Abóbora: saiba para que serve a semente

Abóbora - Cucurbita pepo

Conheça os benefícios, efeitos colaterais, indicações, modos de uso e propriedades medicinais da fruta, óleo e das sementes de abóbora (Cucurbita pepo).

ATUALIZADO EM Atualizado em 16/10/2022

A abóbora (Cucurbita pepo) é também conhecida como aboboreira, abrobra, jerimum, jerimunzeiro, gerimum, girimum, abóbora-amarela, abóbora-grande, abóbora-italiana, abóbora-moranga, abóbora-quaresma, abobreira-grande, cabaceira, cucurbita, pumpkin (inglês), abobra (espanhol), courge (francês), peperone (italiano), dentre outros nomes populares. Inclui os sinônimos botânicos Cucurbita courgero, Cucurbita elongata, Cucurbita esculenta e Cucurbita ovifera.

Benefícios da abóbora

As partes utilizadas medicinalmente são as sementes, flores, polpa e folhas. As sementes de abóbora são consideradas uma das mais nutritivas disponíveis na natureza e possuem altas quantidades de esteróis vegetais, que reduzem o colesterol LDL. Para usufruir dos benefícios das sementes, basta ingerir uma quantidade equivalente a um quarto da xícara por dia. O óleo da abóbora é uma fonte nutritiva de vitaminas e minerais como o ácido linoleico e os ácidos graxos ômega-3 e ômega-6, que aumentam a energia, o foco mental e a vitalidade geral. As sementes de abóbora também contém boa quantidade de vitamina A, vitamina K e ácido fólico, além de vitamina B3. São ricas em minerais como fósforo, potássio, magnésio, e possuem pequena quantidade de cálcio, ferro, selênio, sódio e zinco.

O óleo e as sementes de abóbora tem sido tem sido utilizadas desde os tempos dos antigos no tratamento e cicatrização de peles danificadas por queimaduras e feridas. Também podem ser úteis para pessoas com osteoporose e artrite, vez que ajuda a diminuir a deterioração da densidade mineral óssea e reduz a inflamação, respectivamente. As sementes de abóbora possuem propriedades para combater a ansiedade e depressão, vez que contém l-triptofano, um composto antidepressivo natural. O óleo verde grosso feito a partir dessas sementes têm propriedades emolientes, calmantes e laxantes. A abóbora proporciona benefícios para os pulmões e mucosas, além de ser utilizado para tratar a síndrome do intestino irritável. Ela também pode diminuir o risco de contrair pedras nos rins, além de eliminar parasitas e vermes do corpo.

Benefícios da abóbora para a saúde do homem

As sementes de abóbora também podem melhorar a saúde da próstata e ajudar com a micção difícil provocada pelo aumento da próstata. É também usado como tratamento para a nefrite e outras condições associadas com o sistema urinário. Alguns estudos também sugerem que as sementes melhorar a função da bexiga. As sementes contêm uma grande concentração de fitoquímicos chamados cucurbitacinas.

A abóbora é mais conhecida pelo efeito que exerce no combate a expansão da hiperplasia benigna da próstata (HBP). Um estudo de um ano de duração foi realizado em 2000 com 476 pacientes que possuíam sintomas do trato urinário inferior (LUTS), nome dado ao conjunto dos sintomas obstrutivos e irritativos da hiperplasia prostática benigna, condição que afeta aproximadamente 40% dos homens mais velhos e compreende diversas queixas que podem afetar o armazenamento e esvaziamento da bexiga urinária. Foi observada uma melhora considerável nos sintomas da HPB dos pacientes tratados com Curcubita pepo em comparação ao grupo placebo. Apenas 5 dos 476 participantes do estudo apresentaram reações adversas que poderiam ter sido relacionados com o uso das sementes, incluindo dores de cabeça e estômago, ondas de calor e queixas gastrointestinais.

Contraindicações e efeitos colaterais da abóbora

Ao utilizar as sementes de abóbora combinado com diuréticos, um profissional da saúde deverá ser consultado.

História e curiosidades

Acredita-se que as abóboras sejam nativas da América do Norte. O mais antigo registro foi encontrado no México e datado em cerca de 5.500 a.C. Nos Estados Unidos, o vegetal é extremamente popular devido às suas propriedades medicinais e nutritivas, sendo inclusive sendo um dos maiores símbolos da tradição americana do Halloween. As abóboras fazem parte da família das Cucurbitáceas.

Referências: Ghedira, K., and P. Goetz. “Cucurbita pepo L.(Cucurbitaceae) Graine de courge ou citrouille.” Phytothérapie 11.1 (2013): 46-51. RoehrbornCG and McConnell JD: Etiology, pathophusiology, epidemiology, and natural history of benign prostatic hyperplasia. Campell’s Urology. WB Saunders Co 2002; chapt 38, p1309.
Ratnam, Neel, M. Naijibullah, and M. D. Ibrahim. “A review on Cucurbita pepo.” Int J Pharm Phytochem Res 9 (2017): 1190-4.
Gohari, Ardabili A., Reza Farhoosh, and KHODAPARAST MH HADDAD. “Chemical composition and physicochemical properties of pumpkin seeds (Cucurbita pepo Subsp. pepo Var. Styriaka) grown in Iran.” (2011): 1053-1063.
Younis, Y. M. H., Seniat Ghirmay, and S. S. Al-Shihry. “African Cucurbita pepo L.: properties of seed and variability in fatty acid composition of seed oil.” Phytochemistry 54.1 (2000): 71-75.