Vitaminas e minerais para aumentar a libido


Uma boa dieta com a ingestão adequada de vitaminas e minerais é fundamental para proporcionar uma boa saúde e manter todos os sistemas do corpo funcionando de maneira correta. Uma dieta equilibrada também é capaz de aumentar a libido, uma das principais responsáveis pelo desejos de homens e mulheres.


Vitaminas e minerais para aumentar a libido sexual

Atualmente, a dieta da maioria das pessoas é deficiente, sendo muitas vezes composta por alimentos industrializados pobres em nutrientes ou que não são facilmente absorvidos pelo organismo. Desta forma, consumir vitaminas e nutrientes nas quantidades ideais pode ser benéfico não tão somente para melhorar a saúde e qualidade de vida, mas também fornecem uma fonte essencial para uma vida sexual ativa e plena. Tais micronutrientes são cruciais para manter uma reprodução saudável e uma libido sempre nos níveis recomendados.

Os polivitamínicos especialmente importantes para estimular a libido e melhorar condições relacionados ao estresse, exaustão mental, fadiga e saúde mental, além de até mesmo influenciar positivamente no combate à ingestão excessiva de álcool e tabagismo. Aliada à um estilo de vida saudável, as vitaminas e minerais em quantidades ideias incluídas na dieta podem significar um grande aumento no desejo e desempenho sexual.

L-arginina

Arginina
Arginina

Conhecido como “viagra da natureza”, a l-arginina não só reforça o sistema imunológico e aumenta os hormônios de crescimento, como aumenta a quantidade de óxido nítrico no corpo, fator crucial para a realização de uma ereção. Um estudo publicado em 1994 mostrou uma melhora de 80% na função erétil dos homens que consumiram 2,8 gramas de arginina por dia por um período de duas semanas.

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Magnésio

Magnésio
Magnésio

O magnésio é um mineral importante para a produção de hormônios sexuais, como andrógenos, estrogênios e neurotransmissores que modulam o desejo sexual (tais como dopamina e norepinefrina). O manganês também promovo força e resistência muscular, além de estar envolvido no transporte de oxigênio nos tecidos musculares, fator importante estimular e manter uma ereção consistente.

Manganês

Manganês
Manganês

O metabolização hormonal feminina depende do manganês que, quando deficiente, pode reduzir significativamente a fertilidade nas mulheres. O manganês possui efeito positivo na libido, aumentando os níveis de energia, além de aumentar a capacidade do cérebro de receber e enviar mensagens. Da mesma forma, auxilia os órgãos reprodutivos a funcionarem adequadamente devido ao efeito sobre tecidos e nervos.

Selênio

Selênio
O selênio é uma ótima fonte de nutrientes para o organismo.

O selênio é importante para a produção de esperma e motilidade. Cerca de 50% da quantidade de selênio no homem está concentrada nos ductos seminais e testículos. Desta forma, os homens perdem quantidades consideráveis de selênio no sêmen. Consumir selênio suficiente é vital para o desempenho sexual máximo. Para as mulheres, o mineral é vital para garantir a produção de óvulos saudáveis.

Tirosina

Tirosina
Tirosina

A l-tirosina apoia neurotransmissores no cérebro. Sendo um aminoácido ou bloco de construção de proteína, a tirosina é frequentemente usada para aliviar a depressão, que pode ser um bloqueio importante para o desejo e o prazer sexual normais. Além disso, tirosina diminui as reações ao estresse, estimula o desejo e possui propriedades afrodisíacas.

Vitamina A

Vitamina A (Retinol)
Vitamina A (Retinol)

O retinol (vitamina A) ajuda a regular a síntese do hormônio sexual progesterona. Além disso, é importante para a produção de estrogênio e testosterona. O retinol regula o aumento da libido, além do desenvolvimento e a reprodução ativando genes em resposta a desencadeadores de hormônios sexuais. Quantidades adequadas de vitamina A podem significar espermas saudáveis e virilidade. Além disso, o retinol mantém a saúde dos tecidos epiteliais que alinham todas as superfícies externas e internas do corpo, incluindo os revestimentos da vagina e do útero em mulheres.

Vitamina B

Vitaminas do Complexo B
Vitaminas do Complexo B

Todas as vitaminas do complexo B estão envolvidas com a produção de energia, metabolismo e síntese de hormônios. As vitaminas B podem ser o nutriente mais importante para a função saudável dos nervos. A falta de função sensorial pode conduzir diretamente à insatisfação na relação sexual. Níveis mais baixos de vitaminas do tipo B significam níveis mais baixos de hormônios sexuais e menor libido. Um estudo realizado na Universidade de Hong Kong mostrou que os homens que fizeram a ingestão diária de niacina (vitamina B3), conseguiram manter a ereção durante toda a relação. Isso se deve ao grande poder que a substância possui na atuação de melhorar a circulação, facilitando assim o aporte de sangue para o pênis, fundamental para a rigidez.

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Vitamina C

Vitamina C
Vitamina C

O ácido ascórbico participa na síntese dos hormônios críticos que estão envolvidos no sexo e fertilidade, nomeadamente: andrógeno, estrogênio e progesterona. Estudos recentes revelaram que a vitamina C ascórbica poderia melhorar a produção de óxido nítrico. O óxido nítrico é importante na ereção para homens e maior sensibilidade sexual nos órgãos genitais para mulheres.

Vitamina E

Vitamina E
vitamina E

A vitamina E é um poderoso antioxidante antienvelhecimento que protege as membranas celulares de danos nos radicais livres. O tocoferol é necessário para a síntese de hormônios e substâncias semelhantes a hormonas conhecidas como prostaglandinas. A vitamina E desempenha um papel fundamental na produção de hormônios sexuais, vez que protege os mesmos da degradação e oxidação.

Zinco

Zinco
Zinco

O zinco é um mineral essencial para uma função sexual saudável e a saúde dos órgãos sexuais. Nos homens, é altamente concentrado nos espermatozoides e próstata. Isso ocorre porque o zinco é necessário para a produção de testosterona, bem como vários hormônios envolvidos com a função genital. O zinco é muito usado para tratar a infertilidade. Os níveis baixos de zinco foram correlacionados com a maturação sexual atrasada, níveis mais baixos de testosterona e qualidade do sêmen, prostatite (infecções da próstata), infertilidade e disfunção sexual.

Referências:
10 Natural Libido Boosting Vitamins and Minerals.
Natural Sex Boosters: Can You Rev Up Your Libido? – WebMD
Audet, I., et al. “Effect of vitamin supplements on some aspects of performance, vitamin status, and semen quality in boars 1 2.” Journal of animal science 82.2 (2004): 626-633.
Yousef, M. I., G. A. Abdallah, and K. I. Kamel. “Effect of ascorbic acid and vitamin E supplementation on semen quality and biochemical parameters of male rabbits.” Animal Reproduction Science 76.1-2 (2003): 99-111.
Kolodziej, Anita, and Eugenia Jacyno. “Effect of dietary selenium and vitamin E supplementation on reproductive performance of young boars.” Electronic Journal of Polish Agricultural Universities 7.4 (2004).

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