A Capsicum annuum é uma espécie que possui uma boa variedade de pimentas conhecidas na culinária, sendo a mais comum o pimentão (pimentão-doce, pimentão-vermelho, pimento). Outras variedades incluem conhecidas pimentas mexicanas como ancho, jalapenho (jalapeño), poblano, pimenta-malagueta, dentre outras. A páprica (páprica-doce, páprica-vermelha, paprika, peperke) é o pó extraído das sementes do pimentão-doce vermelho.
Benefícios e propriedades do pimentão
Muita usada na culinária no preparo de diversos pratos, a Capsicum annuum engloba uma grande variedade de pimentas, algumas bem picantes e outras mais suaves. Grande parte das propriedades medicinais das pimentas desta espécie estão concentradas nos carotenoides e na capsaicina que estão presentes em sua composição. A capsaicina é capaz de realizar a redução da pressão arterial ao relaxar vasos sanguíneos. Também melhora a saúde do sistema circulatório ao promover elasticidade de artérias, vasos capilares e veias.
Dentre as principais propriedades medicinais da pimenta se destacam a sua capacidade digestiva, antidisentérica, estimulante da circulação sanguínea, sialagogo e ativadora da perístase intestinal. É muito indicada para o tratamento de coágulos sanguíneos, problemas digestivos, cólicas e gases na área abdominal, disenterias e deficiência de vitamina C. Possui potentes efeitos anti-inflamatórios, o que o torna extremamente benéfico para o tratamento de doenças inflamatórias e autoimunes. Como tônico digestivo, a páprica melhora as secreções de saliva e de ácidos estomacais, além de aumentar os movimentos peristálticos.
QUIZ - Descubra o Seu Chá Ideal
Vitaminas
Possui uma grande quantidade de vitamina B6, que auxilia no aumento da energia corporal por meio da estimulação da produção de glicose. Esta mesma vitamina é capaz de ajudar a regular o ciclo do sono. A especiaria é indicada para o tratamento de anemia devido às altas concentrações de vitamina C na sua composição, o que permite que ocorra uma melhor absorção do ferro pelo organismo. Ainda devido a alta quantidade de vitamina C e vitamina E, ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares, tais como ataques cardíacos e derrames. A vitamina E e os minerais na composição do pimentão ajudam na purificação do sangue, beneficiando a saúde do coração.
Uso na culinária
O pimentão é um ingrediente extremamente versátil que pode ser usado no preparo de diversos alimentos como peixes, carnes, aves, tortas, molhos e até mesmo em alguns doces. Algumas dicas são essenciais para não perder as qualidade e o sabor. Para que o gosto não fique amargo, é aconselhável não ferver o pimentão. Já em pratos quentes é preciso que seja diluído para não caramelizar.
Contraindicações e efeitos colaterais do pimentão
Em pequenas quantidades a Capsicum annuum consegue regular a pressão arterial, contudo, quando o seu consumo é excessivo pode causar hipertensão e taquicardia.
História e curiosidades
Antes de 1560, a páprica era um tempero muito popular nos Bálcãs, onde foi chamada de peperke. Inclui alguns sinônimos botânicos da família Solanaceae, tais como a espécie Capsicum tetragonum. A Capsicum annuum é nativa da América Central e do México. Sua popularização se deve aos espanhóis, que durante a época das grandes navegações levaram a especiaria para o continente europeu. A planta é um arbusto de pequeno porte com folhas de cor verde escura e formato oval lanceolado. Suas flores crescem em pedúnculos e são pequenas, alcançando o tamanho de 1 centímetro e suas pétalas são brancas. Os frutos são os famosos pimentões, que se dispõem no formato de bagas e crescem em posição pendente.
















