Ginseng-dos-pobres (codonopsis): benefícios e propriedades medicinais


O ginseng-dos-pobres (Codonopsis pilosula) é uma planta medicinal também conhecida como codonopsitis, ginseng-de-pobre, raiz-codonopsis e dang shen (chinês). Inclui os sinônimos botânicos Codonopsis clematidea, Codonopsis lanceolate, Codonopsis pilosula e Codonopsis tangshen. Pertence à família das Campanuláceas.

Benefícios do ginseng-dos-pobres

A raiz-codonopsis é muito conhecida na Ásia pelo nome de ginseng-dos-pobres, vez que possui propriedades semelhantes ao tradicional Panax ginseng e possui custo menor, embora tenha efeito moderado e ação proporcionalmente menos duradoura em suas propriedades. Ao atuar no organismo, o ginseng-dos-pobres aumenta o número de células vermelhas e os níveis de açúcar no sangue, auxiliando pacientes com debilidade e fraqueza, vez que otimiza a capacidade dos pulmões e dos rins, além de tonificá-los.

Atua também tonificando o trato estomacal e o baço, melhorando o desempenho do sistema imunológico, fazendo com que várias outras doenças suscetíveis devido ao mal funcionamento de tais órgãos possam ser evitadas. Juntamente com a raiz de alcaçuz, o ginseng-dos-pobres pode auxiliar no tratamento da anorexia e de outros distúrbios alimentares. Misturado com a raiz de alcaçuz, ajuda no tratamento da anorexia.

Assim como outras espécies de ginseng, proporciona um tratamento eficaz relacionado à resposta que os mesmos obtém do sistema nervoso quando enfrentam situações estressantes, tanto física quanto emocionalmente, sem que interfira no funcionamento normal do cérebro. As situações onde o indivíduo se encontra extremamente cansado ou ansioso também podem sofrer benefícios intensos a partir da utilização da codonopsis como medicamento natural.

Também é capaz de agir como demulcente, acalmando e protegendo o sistema de tecidos infeccionados ou irritados, expectorante, fazendo que que o excesso de muco presente no trato respiratório seja removido, aliviando os sintomas de várias doenças que ocasionam a presença do mesmo possa ser obtido. Também é capaz de diminuir a intensidade da pressão do sangue no sistema circulatório, fazendo com que pacientes que sofrem com a condição de hipertensão, sozinha ou advinda de alguma condição, possam ser beneficiados.

Chás Chás Medicinais Chás 100% naturais e orgânicos para diversos objetivos.
Crajiru (Pariri) Crajiru (Pariri) O pariri é uma poderosa erva para o tratamento do câncer e diabetes.
Maca-Peruana Maca-Peruana Em Cápsulas e Pó. Rica em nutrientes. Aumenta a libido, desejo sexual e vigor.
Anti-Inflamatórios Anti-Inflamatórios Naturais Suplementos eficazes para aliviar e curar inflamações nos tecidos.
Antirreumaticos Antirreumáticos Suplementos naturais para aliviar dores articulares, artrite, artrose, gota e reumatismo.

Uso na culinária


Na culinária, o uso da raiz é muito amplamente conhecido por ser feito em sopas, cozidos de diversos tipos, vinhos, entre outros – sendo popularmente conhecido nas regiões originárias da mesma.

Contraindicações e efeitos colaterais do ginseng-dos-pobres

Deve ser utilizado com precaução em caso de doença aguda. As reações podem ser diferentes e a pesquisa ainda não está muito bem documentada.

História e curiosidades

A codonopsis apresenta seu período de floração ao longo de junho e julho e pode crescer até 90cm de altura. Suas flores são de coloração azul muito clara, contém nódulos e tem seu interior com marcas roxas e amarelas circulares. As folhas são verde-acinzentadas e pontudas, de formato oval. O vegetal é encontrado geralmente em montanhas rochosas no leste da Ásia, e o odor característico da putrefação faz com que a planta atraia insetos como as moscas.

Avalie

ÓLEO DE COCO PURO EXTRAVIRGEM Pure Coco 1000mg
POTENTE QUEIMADOR DE GORDURAS Maxx Sizer
ESTIMULANTE SEXUAL MASCULINO PREMIUM Libiforce Man
DETOX NATURAL Renove
ATUA EM MAIS DE 50 CONDIÇÕES DE SAÚDE Óleo de Copaíba em Cápsulas
Referências:
Yongxu, Sun, and Liu Jicheng. “Structural characterization of a water-soluble polysaccharide from the roots of Codonopsis pilosula and its immunity activity.” International Journal of Biological Macromolecules 43.3 (2008): 279-282.
Ng, T. B., F. Liu, and H. X. Wang. “The antioxidant effects of aqueous and organic extracts of Panax quinquefolium, Panax notoginseng, Codonopsis pilosula, Pseudostellaria heterophylla and Glehnia littoralis.” Journal of ethnopharmacology 93.2 (2004): 285-288.

Comentários

Comentar