Jambu: benefícios e propriedades medicinais


O jambu (Spilanthes oleracea) é uma planta medicinal também conhecida como jambú, jabuaçú, jaburama, agrião-do-Pará, planta-dor-de-dente e paracress (inglês). Inclui os sinônimos botânicos Acmella oleracea e Spilanthes acmella. Pertence à família Asteraceae.

Benefícios do jambu

O jambu é nativo do Brasil, sendo encontrado principalmente nas regiões Nordeste e Norte. Possui folhas verdes escuras que são comestíveis enquanto frescas e usadas medicinalmente há muitos séculos. Apesar de ser uma planta brasileira, se adaptou para o cultivo em várias outras regiões do mundo, sendo inclusive uma especiaria na culinária chinesa. O extrato concentrado do jambu é um agente aromatizante em muitos países do mundo. Das folhas se produz o óleo de jambu, rico em propriedades e com grandes concentrações de vitamina C.

Na medicina alternativa, é comum o uso das folhas e flores através de infusão para o tratamento de dispepsia, malária, infecções na boca e garganta. A decocção ou infusão das folhas e flores é um remédio tradicional para a gagueira, dor de dente e estomatite, além de possuir forte ação diurética. O jambu possui em sua constituição química flavonoides, esteróis, lactonas de sesquiterpeno e amidas, que tem efeitos anestésicos. Mastigar uma folha é suficiente para entorpecer a boca e causar uma sensação de formigamento na língua.

Melatonina MelatoninaDurma melhor e com mais qualidade. Adquira o hormônio do sono.
Anti-Inflamatórios Anti-Inflamatórios Naturais Suplementos eficazes para aliviar e curar inflamações nos tecidos.
Emagrecedores Emagrecedores Suplementos naturais para inibir o apetite e queimar gorduras
Chás Chás Medicinais Chás 100% naturais e orgânicos para diversos objetivos.
Antirreumaticos Antirreumáticos Suplementos naturais para aliviar dores articulares, artrite, artrose, gota e reumatismo.

Spilanthol

O jambu é utilizado para aliviar dores de dente, vez que o efeito analgésico da planta é atribuído a presença em sua composição de substâncias contendo N-isobutilamida, como o spilanthol, que mostrou ser um eficaz sialagogo, ou seja, um medicamento cujas propriedades são capazes de incitar, provocar, a secreção de saliva.

O spilanthol é também um insecticida potente, capaz de matar as larvas de mosquito a uma concentração de 1/100.000. O spilanthol pertence a uma família química com uma estrutura relativamente simples. De um ponto de vista farmacológico, está relacionado com carisoprodol (um produto farmacêutico ativo sintético), que podem ser comparados em função da sua atividade miorrelaxante (que causa relaxamento de músculo esquelético).

Contraindicações e efeitos colaterais do jambu

O uso é contraindicado o uso durante a gravidez.

Curiosidades

A planta é muito utilizada na culinária típica do Amazonas, Acre, Rondônia e Pará, sendo um ingrediente comum em pratos como o tacacá e o pato no tucupi.

Avalie

PRÉ-MELATONINA (HORMÔNIO DO SONO) Melatonin 500mg
COMPOSTO NATURAL COM FITOESTROGÊNIO Isoflavona 500mg
ARRABIDAEA CHICA; CIPÓ-CRUZ, CRAJIRU Pariri em Cápsulas 500mg
AJUDA A DORMIR E MELHORA O SONO Natural Sleep
ACALMA E REDUZ A ANSIEDADE E O ESTRESSE Calmaclin
Referências:
Acmella. Extract of Acmella oleracea flowers and stems titrated into Spilanthol. Etat Phur.
Vasorelaxant and Antioxidant Activities of Spilanthes acmella Murr. Wongsawatkul O. et al., Int. J. Mol. Sci. 9(12) : 2724-2744. 2008
2004-2012 Herbalistics, Spilanthes oleracea – Toothache plant (seed)


Please enter an Access Token on the Instagram Feed plugin Settings page.


Comentários

Comentar