Morugem: benefícios e propriedades medicinais

A morugem (Stellaria mediaBenefícios da morugem

Os herboristas modernos usam em quantidades controladas o extrato de morugem, rico em sais de nitrato e vitamina C, para aliviar problemas respiratórios, incluindo asma, bronquite, enfisema, tosse, rouquidão, artrite, cólicas menstruais, doenças da pele em geral, psoríase, erupções cutâneas, furúnculos, feridas, queimaduras, acnes, hemorroidas. Age como anti-inflamatório, minimiza a degeneração da mucosa dos rins e da bexiga, auxilia na prisão de ventre, age como tônico circulatório, e auxilia em transtornos hepáticos.

A erva-estrela é um diurético nutritivo que reabastece o corpo com valiosos minerais e vitaminas à medida que eleva o peso da água dos depósitos armazenados. Tal uso era muito popular durante a Era Vitoriana. A morugem é rica em vitamina C, fósforo, cálcio, cobre, saponinas, cumarinas. mucilagem e ácido linoleico.

Perda de peso

A morugem é alvo positivo de pesquisas sobre suas aplicações em tratamentos de controle de obesidade. O método de ação é inibindo a absorção de gordura e carboidratos pelas enzimas digestivas intestinais. O alto conteúdo de lecitina natural da morugem auxilia o corpo a metabolizar gorduras, tanto que há muito tempo a erva é usada como um remédio natural para a obesidade.

Rejuvenescimento da pele

A morugem é excelente para a pele tanto internamente como um demulcente e externamente como um emoliente. Possui um efeito de resfriamento e secagem em feridas e erupções cutâneas. As queimaduras menores respondem muito bem ao cuidado da erva. Há poucas situações em que a erva não possa ajudar em casos de pele, estendendo-se ao uso em casos de queimaduras menores, lesões, feridas, eczema, picadas de insetos, queimaduras de urtiga, psoríase e gota se encurvem para a mão calmante da morugem. A morugem é capaz de manter a pele renovada e macia, vez que quando aplicada, absorve muitas impurezas.

Uso na culinária

Na culinária, A erva-estrela é acrescentada em saladas, sopas e temperos. É um vegetal frondoso que normalmente é comido cru em saladas. Os japoneses usam-na em um prato chamado nankusa-no-sekku, que é preparado durante alguns festivais.

Formas de uso

A morugem é melhor utilizada quando está fresca. O chá de morugem é refrescante e nutritivo e suas folhas podem ser acrescentadas em saladas ou cozidas (como espinafre). É um ingrediente comum em pomadas tópicas e cataplasmas para aplicação tópica. A preparação comum desta erva é em forma de decocções, chá, infusões e cataplasma.

Contraindicações e efeitos colaterais da morugem

A morugem é conhecida por ter saponinas (glicosídeo venenoso). Este composto age exatamente como o sabão, vez que possui efeito detergente e emulsificante e, se ingerido em grandes quantidades, pode ser tóxico. A Stellaria media causa intoxicação em bovinos que ingerem grandes quantidades do vegetal. O envenenamento causado em animais é cientificamente conhecido como envenenamento por nitrato. Existem casos mal documentados de seres humanos que relataram paralisia devido à ingestão excessiva de morugem. Contudo, não há estudos suficientes para comprovar o potencial tóxico da erva.

História e curiosidades

A Stellaria media é comestível, nutritiva e considerada uma iguaria em algumas partes do mundo. É cultivada comumente nos jardins, quintais e campos de quase todas as casas da Europa e da América do Norte. O nome do gênero, Stellaria, é derivado de estrela, que recorre à forma da flor. A presença da morugem indica que a terra é fértil, vez que a planta ajuda o solo a reter nitrogênio.

As aves canoras adoram se alimentar da morugem. Esse grupo de pássaros possuem lindos cantos, penugem discreta e incluem mais de 4.000 espécies, incluindo o tordo e do rouxinol. Durante os tempos da rainha Elizabeth I, a erva-estrela era um alimento importante para falcões. Mais de 30 espécies de pássaros são conhecidas por consumir essa erva regularmente.

Referências:
Stellaria media. Always Ayurveda.
Chickweed: Skin Rejuvenator. The Practical Herbalist.
Propiedades del Alsine para la Salud la Cocina y la Belleza
Stellaria media – Chickweed. Earth Kind Herbal.
Islam, Mohammad, et al. “Weeds and medicinal plants of Shawar valley, district Swat.” Pak. J. Weed Sci. Res 12.1-2 (2006): 83-88.

Comentários

Comentar