A beldroega (Portulaca oleracea) é uma planta medicinal também conhecida como caaponga, língua-de-gato, onze-horas, portulaca-comum, portulaca-selvagem, purslane (inglês), dentre outros nomes populares. As beldroegas fazem parte da família Portulaceae.
Benefícios da beldroega
Devido à alta quantidade de mucilagens em sua composição, a beldroega possui propriedade depurativa e auxilia na purificação do sangue, combate infecções e cálculos renais. Usada de maneira interna ou externa (em forma de chá ou emplastros), possui propriedades calmantes úteis no alívio de inflamações e dores. Suas funções diuréticas auxiliam no bom funcionamento dos rins, evitando a formação de cálculos e eliminando toxinas do organismo. É um potente analgésico para dores de cabeça, dores musculares e no estômago.
A beldroega também trata problemas hepáticos e gástricos, além de ser ótima para casos de hemorroidas. Útil para condições de pele, auxiliando na desinfecção de feridas, acnes e picadas de insetos. Possui alta quantidade ômega 3 na sua composição, conhecido por auxiliar na redução do risco de acidentes vasculares cerebrais e de doenças coronárias, além de melhorar as funções do cérebro. A beldroega é um superalimento, vez que além de ser o vegetal com maior quantidade de ômega 3 disponível na natureza, possui um grande número de vitaminas, minerais, aminoácidos e antioxidantes.
Como consumir a beldroega?
Existem várias maneiras de conseguir aproveitar todos os benefícios da beldroega:
- Sumo: a água de portulaca pode ser consumida de forma simples, adicionando folhas da planta na quantidade desejada em um recipiente com água e batendo tudo no liquidificador. Outras frutas ou verduras podem ser adicionadas na mistura. Deve-se consumir pequenas porções durante o dia
- Cataplasmas: o sumo da beldroega deve ser untado em algum pano e aplicado diretamente na região afetada (no caso de hemorroidas, condições de pele e outros tratamentos tópicos).
- Culinária: é usada em saladas, conservas e sopas. É um substituto do quiabo em receitas. É usada na arte culinária crioula e na salada meio oriental, o fattoush. Pode ser consumida individualmente refogada no vapor ou salteada.
Contraindicações e efeitos colaterais da beldroega
Até mesmo um super alimento pode possuir contraindicações. O vegetal possui ácido oxálico, que em excesso pode causar problemas gastrointestinais e inflamações nos rins, responsáveis pelo surgimento de cálculos.
História e curiosidades
O nome de gênero é de originário do latim, onde “porto” e “laca” significam “portadora de leite”, em referência à sua seiva láctea. A portulaca é um vegetal herbáceo de baixa estatura, que alcança no máximo 15 centímetros de altura. Suas folhas são constituídas por lâminas grossas e carnosas de formato oval, medindo de 5 centímetros de comprimento a 3 centímetros de altura e possuem coloração verde brilhante. O caule possui vários ramos cilíndricos e carnosos, cuja cor pode variar entre o vermelho e o verde. As flores amareladas são pequenas e solitárias. As sementes são pequenas, castanhas e brilhantes.