Utilizado desde o início da década de 1990 para aumentar o desempenho esportivo, foi notado que o Tribulus terrestris também pode ser uma alternativa natural para o tratamento da impotência sexual (disfunção erétil), bem como para aumentar os níveis de testosterona, além de estar relacionado ao aumento da libido e força da ereção e tratamento da infertilidade.
O uso do Tribulus terrestris para curar a impotência sexual
Com o aumento da testosterona, há muitas vezes o consequente aumento do impulso sexual, libido e qualidade seminal (qualidade do sêmen). O Tribulus provoca vasodilatação na região genital, produzindo efeito sobre a ereção, o que faz com que seja um “viagra” natural. Além disso, aumentar a produção de hormônio luteinizante e impulsionar os níveis de testosterona sem apresentar perigo ao corpo e proporciona aumento de força e melhora do desempenho atlético, razão pela qual é utilizado por atletas e fisiculturistas.
O Tribulus terrestris contém protodioscina, responsável por desencadear a liberação de óxido nítrico no tecido dos corpos cavernosos e por produzir aumentos significativos nos níveis dos hormônios testosterona, diidrotestosterona e dehidroepiandrosterona em estudos realizados em animais. Estudos com humanos confirmaram que o Tribulus realmente aumenta os níveis de testosterona, as funções eréteis, o volume e a qualidade do esperma, a ejaculação precoce, a libido e o desejo sexual.
Além disso, o fato do Tribulus terrestris aumentar os níveis de testosterona de forma natural têm mostrado excelentes resultados no maior impulso sexual, sendo muito mais fácil de obter e manter ereções. Contudo, no caso da impotência sexual psicológica (disfunção erétil psicológica) e na ejaculação precoce psicológica há o risco do extrato de Tribulus terrestris possuir um efeito placebo.
Protodioscina e impotência sexual
Um estudou investigou do tratamento oral do extrato de Tribulus terrestris no tecido isolado de corpus cavernosa de coelhos brancos da Nova Zelândia e determinou o mecanismo pelo qual a protodioscina (PTN), um constituinte do Tribulus terrestris, exerce seus efeitos farmacológicos. Vinte e quatro coelhos foram divididos aleatoriamente em 4 grupos experimentais de 6 cada. o grupo I serviu como controle. Os grupos II, III e IV foram tratados com o extrato em níveis de dose diferentes (2,5 mg/kg, 5 mg/kg e 10 mg de peso corporal/kg, respectivamente). O extrato de Tribulus terrestris foi administrado por via oral, uma vez por dia, durante um período de 8 semanas.
Ao final do estudo, os coelhos foram sacrificados e seus tecidos penianos foram isolados para avaliar as respostas de contração e relaxamento com agentes farmacológicos e estimulação com campo elétrico (EFS). As respostas relaxantes para a estimulação com campo elétrico, acetilcolina e nitroglicerina em tecidos pré-contraídos com noradrenalina de grupos tratados mostraram um aumento no relaxamento de uma natureza dependente da concentração em comparação com a dos tecidos do grupo de controle. No entanto, a contratura, a resposta anti-erétil de corpus tecido cavernoso para noradrenalina e histamina não mostrou nenhuma mudança significativa entre o tratamento e os grupos de controle.
As respostas relaxantes para a acetilcolina , nitroglicerina e estimulação por campo elétrico foram de 10%, 24% e 10% respectivamente, comparado com os respectivos valores de controle e da falta de um tal efeito sobre a resposta contrátil à noradrenalina e histamina indicam que a protodioscina possui atividade pro-erétil. O efeito relaxante melhor observado é provavelmente devido ao aumento na liberação de óxido nítrico de as terminações nervosas do endotélio e vias nitrérgicas, que podem ser responsáveis por suas propriedades como um afrodisíaco/estimulante sexual.
Esteroide seguro
O extrato do Tribulus é rotulado como um esteroide natural seguro à base de ervas. Tal denominação é compreensível, vez que os esteroides possuem efeitos muito mais fortes sobre a testosterona e, portanto, muito mais perigosos. Com o Tribulus terrestris é possível aumentar naturalmente os níveis de testosterona até o limite para além do aumento da massa muscular, dos órgãos internos e de possíveis células pré-cancerosas.
Desta forma, o uso de esteroides (anabolizantes) pode levar a efeitos colaterais adversos permanentes. Também foi comprovado através de estudos científicos que em longo prazo, o uso de esteroides artificiais para uso sexual danifica o órgão genital e gera disfunções, ao contrário do que vem se descobrindo sobre o Tribulus, que por si só ajuda o corpo a manter o nível ideal de testosterona no corpo e, portanto, ajuda a prevenir e curar a impotência sexual (disfunção erétil) e outras disfunções sexuais.
2 comentários
Um garoto com os níveis de testosterona abaixo de 800 e com falta de disposição e energias poderia tomar ?
Sou hipertenso mais mantenho a pressão controlada cm o uso de lozartana,mesmo assim posso tomar tribulus terrestris?