Trigo sarraceno: saiba para que serve

Trigo-sarraceno (trigo-mourisco) - Fagopyrum esculentum

Conheça os benefícios, efeitos e propriedades medicinais da farinha e do mel de trigo sarraceno (Fagopyrum esculentum), também chamado de trigo mourisco.

Atualizado em 20/09/2022

O trigo sarraceno (Fagopyrum esculentum), também conhecido como trigo mourisco e buckwheat (inglês), possui sabor de noz agradável e baixo índice glicêmico. O mel de trigo mourisco (trigo sarraceno) é usado há muitas décadas nos Estados Unidos.

Benefícios do trigo-sarraceno

O trigo sarraceno é muito popular no Japão (um dos países com menores índices de câncer no mundo) e em algumas regiões da China, onde a rica dieta faz com que a população apresente níveis excepcionalmente baixos de colesterol total. O trigo é rico em fibras insolúveis (cerca de 4,5g/copo) que podem prevenir o aparecimento de cálculos biliares. Acredita-se que a fibra insolúvel acelera o tempo de transição do alimento pelo intestino e reduz a secreção de ácidos biliares (quantidades altas contribuem para a formação de cálculos biliares), além de aumentar a sensibilidade à insulina e reduzir as gorduras no sangue.

Ao evitar a formação de plaquetas no sangue, o trigo sarraceno pode desempenhar um papel importante em qualquer plano de proteção do coração. Além disso, ao encolher partículas da lipoproteína de baixa densidade perigosas (colesterol ruim), os torna menos propensos a furar a parede das artérias, reduzindo ainda mais o risco de ataque cardíaco ou derrame.

O trigo sarraceno não possui glúten

O trigo sarraceno é livre de glúten, sendo uma boa opção para pessoas que possuam sensibilidade ao glúten ou alguma doença celíaca. As dietas com trigo sarraceno são associadas a um menor risco de desenvolvimento de pressão alta, muito em parte a sua rica composição e concentração de flavonoides, principalmente a rutina, que inclui as catequinas do chá verde e os polifenóis do vinho tinto. Os flavonoides são fitonutrientes que protegem contra doenças, estendem a ação da vitamina C e agem como antioxidantes.

Quercitina e rutina

A quercetina e a rutina são substâncias promissoras para a ciência, vez que podem dificultar a ligação de células cancerígenas à células saudáveis, reduzindo os danos ao DNA. O grande potencial do trigo sarraceno contra o câncer é apontado justamente a sua integridade suplementar. O trigo sarraceno também é rico em magnésio, substância que relaxa os vasos sanguíneos, melhorando o fluxo de sangue e o transporte de nutrientes enquanto auxilia na redução da pressão arterial, contribuindo para um sistema cardiovascular saudável.

A rutina presente no trigo sarraceno desempenha ainda outro papel protetor, vez que trabalha em conjunto com outros compostos, prevenindo a formação de plaquetas sanguíneas e ajudando a encolher as partículas da lipoproteína de baixa densidade (colesterol ruim ou colesterol LDL) ao mesmo tempo que não afeta negativamente os níveis da lipoproteína de alta densidade (colesterol bom ou colesterol HDL).

FIGAPRO

Figapro é o suplemento alimentar mais utilizado no Brasil para auxiliar a eliminar gordura do fígado e melhorar o funcionamento do sistema digestivo.

Benefícios do mel de trigo mourisco

Mel de abelha

Mel

O mel de trigo mourisco é uma grande fonte de ferro e seu melaço escuro é prova de uma maior disponibilidade de antioxidantes naturais, como o ômega-3. Algumas abelhas nos Estados Unidos ao polinizarem tais flores e produzirem mel, fizeram com que especificamente este mel de abelha fosse valorizado por seu melaço escuro e sabor maltado, com sabor previsível e consistente. Este mel de trigo mourisco apresenta bons resultados para o tratamento de tosses, dores de garganta e auxiliando em uma noite de sono tranquila.

O mel de abelha produzido através das flores do trigo mourisco é um antitussígeno muito efetivo na medicina natural, sendo inclusive uma alternativa para o alívio da tosse em crianças, especialmente para substituir medicamentos para a tosse dextrometorfano, não recomendado para menores de 6 anos de idade pelo FDA (Food and Drug Administration, órgão regulador de alimentos e medicamentos nos EUA). Ao comprar o mel de trigo sarraceno, deve ser consumido o mel cru, que deve ser evitado ser consumido em chás quentes ou qualquer outro de preparos que elevem a temperatura do mel, vez que algumas propriedades podem ser perdidas neste processo.

O mel de trigo-sarraceno melhora a qualidade do sono

Um estudo realizado no ano 2007 pelo Dr. Ian Paul, pesquisador do Penn State College of Medicine e publicado no Archives of Pediatrics and Adolescent Medicine constatou que crianças que receberam uma pequena dose de mel do trigo mourisco antes de dormir tiveram uma noite de sono melhor. A pesquisa envolveu 105 crianças entre dois e dezoito anos em estudo randomizado e parcialmente cego (o mel não foi administrado a crianças menores de 2 anos de idade).

Na primeira noite, os pais respondiam perguntas sobre o sono de seus filhos e os sintomas após a primeira noite, durante a qual não havia tratamento. Na segunda noite, as crianças receberam mel aromatizado e xarope para a tosse, mel de trigo sarraceno, ou nada. Ficou claro que as crianças que receberam o mel dormiram melhor com menos sintomas. O pesquisador também observou que o mel de trigo é geralmente menos caro do que os medicamentos farmacêuticos e não possui nenhum dos efeitos colaterais como tonturas ou sonolência. O mel mais escuro tem mais antioxidantes do que o mel mais claro e possui mais chance de apresentar melhorias nas condições de saúde.

Melhora os sintomas da tosse

O jornal The Journal of Pediatrics, em maio de 2008 deu a sua avaliação deste estudo, considerando o estudo válido e bem executado. O Dr. Ian Paul foi capaz de demonstrar que o mel foi significativamente superior a qualquer tratamento para a melhoria da severidade da tosse (47,3% de redução pelo trigo sarraceno contra 24,7% de medicamentos convencionais) e uma melhora dos sintomas gerais (redução de 53,7% no trigo mourisco contra 33,4% dos remédios farmacêuticos). Os resultados deste estudo sugerem que o mel é o melhor tratamento para reduzir a frequência da tosse e melhorar O mel de trigo mourisco, assim como quase todos os tipos de mel de boa qualidade são bons remédios naturais para tosse, possui boas propriedades medicinais. A Fagopyrum esculentum faz parte da família Polygonaceae.

Referências:
Paul, Ian M., et al. “Effect of honey, dextromethorphan, and no treatment on nocturnal cough and sleep quality for coughing children and their parents.” Archives of pediatrics & adolescent medicine 161.12 (2007): 1140-1146.
Honey A Better Option For Childhood Cough Than Over The Counter Medications. Science Daily.
Al-Snafi, Ali Esmail. “A review on Fagopyrum esculentum: A potential medicinal plant.” IOSR Journal of Pharmacy 7.3 (2017): 21-32.
Watanabe, Mitsuru, Yasuo Ohshita, and Tojiro Tsushida. “Antioxidant compounds from buckwheat (Fagopyrum esculentum Möench) hulls.” Journal of Agricultural and Food Chemistry 45.4 (1997): 1039-1044.
Watanabe, Mitsuru. “Catechins as antioxidants from buckwheat (Fagopyrum esculentum Moench) groats.” Journal of Agricultural and Food Chemistry 46.3 (1998): 839-845.