Damiana: benefícios e propriedades medicinais

A damiana (Turnera diffusa) é uma planta medicinal também conhecida como damiana-do-México e damiana-mexicana. Inclui o sinônimo botânico Turnera aphrodisiaca. Pertence a família Turneraceae.

Benefícios da damiana

O chá da damiana é utilizado para evitar a ansiedade que atrapalha o desempenho sexual em indivíduos adultos. O princípio amargo, damianina, estimula o sistema nervoso e os órgãos genitais, permitindo que os nervos enviem mensagens mais rapidamente pelo corpo, sem causar efeitos colaterais. A erva é um potente afrodisíaco e estimulante sexual, além de ser um tônico geral para todas as funções do corpo. Alguns preparos afrodisíacos utilizando a Turnera diffusa incluem a adição de álcool (como em licores) e outras substâncias.

As folhas são usadas em forma de chá ou incenso na Europa Central e América do Sul, vez que possui efeitos relaxantes. A erva é composta de óleo essencial (cineol, cimol, pineno), glicosídeos cianogênicos, damianina, timol, tanino e fósforo.

Estimulante sexual

Em um estudo realizado em ratos machos impotentes, o extrato da damiana (Turnera diffusa) e do ginseng-brasileiro (Pfaffia paniculata) aumentou o libido e foi eficaz como um estimulante sexual, sem afetar a atividade locomotora ou causar outros efeitos colaterais. Os resultados apoiaram a reputação dessas plantas como estimulantes sexuais¹.

Perda de peso

Um estudo realizado em 2001 na Dinamarca observou que a combinação de damiana com guaraná e erva-mate produz efeitos termogênicos e inibe o apetite. Durante um período de 45 dias, os participantes com excesso de peso tomaram cápsulas desse combinado antes das refeições principais. O estudo concluiu que a combinação atrasou significativamente o esvaziamento gástrico, reduziu o tempo em que os participantes se sentiam saciados e promoveu uma significativa perda de peso.²

Contraindicações e efeitos colaterais da damiana

O chá não deve ser consumido em quantidade superior a uma xícara de chá por dia, vez que seus efeitos são cumulativos e podem sobrecarregar o fígado.

História e curiosidades

A damiana é um arbusto pequeno nativo do Sudoeste americano, México e Índia Ocidental. Produz flores pequenas e aromáticas. Era usada pelos Maias e Aztecas como um estimulante sexual e também para o tratamento de desordens respiratórias. O chá já foi usado para ajudar adolescentes a superarem a timidez, comum na época da puberdade.

Referências:
¹ Arletti, R., Benelli, A., Cavazzuti, E., Scarpetta, G., & Bertolini, A. (September 1998), “Stimulating property of Turnera diffusa and Pfaffia paniculata extracts on the sexual behavior of male rats”, Psychopharmacology 143: 15–19, PMID 10227074.
² Andersen T, Fogh J. Weight loss and delayed gastric emptying following a South American herbal preparation in overweight patients.

Comentários

Comentar