L-carnitina: saiba para que serve

L-carnitina

Conheça os benefícios, efeitos e propriedades da l-carnitina, produzida pelo organismo, formada no fígado e rins a partir dos aminoácidos lisina e metionina.

ATUALIZADO EM Atualizado em 16/10/2022

Conquistar um corpo malhado não é uma tarefa fácil, vez que é necessária muita determinação e disposição para encarar dias de treino e uma reeducação alimentar para que os objetivos sejam alcançados. Para grande parte das pessoas, uma das justificativas principais é a falta de energia para enfrentar a rotina de treinos e, nessas situações, a l-carnitina pode ser uma boa alternativa.

Benefícios da L-carnitina

Muitos praticantes de musculação mais experientes fazem uso da suplementação com l-carnitina, uma substância natural produzida pelo próprio organismo, formada no fígado e rins a partir dos aminoácidos metionina e lisina e estocada em diversos tecidos. Contudo, como não é produzida em grandes quantidades, muitas vezes é recomendado o consumo de suplementos de l-carnitina.

A função dessa substância é a favorecer a metabolização de gordura e assim aumentar a disponibilidade de energia para realizar os exercícios. Pesquisas mostraram que a l-carnitina acelera a queima de gordura, melhora o condicionamento físico, aumenta as defesas imunológicas e diminui os níveis de colesterol e triglicerídeos. O uso dessa suplementação diminui a produção de lactato, substância que causa fadiga muscular, e poupa os estoques de glicogênio, carboidrato armazenado no músculo, fazendo com que a resistência durante os treinos de força seja aumentada.

Hipertrofia muscular

Ainda que de maneira indireta, ela também ajudar nos processo de hipertrofia muscular, pois como a substância aumenta consideravelmente a força e resistência, o praticante conseguirá levantar cargas maiores e com maior intensidade, e sabe-se que são fatores que proporcionam o crescimento muscular. Além de estimular as reservas de gordura a serem utilizadas como fonte de energia, a l-carnitina também controla o apetite. O consumo de calorias irá diminuir ao mesmo tempo que a energia aumentará.

Atenção: não tome l-carnitina antes de dormir

A L-carnitina não deve ser tomada antes de dormir, vez que os níveis de energia podem aumentar e consequentemente provocar uma insônia, portanto deve ser tomada logo pela manhã para que o seu efeito seja percebido ao longo do dia.

Referências:
Goa, Karen L., and Rex N. Brogden. “L-carnitine.” Drugs 34.1 (1987): 1-24.
Wang, Zhong-Yu, et al. “l-Carnitine and heart disease.” Life sciences 194 (2018): 88-97.
Ferrari, Roberto, et al. “Therapeutic effects of l‐carnitine and propionyl‐l‐carnitine on cardiovascular diseases: A review.” Annals of the New York Academy of Sciences 1033.1 (2004): 79-91.
Ferreira, Gustavo C., and Mary C. McKenna. “L-Carnitine and acetyl-L-carnitine roles and neuroprotection in developing brain.” Neurochemical research 42.6 (2017): 1661-1675.