Mathias

    Boa noite. Estou entrando na fase dos calores da menopausa tenho epilepsia e gostaria de saber se posso tomar o Tribulus para me ajudar nessa fase de calores . Não posso fazer reposição hormonal por ter muitos familiares próximos com câncer e alguns já até faleceram desta doença.
    Agradeço imensamente à atenção. Gostaria de obter uma resposta. Bom final de semana.
    Michelle Mathias.

  3. Michelle

    Boa tarde. Estou na pré menopausa. O que tenho sentido até agora são os calores que vem e vão . Tenho epilepsia gostaria de saber se posso tomar o Tribulus, também pq não posso tomar hormônios por ter muitos familiares com câncer.
    Agradeço desde já a atenção.

    Michelle Mathias.

  4. Olá eu quero mas como toma e pra sempre ou tomo uma vez e para , eu quero perde gordorã e ganha massa

  5. Eunice Pereira Batista

    Comprei tribulus terrestre para calor da menopausa como devo tomar ? Tem alguma contra indicação?

Comentar