Gota (artrite gotosa): saiba como eliminar o ácido úrico

A gota (artrite gotosa) é uma forma complexa de artrite que causa crises de dores graves e súbitas, vermelhidão e sensibilidade nas articulações, ocasionados pelo excesso de ácido úrico cristalizado concentrado em torno da articulação afetada. A gota ocorre mais em homens enquanto as mulheres se tornam mais suscetíveis após a menopausa.

Causas e sintomas da artrite gotosa

Suplementos para Reumatismo

A articulação mais afetada é o dedão do pé (podagra), contudo, pode afetar o tornozelo, peito do pé, calcanhar, joelho, coluna, cotovelos, punhos, dedos e, em casos graves, pode deformar a articulação. Um ataque agudo de gota pode causar uma sensação de dor de queimadura na articulação afetada, deixando-a inchada e muito sensível a qualquer tipo de contato. Pessoas propensas a gota tendem a ter níveis elevados de ácido úrico, que por sua vez podem ser causados por insuficiência renal (quando os rins são incapazes de eliminar adequadamente todo o ácido úrico no sangue).

Apesar de ser uma forma de reumatismo que depende muito do funcionamento dos rins, vários alimentos e bebidas são capazes de aumentar ou diminuir os níveis de ácido úrico do organismo, prevenindo ou agravando os ataques de gota. As carnes vermelhas e frutos do mar são lembrados por induzirem ataques de gota. As carnes de aves, como frango, pato e peru também causam gota, contudo, em intensidade levemente menor.

Dicas para o tratamento natural da gota

O Journal of American Dietetic Association recomenda que pacientes com gota bebam entre 2 a 4 litros de líquidos por dia, sendo pelo menos 2 litros de água. Também recomenda evitar o consumo de álcool, incluindo a cerveja, que causam dano. Além disso, a quantidade de proteínas consumida deve ser moderada e oriunda de preferência a partir de fontes saudáveis, como lácteos com baixo teor de gordura ou sem gordura, ovos e manteigas vegetais. A ingestão diária de carne vermelha, de peixes e aves deve ser limitada entre de 114 a 170 gramas.

As proteínas são substâncias essenciais para a saúde do corpo e não devem ser eliminadas na dieta. A melhor solução é substituir e priorizar novas formas de fontes de proteína em detrimento do consumo excessivo de carne vermelha. Os ovos e laticínios, incluindo queijos, iogurtes e outros derivados do leite são proteínas, bem como vegetais como trigo mourisco, quinoa, amendoim, castanhas, nozes, linhaça, girassol, abóbora, além da soja. O consumo de alimentos industrializados deve ser evitado. Da mesma forma, é contraindicada a ingestão de bebidas alcóolicas, principalmente acerveja, vez que possui substâncias que aumentam a produção do ácido úrico.

Anti-Inflamatórios Naturais Anti-Inflamatórios Naturais Suplementos eficazes para aliviar e curar inflamações nos tecidos.
Antirreumaticos Antirreumáticos Suplementos naturais para aliviar dores articulares, artrite, artrose, gota e reumatismo.
Sucupira Sucupira em Cápsulas Alivia dores de artrite/reumatismo e controla o diabetes
Chás Chás Medicinais Chás 100% naturais e orgânicos para diversos objetivos.

Alcachofra

Alcachofra - Cynara scolymus
Alcachofra – Cynara scolymus

A alcachofra é uma verdura que age eliminando toxinas do sangue, o que consequentemente, ajuda a diminuir a retenção de líquidos. A alcachofra também é rica em minerais, vitaminas e proteínas.

Alho e cebola

Alho e cebola
Alho e cebola

Tanto o alho quanto a cebola diminuem a acidez, colesterol e hiperuricemia (presença de níveis altos de ácido úrico no sangue). Estes dois temperos, encontrados em todos lugares, são ótimos alimentos para o controle do ácido úrico no sangue.

Café

Café
Café

Vários estudos confirmaram que pessoas que consomem café possuem um nível menor de ácido úrico sanguíneo, contudo, não se sabe ainda exatamente qual é o mecanismo ou substância no café que causa isso. Caso possua alguma restrição à cafeína, evite este alimento.

Cenoura

Cenoura - Daucus carota
Cenoura – Daucus carota

Em razão de seu efeito alcalinizante, a cenoura é capaz de eliminar os cristais das articulações, sendo bom alimento para reduzir o ácido úrico no sangue. Pode ser consumida crua ou cozida.

Corticosteroides

Corticosteroides
Corticosteroides

Os corticosteroides são substâncias que podem controlar a inflamação e a dor causada pela gota, contudo, os efeitos colaterais podem incluir enfraquecimento dos ossos, má cicatrização e redução da capacidade de combater infecções. Os medicamentos chamados inibidores da xantina oxidase limitam a quantidade de ácido úrico produzida no corpo, mas podem causar efeitos colaterais como erupções cutâneas, náuseas, dentre outros sintomas adversos.

Drogas anti-inflamatórias não-esteroides

Drogas anti-inflamatórias não-esteroides
Drogas anti-inflamatórias não-esteroides

Com relação aos tratamentos convencionais, as drogas anti-inflamatórias não-esteroides (AINEs) podem controlar a inflamação e as dores em pacientes com gota. O médico pode prescrever uma dose mais elevada para parar um ataque agudo, seguido de uma dose diária mais baixa para prevenir futuros ataques. A Colchicina é um tipo de analgésico que reduz eficazmente a dor da gota – especialmente quando o tratamento é iniciado logo após o aparecimento dos sintomas. Ambas as drogas podem causar efeitos colaterais intoleráveis para várias pessoas, como náuseas, vômitos e diarreia.

Laranja

Laranja
Laranja

A laranja é rica em vitamina C, nutriente que atua na redução de cristais no sangue. O suco natural de laranja dissolve esses cristais e alivia as dores nas articulações, fazendo com que os níveis de ácido úrico permaneçam estáveis no corpo.

Limão

Limão - Citrus x lemon
Limão – Citrus x lemon

O limão é é considerado uma fruta desintoxicante, ou seja, é capaz de eliminar toxinas do organismo. Tomar o suco de um limão por dia ajuda de forma significativa na redução dos níveis de ácido úrico.

Semente de abóbora

Sementes de abóbora
Sementes de abóbora

A semente e abóbora um alimento altamente diurético que, ao auxiliar na produção de urina, ao mesmo tempo diminui os níveis de ácido úrico do organismo. A abóbora no geral é benéfica, porém é nas sementes que estão concentrados os seus valores nutritivos.

Vitamina C

Vitamina C
Vitamina C

Quando ingerida em quantidade moderada (doses diárias de 500/1500mg), a vitamina C pode prevenir o aparecimento de gotas. Aos que já possuem a condição, é necessário recomendação e acompanhamento médico durante o processo, vez que altas doses de vitamina C podem eliminar o ácido úrico rapidamente do organismo, causando pedras nos rins.

PODEROSO CHÁ PARA O TRATAMENTO DO CÂNCER Crajiru (Pariri) Chá15g
PREVINE E TRATA A OSTEOPOROSE Osteoforce
EXTRATO DE SUCUPIRA E OUTROS COMPOSTOS Reumatel 150 ml
CASTANHA, BUGRE, CENTELHA, HAMAMÉLIS Composto Circulatório 500mg
AGE NO TRATAMENTO DO REUMATISMO Sucupira em Cápsulas
Referências:
American Dietetic Association. Jornal of The Academy of Nutrition and Dietetics.
Gout Diet – Foods to Eat.
Colchicine for acute gout: updated information about dosing and drug interactions”. National Prescribing Service.
Corticosteroids for Gout. WebMD.
Vitamin C (ascorbic acid). Mayo Clinic.

Comentários

7 Comentários

  1. djalma da silva marchiori

    gostaria de saber se a artrite gota pode afetar as veias se pode dar infarto nas pessoas com estes sintomas, se quem tem pressao alta o remedio atrapalha o tramento.

  2. janaina de queiroz

    adorei as dicas,agradeço muito pois meu esposo sofre de artrite gotosa e a agora sei os alimentos qui ele pode comer,muito obrigado e feliz ano novo!

  3. Iva Dornas

    Bem, o meu avô está com excesso de ácido úrico acumulado, porque ele está com os dois rins comprometidos, pois é diabético. Que tratamento ele pode fazer??

  4. João da cruz vieira leite

    Sou Diabético tipo 2 mas, estou com a mesma em um estado bem avançado, fumei cigarro a 54 anos , e agora me deo problema vascular em minha Perna esquerda, estou tomando remédio ante inflamátório estou sofrendo muito no tratamento com dores Horrendas automaticamrnte iresistivel. Já a 8m mes que venho tomando este ante inflamátotrio e ate agora sem solução.
    Gostaria como fazer para sair deste imenso sofrimento e encontrar uma planta natural a me deixar mais feliz e a desubstrir estas veia de minha parna. Atenciosamente muito obrigado aguardo co muitas dores aos Srs. Vsas resposta que *Deus os abensoe. João da cruz

  5. Vanessa Santos

    Gostaria de saber se vocês conhecem o remédio cava cava? É que meu médico tricologista me receitou,e andei perguntando para amigos e alguns disseram ser um tipo de droga, porque acalma, é verdade?

    Réplica – Conheça mais sobre o Kava Kava

  6. Gáby Lanza

    Isso é muito périgoso, não?
    Nos temos que tomar muito cuidado para naum ficar com gota, não é?

Comentar