Neem-indiano: benefícios e propriedades medicinais

O neem-indiano (Azadirachta indica) é uma planta medicinal também conhecida como neem, nim, nim-indiano, neem-da-Índia, margosa, árvore-da-vida, nimba,sarva roga e nivarini (sânscrito). A espécie Azadirachta indica era conhecida como Melia azadirachta. Pertence à família Meliaceae.

Benefícios do neem-indiano

Devido as suas propriedade antifúngicas e antibacterianas, o neem-indiano é eficaz no combate à piolhos, estafilococos e Clostridia, além de auxiliar no tratamento da caspa e problemas de pele, incluindo acne, eczemas e psoríase. Na casca é possível encontrar propriedades capazes de inibir o surgimento de úlceras e outros problemas intestinais, além de auxiliar no tratamento das diabetes. O óleo de neem é capaz e auxiliar no tratamento da artrite, osteoartrite e artrite reumatoide, vez reduz inflamações e alivia dores e inchaços.

Na medicina popular, o banho de erva é usado para catapora, erupções cutâneas e feridas. O suco de folhas é aplicado a febre e eczema. A decocção da casca é aplicada a hemorroidas. O neem-indiano mostra uma atividade significativa contra uma gama extensiva de microrganismos. Os ramos são usados como escovas de dente prevenir doença de goma, tratar gengivite e prevenir a formação de placa bacteriana. O óleo de neem é usado como condicionador de cabelo. As folhas são usadas em pomadas e sabões para tratar acne, pé-de-atleta e lombriga. O óleo e a seiva da planta são usados em tratamentos de lepra e sarna e também no tratamento da infertilidade. Quando é acrescentado a produtos cosméticos, pode ajudar a preservar tais produtos e beneficiar a pele em geral.

Contraindicações e efeitos colaterais do neem indiano

O uso é contraindicado para crianças, velhos e pessoas fracas. É considerada uma planta segura e tem uma história longa de utilização, no entanto, o uso interno por muito tempo pode resultar em anemia, fraqueza, perda de apetite e perda de peso.

História e curiosidades

O neem-indiano é nativo da Índia, Paquistão e Birmânia (República de Myanmar), e é usado como um praguicida que mata bactérias e mais de 200 tipos de insetos, inclusive piolhos, gafanhotos, óbolos e mosquitos. O nim também é utilizado como um fungicida para proteger colheitas e suas sementes podem ser usadas como um espermicida.

Comentários

9 Comentários

  1. marlene Lemes

    estou tomando o oleo de neen, segundo a enfermeira que comprei é muto bom pra gastrite e bactéria no estomago, comecei agora depois posso falar mais sobre o resultado.

  2. Francisco Castro Lima

    Peço informar alguém que já usou eta planta NIM (NEEM), que me responda dizendo dos benefícios que ela trouxe para a saúde. E se é bom mesmo no tratamento do DIABETES que é o meu caso. Agradeço a atenção. Meu E-mail. é franciscocastrolima@hotmail.com

  3. J. Adão Mulonde

    Neem, planta de reconhecido valor medicinal.Nós(angolanos)usamo-la bastante e,desde os anos 90, há uma expansão da planta pelo país(Angola).Não é atoa que lhe chamamos “cura-tudo”.

  4. givaldo

    A ONDE SE ENCONTRA A PLANTA O SEJA O MEDICAMENTO GOSTARIA DE CONHECER MELHO ALGUMA SUJESTÃO PARA TER CERTESA

  5. NARCISA MEIRE

    REALMENTE A PLANTA NEEM SERÁ O FUTURO DA HUMANIDADE, ESTÁ PROVADO POR QUE É SENSACIONAL
    EU USO TODA LINHA DE NEEM (NIM) MAS, PRODUTOS PARA ANIMAIS, ÓLEO DE NEEM, SHAMPOO DE NEEM, SABONETES DE NEEM, ETC..
    DESDE QUE USEI A LINHA DOGNEEM , NÃO PAREI MAIS
    ACABARAM OS CARRAPATOS, E PULGAS.
    ABRAÇOS

  6. luis perpetua

    gostava de adquirir algumas plantas de neen caso tenham agradeco que me informem como devo proceder

  7. Keniesd Sampaio

    Já conhecia a aplicabilidade do Neem na zootecnia contra ectoparasitas, porém sua utilização com fins medicinal era desconhecida até então.

    Réplica – O Neem é utilizado medicinalmente desde sempre na medicina popular indiana. Em breve publicaremos mais reportagens sobre o Neem aqui no blog, para que você e outras pessoas possam conhecer mais seus benefícios.

  8. Satuenino Antonio Lindoso Diniz

    Estou com reumatismo e ja tive dois infartos, qual a planta medicinal que devo usar para tratar do reumatismo.

Comentar