Girassol: benefícios e propriedades medicinais

O girassol (Helianthus annuus) é uma planta herbácea anual pertencente à família das margaridas, sendo a maior e uma das mais populares flores desta família. Também é conhecido como girassol-comum, girassol-selvagem, girasol (espanhol), sunflower (inglês), sonnenblume (alemão) e tournesol (francês).

Benefícios do girassol

O chá de folhas de girassol é adstringente, diurético e expectorante, sendo usado no tratamento de febres altas. Já as folhas trituradas são usadas como cataplasma em feridas, inchaço, picadas de cobra e de aranha. O chá feito a partir das flores é usado no tratamento da malária e doenças pulmonares. A floração e as sementes são febrífugas, nutritivas e estomacais. Uma decocção das raízes é bastante usada em casos de dores reumáticas. O óleo de girassol é amplamente utilizado na preparação de alimentos energéticos de alta qualidade.

A semente contém vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina E, cálcio, fósforo, potássio e ferro. A presença de vitamina B em grandes quantidades traz benefícios para o bem-estar psicológico, e a vitamina B1 ajuda a manter o cérebro alerta ainda que sob estresse. O consumo periódico das sementes estimula o relaxamento muscular e dos vasos sanguíneos, controlando a pressão arterial. Com é rica em magnésio, a semente do girassol auxilia a combater a dor muscular, fadiga, câimbra e enxaqueca. São responsáveis ainda por auxiliar na saúde cardiovascular, agindo eficazmente na prevenção de derrames e infartos.

Girassol e vitamina E

A vitamina E é encontrada abundantemente na semente de girassol, agindo como um poderoso antioxidante combatendo os radicais livres. A semente da planta tem sido um dos melhores alimentos e mais nutritivos, visto que a semente contém aproximadamente 23% de proteína e todos os aminoácidos essenciais em um volume significativo.

Quando se trata de gordura, uma semente de girassol contém 50% de gorduras múltiplas insaturadas, das quais a maior porcentagem é essencial para ácidos gordos linoleicos, que é um precursor de ácidos graxos ômega 6 que são altamente benéficos para reduzir o nível de colesterol no sangue.
Uma semente é altamente nutritiva e contém um alto nível de óleo. Apenas 25 gramas de sementes por dia satisfaz a necessidade diária de vitamina E. Além disso, são ótimas fontes de vários minerais, como cálcio, fósforo, magnésio, potássio e ferro.

Emagrecedores Emagrecedores Suplementos naturais para inibir o apetite e queimar gorduras
Noethyl Anti-Álcool Noethyl Anti-Álcool O melhor suplemento natural para curar o alcoolismo.
Maca-Peruana Maca-Peruana Em Cápsulas e Pó. Rica em nutrientes. Aumenta a libido, desejo sexual e vigor.
Anti-Inflamatórios Anti-Inflamatórios Naturais Suplementos eficazes para aliviar e curar inflamações nos tecidos.
Melatonina MelatoninaDurma melhor e com mais qualidade. Adquira o hormônio do sono.

Óleo de girassol

O óleo é feito das sementes de girassol e é uma ótima alternativa para quem busca emagrecer. Isso ocorre porque é capaz de inibir a enzima LPL, responsável por transferir a gordura circulante no sangue para células adiposas, forçando o organismo a usar o estoque de energia como fonte principal. Outra propriedade do óleo é que pode ser usado para aumentar a saúde da pele, sendo muito utilizado em hidratantes para peles sensíveis, especialmente de crianças e bebês, bem como em cremes e óleos de massagens.

Contraindicações e efeitos colaterais do girassol

O girassol geralmente é considerado como uma erva segura, seja em forma de óleo, alimentos ou remédios. Pessoas com alergia às plantas da família das margaridas devem ser cautelosas ao utilizarem a planta.

História e curiosidades

No passado, o girassol era cultivado por nativos americanos, que costumavam moer e transformar a planta em farinha, e inseri-lo no pão ou usá-lo para produção de óleo. A espécie era considerada símbolo do deus do sol porque, ao amanhecer, começava a girar suas flores em direção ao nascer do sol. Os maias o adoravam como um símbolo de luz e fertilidade e tomavam chá feito de suas folhas e consumiam as sementes, caules, folhas e pétalas.

As sacerdotisas astecas do deus do sol foram coroadas de girassóis no século XV, e no início do século XVI, os missionários cristãos espanhóis trouxeram-na para a Europa porque gostaram dela, então, a princípio, cresceu como uma planta ornamental. A espécie se espalhou por toda a Europa até o século XVII e a produção em massa começou no século XVIII na Alemanha e Rússia, posteriormente se espalhando pela Europa Ocidental e Mediterrâneo. Apenas na década de 1830 os europeus foram capaz de drenar o óleo da planta, em Saratov, no sul da Rússia.

ATUA EM MAIS DE 50 CONDIÇÕES DE SAÚDE Óleo de Copaíba em Cápsulas
ÓLEO DE ABACATE PURO EM CÁPSULAS Pure Persea
MIX COMPLETO DE ANTIOXIDANTES E FIBRAS Be Beauty Dtoxx
POTENTE QUEIMADOR DE GORDURAS Maxx Sizer
ACALMA E REDUZ A ANSIEDADE E O ESTRESSE Calmaclin
Referências:
Mir, P. S., et al. “Effect of dietary sunflower oil and vitamin E on beef cattle performance, carcass characteristics and meat quality.” Canadian Journal of Animal Science 83.1 (2003): 53-66.
Phillips KM, Ruggio DM, Ashraf-Khorassani M: Phytosterol composition of nuts and seeds commonly consumed in the United States. J Agric Food Chem. 2005.
Sunflower – Benefits and Uses of Its Seed, Leaves and Petals. Herbal Resource.
Vogel, Dr. H.C.A.: The Nature Doctor: A Manual of Traditional and Complementary Medicine, Keats Publishing New Canaan, CT. Verlag A. Vogel, Teufen. Switzerland.

Comentários

1 comentário

Comentar