A catuaba (Erythroxylum vaccinifolium) é uma planta medicinal também conhecida como catuaba-selvagem, catuaba-verdadeira, catuabinha, caramuru, tatuaba, dentre outros nomes populares. A catuaba é a mais famosa das plantas afrodisíacas do Brasil, conhecida por sua capacidade de fortalecer as ereções.

Benefícios da catuaba

A catuaba é um afrodisíaco útil no tratamento da impotência sexual (disfunção erétil) e prostatite, e tem sido estudada por seus possíveis benefícios de proteção contra contra infecções oportunistas em portadores do vírus HIV (AIDS). Na medicina popular brasileira, a catuaba é considerada um estimulante para o sistema nervoso central com propriedades afrodisíacas. A decocção da casca é comumente usada para a impotência sexual, agitação, nervosismo, dores, fraquezas, falta de memória ou esquecimento e fraqueza sexual.

A catuaba funciona como um estimulante do sistema nervoso, sobretudo quando se trata de impotência funcional dos órgãos genitais masculinos. É um afrodisíaco seguro, sem nenhum efeito nocivo. No Brasil é considerado um afrodisíaco com “eficácia comprovada” e, além de tratar a impotência, é empregado para vários tipos de problemas nervosos, incluindo insônia, hipocondria e dores relacionadas ao sistema nervoso central (tais como a ciática e neuralgias).

Na Europa é feito um chá da casca que é utilizado para fraqueza sexual, impotência, debilidade nervosa e exaustão. Herbalistas e profissionais de saúde usam a erva nos Estados Unidos como um tônico para a função genital, estimulante do sistema nervoso central, tônico para a impotência sexual, cansaço geral e fadiga, insônia relacionada à hipertensão arterial, agitação e falta de memória. É benéfica para homens e mulheres como afrodisíaco, mas é na área da impotência masculina que os resultados mais marcantes foram relatados e não há evidências de efeitos colaterais, mesmo após o uso a longo prazo.

Catuaba e marapuama

A planta é mais comumente disponível em forma de bebida e tintura, mas também pode ser tomada como uma decocção. Para ter o efeito máximo, a tintura deve ser colocada em pequena quantidade de um copo com água e uma pequena color de chá de suco de limão. A tintura da libera alcaloides e taninos. Os povos nativos da Amazônia usam catuaba combinada com marapuama, permitindo que a mistura repouse em água morna durante a noite para fazer uma infusão de medicamentos.

Composição

Algumas variedades da planta contém ioimbina. O componente antibacteriano é cinchocaína. A erva ainda é constituída de catuabina, ácidos graxos, fitosteróis, antioxidantes, flavonoides, taninos, resinas e lipídeos. As partes medicinais utilizadas são as folhas, a raiz e a casca.

Contraindicações e efeitos colaterais da catuaba

Não foram relatados efeitos colaterais decorrentes do uso nas bibliografias consultadas. Apesar disso, não é recomendada a utilização durante a gravidez.

História e curiosidades

A catuaba possui uma longa história de uso na medicina herbal como um afrodisíaco. Os índios Tupi do Brasil foram os primeiros a descobrirem as qualidades afrodisíacas da planta e durante os últimos séculos compuseram muitas canções elogiando suas qualidades e capacidades. Além dos Tupis, outros povos indígenas e populações locais usam o caramuru por gerações. Em Minas Gerais há um ditado que diz que “se o pai gerar um filho até os 60 anos, o filho é dele, mas depois dessa idade, o filho é da catuaba!”.

A planta de nome popular inclui as espécies Erythroxylum catuaba, Erythroxylum vacciniifolium, Trichilia catigua, Anemoegma arverse, Anemopaegma mirandum, Bignonia miranda, Anemopaegma sessilifolium e outras que possuem as mesmas propriedades medicinais. Dentre as variações da árvore da tatuaba, algumas delas são de pequeno porte, atingindo cerca de 3 metros de altura, como é o caso da Erythroxylum, nativa da Norte e Nordeste do Brasil. A espécie Trichilia catigua pode chegar a 10 metros de altura. A Anemopaegma é uma grande árvore, crescendo até mais de 40 metros de altura e chamada de catuaba-verdadeira. A catuaba faz parte da família Bignoniaceae.

Referências:
Reyes, Joe. “Composition to boost libido.” U.S. Patent No. 6,803,060. 12 Oct. 2004.
Zanolari, Boris, et al. “Tropane alkaloids from the bark of Erythroxylum vacciniifolium.” Journal of natural products 66.4 (2003): 497-502.
Barone Jr, Frank V., Christopher Jacobsen, and Kirill Chumenko. “Topical compositions for enhancing sexual responsiveness.” U.S. Patent No. 7,214,390. 8 May 2007.
Glasl, Sabine, et al. “Tropane alkaloids from a Brazilian bark traded as” Catuaba”.” Scientia Pharmaceutica 71.2 (2003): 113-119.
FERREIRA, A. B. H. Novo dicionário da língua portuguesa. Segunda edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. p.371.
Medicina Natural

View Comments

  • Tenho pressão arterial muito alta. Posso utilizar a catuaba para tratamento de labirintite, tonteiras e falta de memória?

  • Estou interessado em experimentar a toma de catuaba. Alguém conhece loja de venda em Portugal?
    Bgo.

  • os efeitos da catuaba são os mesmos tomada em chá,tintura ou em pó ? Qual a quantidade de pó por dia ?

  • Ao ler as propriedades da catuaba, gostaria de exprimentar os seus efeitos. Por favor informem-me onde se pode comprar em Portugal -Lisboa. Muito obrigado

  • As plantas das matas originárias possuem relatos que não foram especificados devidos a falta de pesquisas., e que não foram descobertas dentro do contexto científico promordial. Notar-se-á que é preciso um estudo minucioso., para que não haja uma discordância causando transtorno dentro do meio consultar-médico, que não venham causar desacrédito...

  • Die "Catuaba" vergüngen lockern wieviel rezept beitrag sagen tee sinnlich gefühlvolli mensch
    mädchen für der geschlecht nehmen ton liebevoll
    notwendigkeit nacht bräutigan süsse nacht mit
    geschmack massage masse männlich ja "catuaba brasileiro" wild (wachsend) brasileiro die ho-chzeit bett...

  • enquanto tempo depois ke se toma esse cha de catuaba se percebe os efeitos nao depois de 30 minutos nao vi nehum resultado ainda, o cha da casca tem o msm efeito do cha da raiz
    agradeço e catuaba com guarana em po pode ser misturado quais os efeitos

  • Eu quero comprar sementes de arvores nativas do Brasil .copaiba,catuaba que sao do serrado como frutas tambem.

Recent Posts

Gordura no fígado: Causas, sintomas, como tratar e eliminar

Gordura no fígado: Causas, sintomas, como tratar e eliminar a sua gordura no fígado (esteatose,…

54 anos ago

Colágeno: saiba os benefícios para os cabelos, pele e unhas

Descubra como a proteína de colágeno pode transformar sua aparência de forma natural e saudável.…

54 anos ago

Ginseng: veja os 10 principais benefícios para a saúde

Conheça os 10 principais benefícios do ginseng para a saúde. Descubra como a raiz, muito…

54 anos ago

Buchinha-do-Norte: Conheça os Benefícios da Luffa operculata

Buchinha do Norte: tratamento natural para bronquite, rinite e sinusite. Descubra os benefícios, contraindicações e…

54 anos ago

Chá de Lavanda – Lavandula officinalis

O chá de lavanda é um sedativo natural que pode ajudar em casos de ansiedade,…

54 anos ago

Chá de Rosa Mosqueta – Hips – Rosa Canina

O chá de rosa mosqueta é preparado com os pseudofrutos desta planta, chamados cinórrodos. Seu…

54 anos ago