Ban-chá (bancha): Camellia sinensis

Ban-chá (bancha) - Camellia sinensis

Conheça os benefícios, efeitos e propriedades medicinais do ban-chá, obtido da Camellia sinensis (chá verde), indicado para melhorar muitas condições de saúde.

Atualizado em 16/10/2022

O ban-chá é um chá verde japonês, obtido por meio da Camellia sinensis (chá-verde). A diferença é que é colhido a partir do segundo período de sencha, entre o verão e o outono. Comumente, o ban-chá é oferecido em restaurantes no Japão enquanto os clientes estão esperando por sua comida. Além disso, é muito popular o consumo no ambiente de trabalho.

Benefícios do ban-chá

Nutricionistas sugerem que ban-chá possui propriedades desintoxicantes e não contém efeitos nocivos. Consumir o chá regularmente mantém o fígado e o rim longe de fatores que possam causar estresse oxidativo e auxilia na eliminação de resíduos tóxicos do organismo. Além disso, uma xícara de chá banchá fresco consumido após o almoço, ajuda a restaurar baixos níveis de energia, vez que a bebida é rica em cafeína.

O chá é rico em minerais como folato, flúor e selênio, que combinados funcionam para restaurar as capacidades mentais, combatendo fatores associados à ansiedade e ao estresse. O consumo regular também aumenta a concentração e proporciona sensação de bem-estar. A vitamina C, presente no ban-chá, é conhecida por auxiliar na saúde da pele. Além disso, o chá de ban-chá pode fornecer a quantidade adequada de umidade para a pele, que acabará por retardar o aparecimento de linhas finas, rugas e flacidez da pele. Quando consumido diariamente, ajuda a rejuvenescer as células da pele danificadas, deixando a pele clara e radiante. Além disso, a vitamina C aumenta a resistência do sistema imunológica, prevenindo contra o aparecimento de gripes e resfriados.

O banchá pode prevenir contra o câncer

Um estudo mostrou que o ban-chá contém componentes que podem combater as células cancerígenas e impedir sua disseminação pelo corpo. O chá pode prevenir a ocorrência de câncer de bexiga, esôfago e pâncreas. Contudo, mais estudos são necessários para demonstrar tal eficácia.

Diabetes

Nutricionistas recomendam o consumo do ban-chá na dieta de pessoas com diabetes, vez que a bebida não contém calorias e é isenta de açúcar. Além disso, o chá tem potencial para equilibrar os níveis de glicose na corrente sanguínea, reduzindo os picos de insulina.

Doenças cardíacas

Ban-chá (bancha) - Camellia sinensis

Ban-chá (bancha) – Camellia sinensis

Nutricionistas recomendam consumir pelo menos uma xícara de chá ban-chá para pacientes cardíacos. O chá é capaz de dilatar as artérias constritas, permitindo que o sangue flua sem obstrução. Problemas com artérias estreitadas frequentemente resultam em coagulação do sangue que leva a vários problemas cardiovasculares, como derrame e ataque cardíaco. Apesar disso, é necessário consultar um cardiologista para evitar mais problemas cardiovasculares debilitantes.

Emagrecimento

O consumo de 2 a 3 xícaras de chá ban-chá facilita o processo de queima de gordura corporal. Assim, pode se tornar uma fonte ideal para perder alguns quilos extras. As enzimas encontradas promovem atividade biliar que fortalecem o sistema digestivo e aumentam a taxa metabólica. Quando consumida regularmente, ambas as funções ajudarão na perda de peso sem precisar de esforços significativos.

Tomar ban-chá pode melhorar a saúde bucal

Enriquecido com catequinas, o ban-chá é uma excelente fonte quando se trata de manter a saúde bucal. O nutriente encontrado é considerado um antisséptico que ajuda a evitar infecções que contribuem para vários problemas bucais. Além disso, enxaguar a boca duas vezes ao dia com o chá de ban-chá pode prevenir o aparecimento de infecções orais.

Contraindicações e efeitos colaterais do ban-chá

Segundo o Medline Plus, antibióticos contendo quinolona podem interferir na capacidade normal organismo em quebrar a cafeína e eliminá-la do corpo. A combinação de chá-verde e o antibiótico quinolona aumenta a ingestão de cafeína ao mesmo tempo que reduz seu processamento, o que pode causar efeitos colaterais, incluindo aumento da frequência cardíaca, dor de cabeça e nervosismo.

Referências:
NCBI: Chinese Medicine: “Beneficial Effects of Green Tea: A Literature Review”
University of Michigan Health System: “Bowel Function Anatomy”
MedlinePlus: “Caffeine”
Green Tea and Bowel Movements. Livestrong.
10 Amazing Health Benefits Of Bancha Twig Tea. StyleCraze.
20 Impressive Health Benefits of Bancha Tea. Dr Health Benefits.