Pinheiro-silvestre: benefícios, efeitos, usos e propriedades medicinais

O pinheiro-silvestre (Pinus sylvestris) é uma árvore medicinal também conhecida como pinheiro-bravo, pinheiro-de-casquinha, pinheiro-da-Escócia, pinheiro-de-riga, dentre outros nomes populares. Inclui os sinônimos botânicos Pinea pinus (pinheiro-manso), Pinus pinaster (pinheiro-marítimo), P. strobus (pinheiro-branco), P. nigra (pinheiro-da-Áustria ou negro), P. contorta (comum no oeste da América do Norte), P. palustris (nativo do Sudeste dos Estados Unidos), P. tabulaeformis (pinheiro-vermelho-da-China), dentre outras espécies do mesmo gênero. Pertence à família Pinaceae.

Benefícios e propriedades medicinais do pinheiro-silvestre

O pinheiro-silvestre é um árvore que possui ação antisséptica, bactericida, diurética, estimulante (sistema circulatório e nervoso), expectorante, hipertensora, restauradora, dentre outras propriedades terapêuticas. A trepentina, (óleo de terebintina ou turpentina), produto processado obtido a partir da goma (resina) de coníferas, é usada externamente. Possui propriedades anti-reumáticas, balsâmicas, expectorantes e vermífugas. É útil em casos de artrite, feridas, queimaduras, reumatismo, úlceras e outras condições de saúde.

A árvore medicinal é indicada para o tratamento de afecções nos rins e bexiga. O óleo essencial e as sementes podem ser usadas para o tratamento de asma, bronquite, e outras inflamações do sistema respiratório. É útil também para problemas digestivos. Só a casca é antioxidante. As pinhas são usadas para auxiliarem na cura de infecções e tecidos.

Usada tradicionalmente em forma de compressas para bronquites, ciática, feridas, nefrite, pneumonia, reumatismo. Banhos medicinais podem ser benéficos para condições de debilidade nervosa, dores artríticas, insônia e músculos doloridos. A inalação do óleo essencial alivia a congestão e outros problemas respiratórios. Neste caso, basta pingar duas gotas do óleo em um litro de água fervente e inalar o vapor durante 15 minutos. Unguentos para eczema e psoríase.

Na aromaterapia, age como um revigorante natural capaz de proporcionar mais ânimo e energia para as pessoas. As nozes píneas são comestíveis. O talo é comestível somente em situações de sobrevivência extrema. Em 1534, quando o explorador francês Jacques Cartier aportou no Rio São Lourenço, no Canadá, a maior parte de sua tribulação já havia sucumbido ao escorbuto. Nativos salvaram o restante dos homens ao servirem um chá feito das agulhas do pinheiro, que contém vitamina C.

Crajiru (Pariri) Crajiru (Pariri) O chá de pariri é um poderoso chá para o tratamento do câncer.
Maca-Peruana Maca-Peruana Em Cápsulas e Pó. Rica em nutrientes. Aumenta a libido, desejo sexual e vigor.
Sucupira Sucupira em Cápsulas Alivia dores de artrite/reumatismo e controla o diabetes
Melatonina MelatoninaDurma melhor e com mais qualidade. Adquira o hormônio do sono.
Antidiabéticos Insulinas VegetaisAntidiabéticos que agem como hipoglicemiantes e insulinas vegetais

O uso do óleo essencial de pinheiro para reumatismo

Para lidar com dores reumáticas, deve ser feita uma decocção com gotas de óleo essencial em dois litros de água. A mistura deverá ferver por cerca de meia hora e após este tempo ser colocada e um recipiente. As partes afetadas pelo reumatismo devem ser mergulhadas nesta mistura para alcançar os efeitos desejados.

Contraindicações e efeitos colaterais do pinheiro

Quando usado nas doses indicadas não apresenta problema nenhum à saúde, contudo, em excesso pode causar irritações na pele. O uso é contraindicado por grávidas, lactantes e crianças muito pequenas. Algumas pessoas podem sofrer de alergia às substâncias presentes na composição da árvore.

História e curiosidades

Os cones píneos são bons materiais para dar início a uma fogueira. A árvore é considerada um símbolo de vida eterna. Os iroqueses, um grupo nativo norte-americano que vivia em torno da região dos Grandes Lagos, primariamente no sul de Ontário, uma província do Canadá, e no nordeste dos Estados Unidos, acreditavam que as árvores píneas simbolizavam uma vida equilibrada.

Trata-se de uma árvore conífera de grande porte (altura entre 15 e 30 metros de altura), distribuída nas zonas árticas e temperadas. Cresce em locais com boa luminosidade, desde que o solo seja bem drenado e arenosos. Também é possível encontrá-lo em solos secos. Seu formato se assemelha ao de um cone e sofre algumas variações de acordo com a idade da árvore.

A copa é bem densa e dispersa. As folhas possuem o formato de agulhas, alcançando o tamanho máximo de 9 centímetros de comprimento. Possui pinhas solitárias ou em agrupadas em trios, com formato ovoide. Suas sementes são na cor preta. É uma árvore com um ciclo de vida extremamente longo. Em alguns casos, pode chegar até 400 anos de idade.

CÁPSULAS PARA DORMIR MELHOR E MAIS TRANQUILO Valeriana 500mg
ALIVIA DORES DE ARTRITE E REUMATISMO Composto Anti-Reumático
AGE NO TRATAMENTO DO REUMATISMO Sucupira em Cápsulas
PODEROSO CHÁ PARA O TRATAMENTO DO CÂNCER Crajiru (Pariri) Chá15g
SHAMPOO CONCENTRADO DE BABOSA Shampoo de Aloe vera 300ml
Referências:
Scot’s Pine. Natural and Medicinal Herbs.
Neves, José Manuel, et al. “Ethnopharmacological notes about ancient uses of medicinal plants in Trás-os-Montes (northern of Portugal).” Journal of Ethnopharmacology 124.2 (2009): 270-283.
Mirov, N. T. “The terpenes (in relation to the biology of genus Pinus).” Annual review of biochemistry 17.1 (1948): 521-540.
Kumarasamy, Yashodharan, et al. “Screening seeds of some Scottish plants for free radical scavenging activity.” Phytotherapy Research 21.7 (2007): 615-621.
Rosemann, D., Heller, W., & Sandermann, H. (1991). Biochemical plant responses to ozone: II. Induction of stilbene biosynthesis in Scots pine (Pinus sylvestris L.) seedlings. Plant physiology, 97(4), 1280-1286.

Comentários

3 Comentários

  1. Jordan Marques

    Olá tenho o Pinheiro-Bravo aqui em casa e até fiz o chá de suas agulhas, enfim gostaria de saber se o uso contínuo deste já pode ter algum efeito colateral?.

  2. Gesiel scheffer bueno

    Bom dia! Estou com dúvidas de qual arvore pode fazer o cha. Sera que é o Pinus usado para papel e celulose entre outros? Obrigado!

    Réplica – O Pynus sylvestris medicinal também é usado na fabricação da celulose.

Comentar