Eleutherococcus senticosus
Nomes populares
Ginseng-siberiano, eleuthero, eleuterococo, taiga.
Sinônimos botânicos
Acanthopanax senticosus
Família
Araceliae
Partes usadas
Raiz.
Usos tradicionais
AIDS (HIV), colapso nervoso, depressão, exposição à radiação, fraqueza, fadiga, colesterol alto, hipertensão, impotência sexual (disfunção erétil), infertilidade feminina, infertilidade masculina, insônia, náuseas de quimioterapia, perda de memória, recuperação pós-operatória, resistência física, reumatismo, tensão.
Propriedades medicinais da Eleutherococcus senticosus
Adaptógeno (medicamento que aumenta a atenção e resistência à fadiga, além de reduzir os prejuízos e transtornos relacionados ao estresse)
Afrodisíaco (agentes químicos que estimulam o desejo sexual)
Antiespasmódico (inibe a motilidade da musculatura visceral, prevenindo a ocorrência de espasmos no estômago, intestino, útero ou bexiga)
Anti-inflamatório (combate a inflamação nos tecidos)
Antirreumático (previne ou trata o reumatismo, doença caracterizada por dor articular ou por outras alterações dos músculos e ossos)
Cardiotônico (aumenta a força de contração do miocárdio. A restauração do trabalho cardíaco promove a redução da taquicardia e a melhora da estase venosa)
Imunoestimulante (estimula ou reforça o sistema imunológico ou reações imunológicas)
Preparações
Cápsulas, chá, extrato líquido, pó.
Contraindicações e efeitos colaterais
O ginseng siberiano não é indicado para mulheres grávidas ou em período de amamentação. Também não é aconselhado o seu uso por crianças muito pequenas. Seu uso não é apropriado para pessoas que fazem uso de medicamento anti-hipertensivos, assim como de pessoas hipertensas.
Fitoquímicos
O ginseng-siberiano é composto de glicosídeos fenólicos, cumarínicos, vitaminas, carotenos, lipídios, polissacarídeos, lignanas, esteróis, eleuterosídeos. (Extrato padronizado em 0,8% de Eleutherosideos B+E).
Curiosidades
– A raiz do ginseng-siberiano é utilizada para melhorar a agilidade mental, melhorando a circulação. É um tônico para as glândulas suprarrenais. Pesquisadores russos identificaram que o ginseng consegue melhorar a produtividade do empregado durante o trabalho. Os cosmonautas russos são alimentados com rações que incluem o ginseng-siberiano para ajudar na aclimatação no espaço sideral.
Saiba mais
– Ginseng-siberiano: benefícios e propriedades medicinais.