Carqueja: saiba para que serve o chá

Carqueja - Baccharis trimera

Conheça os benefícios, efeitos colaterais, indicações e propriedades medicinais do chá de carqueja (Baccharis trimera), planta medicinal famosa na fitoterapia.

Atualizado em 21/09/2022

A carqueja (Baccharis trimera) é uma planta medicinal da Amazônia também conhecida como bacanta, bacárida, cacaia, calia, cacália-amarga, dentre outros nomes populares. Inclui os sinônimos botânicos Baccharis genistelloides, Baccharis triptera, Baccharis trimera, Baccharis trinervis, dentre outros. A carqueja é uma planta medicinal muito popular no Brasil e na maioria da América do Sul. É encontrada em toda extensão da Floresta Amazônica, incluindo Brasil, Colômbia e Peru, sendo um ingrediente comum em várias receitas fitoterápicas. Também cresce em menor abundância em algumas regiões da Argentina, Paraguai e Uruguai.

Benefícios da carqueja

Além da indicação do consumo do popular chá de carqueja, o caule fresco e carnudo pode ser mastigado para absorção das propriedades medicinais. As propriedades medicinais da carqueja são facilmente assimiladas pelo organismo, fortalecendo o corpo e limpando as impurezas do sangue, podendo também ser útil para o tratamento da anemia. Atua na função gastrointestinal, sendo utilizada para o tratamento de distúrbios digestivos como úlceras, gastroenterites, refluxo ácido e disfunções da válvula ileocecal; distúrbios da vesícula biliar, como pedras nos rins, dores, intoxicação e retardo na liberação da bile; desintoxicação do sangue, fígado, vesícula biliar e pâncreas; infecções virais estomacais, herpes simples e HIV, além e febres e diarreias.

Composição

A carqueja possui propriedades medicinais semelhantes à silimarina, principio ativo encontrado na planta medicinal cardo-mariano (Silybum marianum), o que lhe confere grandes efeitos protetivos contra intoxicações e doenças hepáticas. Contém até 20% de flavonoides, incluindo a quercetina, luteolina, nepetina, apigenina e hispidulina, sendo tais flavonoides considerados seus principais constituintes ativos.

Contraindicações e efeitos colaterais da carqueja

A carqueja não deve ser utilizada durante a gravidez, vez que em testes com ratos apresentou efeito estimulante uterino e abortivo. Também deve ser evitada por pessoas com pressão arterial baixa devido aos seus efeitos hipotensores. Pacientes com hipoglicemia e diabéticos devem ter controle sobre os níveis de açúcar no sangue, vez que a erva pode baixar os níveis de glicose.

Curiosidades

A carqueja é um arbusto perene que atinge alturas de seis metros e ostenta flores branco-amareladas em sua coroa, entre os meses de abril e maio. A planta é suculenta, com talos altos de três lados e pelos brancos, que crescem a partir do caule. A espécie Baccharis trimera faz parte da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS), constituída de espécies vegetais com potencial de avançar nas etapas da cadeia produtiva e de gerar produtos de interesse do Ministério da Saúde do Brasil. O gênero Baccharis faz parte da família Asteraceae.

Referências:
Gene, Rosa M., et al. “Anti-inflammatory and analgesic activity of Baccharis trimera: identification of its active constituents.” Planta medica 62.03 (1996): 232-235.
Rabelo, Ana Carolina Silveira, and Daniela Caldeira Costa. “A review of biological and pharmacological activities of Baccharis trimera.” Chemico-Biological Interactions 296 (2018): 65-75.
de OLIVEIRA, Simone Q., et al. “Antioxidant activity of Baccharis spicata, Baccharis trimera and Baccharis usterii.” Acta Farmaceutica Bonaerense 23 (2004): 365-368.