Baunilha: benefícios e propriedades medicinais


A baunilha (Vanilla planifolia) é uma planta medicinal também conhecida como vanila, vanilla e vanille. Inclui o sinônimo botânico Vanilla pompona. Pertence à família das orquídeas (Orchidaceae).


Benefícios da baunilha

A baunilha possui propriedades emenagogas, estimulantes, aromatizantes, afrodisíacas e carminativas. Pode agir como afrodisíaco e causa irritação uretral temporária. Dentre as principais propriedades da baunilha se destaca o seu efeito na diminuição da febre e de espasmos musculares. Outro fato muito conhecido é seu efeito contra a proliferação de cáries. Possui ações antimicrobianas e antioxidantes, que garantem a proteção do organismo contra os efeitos nocivos dos radicais livres, responsáveis por doenças como o câncer.

Apesar de ser muito rara de ser encontrada à venda em sua forma natural, sua essência é muito popular e fácil de ser encontrada. É muito usada em perfumes e cosméticos. Na culinária, é muito utilizada como condimento para doces, chocolates, sorvetes, pudins, açúcar e licores, além de ser usada como aromatizante em xaropes pela indústria farmacêutica. A baunilha possui diversos constituintes químicos como ácidos vanilil etílico, ceras, cinamato, fermentos, furfurol, gorduras, taninos, álcool etílico, resinas e açucares. Sua substância mais relevante é a vanilina, que confere aroma à planta e é usada tanto para culinária, quanto pela indústria farmacêutica.

Tintura de baunilha

Apesar de baunilha ser uma planta relativamente difícil de ser encontrada em sua forma natural, você pode preparar sua tintura caso tenha acesso.

Ingredientes

  • 15 gramas de baunilha, em seu formato de vagens e cortadas.
  • ½ litro de álcool 90°.

Modo de preparo

  • Misture os dois ingredientes em um recipiente.
  • Deixe a mistura em descanso por cerca de 15 dias.
  • Após este período filtre a tintura.
Antidiabéticos Insulinas VegetaisAntidiabéticos que agem como hipoglicemiantes e insulinas vegetais
Tônicos Emagrecedores Suplementos naturais para inibir o apetite e queimar gorduras
Antirreumaticos Antirreumáticos Suplementos naturais para aliviar dores articulares, artrite, artrose, gota e reumatismo.
Melatonina MelatoninaDurma melhor e com mais qualidade. Adquira o hormônio do sono.
Libiforce Libiforce Man Estimulante sexual masculino sem contraindicações. Fórmula exclusiva.

Contraindicações e efeitos colaterais da baunilha

Não há estudos que confirmem a sua ação sob mulheres grávidas e lactantes, desta forma, não se recomenda o uso nestas condições. O óleo essencial puro pode causar efeitos neurotóxicos e problemas como dermatite de contato. Caso usada em doses excessivas, pode causar náuseas. Pessoas com problemas intestinais, doenças no fígado, com enfermidades neurológicas e sensibilidade à baunilha devem evitar o uso.

História e curiosidades

A baunilha é uma orquídea originária das regiões da América do Sul e Central, sendo muito comum no sudoeste do México, Guatemala e até mesmo no Brasil. Uma das razões da qual a baunilha é um dos temperos mais caros do mundo se devido ao fato de que as flores devem ser polinizadas manualmente algumas horas antes de florescerem. Atualmente, o extrato de baunilha vendido no mercado é a vanilina sintética ou até mesmo a vanilina natural muito diluída com álcool, vez que o extrato puro é muito caro.

Em algumas regiões do México, algumas espécies de borboletas e beija-flores ajudam durante este processo. Uma gênero de abelhas, a Melipona, exerce um ótimo trabalho de polinização, contudo, estão em risco de extinção devido ao uso excessivo de praguicidas em plantações. A palavra baunilha em latim significa “pequena vagina”, em referência ao formato da flor da orquídea sexualmente amoldada.

A Vanilla planifolia é uma herbácea perene e trepadeira, que pertence à família das orquídeas. Possui caules cilíndricos com cerca de 2 centímetros de espessura e de coloração verde. Cresce através de raízes adventícias e pode atingir no máximo 2 metros de comprimento. Suas folhas são curtopecioladas, lanceoladas, com sulcos profundos e medem cerca de 24 centímetros de comprimento e 4 centímetros de largura. Suas flores possuem a coloração amarelo bem viva e têm, no máximo, 15 centímetros de diâmetro, elas se organizam em cachos. O fruto é uma cápsula com cerca de 25 centímetros de comprimento.

Referências:
4 Fresh Uses for Vanilla. Health.com
Vanilla planifolia – Jacks. ex Andrews. Plants for a Future.
VANILLA. Other Names: Bourbon Vanilla, Common Vanilla, Madagascar Vanilla, Mexican Vanilla, Réunion Vanilla, Tahitian Vanilla, Tahiti Vanilla, Vainilla, Vanilla tahitensis, Vanille, Vanille Bourbon, Vanille de Bourbon, Vanille de Madagascar, Vanille de Tahiti, Vanillin. WebMD.

Comentários

Comentar