Zedoária: benefícios, usos e propriedades medicinais

A zedoária (Curcuma zedoaria) é uma planta medicinal também conhecida como raiz-de-zedoaria, zeadoaria (espanhol), zedoary (inglês), turmérico-branco (white turmeric), dentre outros nomes populares. Pertence à família Zingiberaceae, a mesma do gengibre.

Benefícios e propriedades da zedoária

Atualmente, a Curcuma zedoaria é alvo de pesquisas que investigam seu potencial para o tratamento de câncer cervical e sua habilidade de aumentar a efetividade da quimioterapia e radioterapia. Pesquisadores chineses analisaram as propriedades antitumor, genotoxicidade e capacidade de inibir a mutação dos polissacarídeos do turmérico. O estudo sugeriu fortemente que uma fração de polissacarídeos presentes na zedoária foi capaz de diminuir o tamanho do tumor nos animais e prevenir a mutação cromossômica.

Na Índia, a planta é misturada com canela, mel e pimenta e administrada aos aos bebês e doentes para o tratamento de resfriados. A zedoária é útil em casos de cólicas flatulentas e debilidade de órgãos digestivos (também atua como tônico digestivo). As raízes frescas mascadas aliviam o mau hálito. De maneira externa, as suas raízes são indicadas para a limpeza de feridas, tratamento de úlceras e outros distúrbios que possam prejudicar a pele. Possui o mesmo uso do gengibre, contudo, possui gosto mais amargo.

Chá de zedoária

A receita do chá de zedoária bem simples. O chá deve ser consumida de 1 a 2 vezes por dia para alcançar os efeitos desejados.

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de Curcuma zedoaria seca.
  • 1 litro de água filtrada

Modo de preparo

  • Coloque a água em uma chaleira e leve ao fogo.
  • Espere ferver.
  • Quando a água entrar em ebulição e desligue o fogo.
  • Acrescente a zedoária.
  • Aguarde 10 minutos.
  • Coe e o chá estará pronto para consumo.

Contraindicações e efeitos colaterais da zedoária

Não pode ser ingerida por gestante, lactantes ou crianças muito pequenas. O uso excessivo da zedoária pode irritar a mucosa que reveste a parede estomacal, causando diversos problemas como úlceras, diarreia, vômito e mal estar. Ao fazer uso externo da planta é indicado evitar a exposição solar, vez que há uma pequena possibilidade de causar fotossensibilidade em pessoas mais sensíveis.

História e curiosidades

A Curcuma zedoria é nativa das regiões sul e sudoeste da Ásia. Trata-se de uma planta herbácea rizomatosa, inclusive os seus rizomas são grossos, aromáticos e crescem paralelos ao solo. As folhas crescem em tufos e são sustentadas por pecíolos que se originam nos rizomas subterrâneos. Além disso, são bem grandes, possuem o formato oval e estrutura central colorida, que pode apresentar as cores marrom, vermelho ou vinho.

As inflorescências são eretas, curtas e crescem em formatos de espigas, possuem brácteas coloridas em um incrível tom degradê, que vai do verde até o roxo, de baixo para cima. As flores surgem entre elas e possuem a cor amarela. Os frutos possuem o formato de cápsula, são ovoides e lisos e abrigam as sementes do vegetal, que por sua vez possuem o formato elíptico. Antigamente a espécie era conhecida como Curcuma xanthorrhiza.

Referências:
Kim, K. I., Kim, J. W., Hong, B. S., Shin, D. H., Cho, H. Y., Kim, H. K., & Yang, H. C. (2000). Antitumor, genotoxicity and anticlastogenic activities of polysaccharide from Curcuma zedoaria. Molecules and cells, 10(4), 392-398.
Lobo, R., Prabhu, K. S., Shirwaikar, A., & Shirwaikar, A. (2009). Curcuma zedoaria Rosc.(white turmeric): a review of its chemical, pharmacological and ethnomedicinal properties. Journal of Pharmacy and Pharmacology, 61(1), 13-21.
Zedoary. Botanical.com
Zedoary. Useful Tropical Plants.

Comentários

5 Comentários

  1. Moises Rodrigues

    para min curcumã e uma eselente descobreta parabes gentes eselente descobreta vai salva muitas gente é que Deus nos abençoe

  2. maria de oliveira

    moro na região oeste de Santa catarina e gostaria de saber onde posso comprar a zedoaria capsulas e tb a espinheira santa.
    grata .maria

  3. Paula Pereira Rodrigues

    Eu tenho plantação de Zedoária Curcuma
    gostaria de saber como devo consumir para remedio as pessoas procura bastante, eu uso com mel e canela em pó para gripe e manter o peso- obrigado.

  4. joao carlos salomao

    tenho em minha uma raiz de origem chinesa ela é azulada por dentro so sei que da familia do gengibre e gostaria de saber suas propriedade e para que ela disfunção serveb (tratamentos)

  5. Rozalia Aguirre

    gostaria de conhecer melhor as caracteristicas da zedoaria, pois plantei no quintal uma batata da famila da gengibre, nunca de flor, é branca mas ao cortar fica levemente azulada com cheiro de canfora ou alegrm

Comentar