Centáurea: saiba para que serve o chá

Centáurea-menor - Centaurium erythraea
Publicado e Revisado Clinicamente Por Equipe Editorial Medicina Natural
Atualizado em 18/09/2022

A centáurea-menor (Centaurium erythraea) é uma planta medicinal também conhecida como centáurea, erva-da-febre, fel-da-terra, planta-da-febre common centaury (inglês), dentre outros nomes populares. Inclui o sinônimo botânico Centaurium minus. O nome popular centáurea é derivado da lenda que dizia que o centauro Chiron, quando ferido por uma seta envenenada, se curou usando as flores da planta. Chiron era considerado na mitologia grega como sendo o mais sábio e justo dentre os centauros.

Benefícios da centáurea-menor

Uma das características que tornam a centáurea conhecida é sua capacidade antipirética, ou seja, ela alivia os sintomas da febre. Também é indicada em casos de falta de apetite e para melhorar o processo de digestão, vez que seu sabor amargo que estimula o apetite, além de produzir secreções gástricas. Para estimular o apetite e melhorar a digestão, deve ser consumida como um tônico amargo aproximadamente 10 minutos antes das refeições. Ainda por ser um estimulante de apetite, é usada no tratamento complementar em casos de anorexia.

QUIZ - Descubra o Seu Chá Ideal

1 / 5

Você busca mais energia ou relaxamento? *

Prefere sabor forte ou suave? *

Quando você prefere tomar chá? *

Qual sua principal necessidade? *

Que tipo de experiência você busca? *

Quase lá!

Informe seus dados para ver o resultado:

A centáurea-menor possui propriedades levemente laxantes, sendo de grande auxílio para pessoas que sofrem com prisão de ventre. Também promove a circulação e possui um efeito tônico nos vasos sanguíneos. Na medicina popular, a decocção é aplicada em feridas, sardas, manchas na pele e piolhos de cabeça. Na culinária, é usada para fazer vermute e outros licores amargos. Antigamente, foi usada para o tratamento de malária. A centáurea é considerada como um Remédio Floral de Bach.

Como preparar o chá de centáurea-menor

Chá de centáurea

Chá de centáurea

O chá, feito de um modo simples, é a forma ideal para as pessoas obterem as propriedades positivas da centáurea-menor. O gosto do chá é extremamente amargo, contudo, o sabor é responsável pelas características medicinais da planta. Em função disso, a infusão não deve ser adoçada.

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de fel, podendo ser fresca ou seca.
  • 1 litro de água filtrada.

Modo de preparo

  • Misture os dois ingredientes.
  • Leve ao fogo em uma chaleira.
  • Quando ferver, desligue o fogo,
  • Após desligado deixe a mistura tampada e abafada por cerca de 10 minutos.
  • Coe o chá e o mesmo estará pronto para o consumo.

Contraindicações e efeitos colaterais da centáurea-menor

Gestantes e lactantes devem evitar o uso da planta. Pessoas com problemas no fígado, que sofrem com hipertensão e má coagulação sanguínea também devem evitar o uso. A centáurea não deve ser consumida em excesso, vez que pode causar distúrbios gastrointestinais.

História e curiosidades

A Centaurium erythraea é nativa da Europa, especificamente da região mediterrânea, onde cresce geralmente em solos pobres de nutrientes e em clareiras, contudo, pode também pode ser encontrado em algumas regiões dos Estados Unidos. A planta se constitui em um caule ereto, cujo tamanho pode variar de 10 à 50 centímetros de altura. Possui muito ramos que dão origem a folhas e flores. As folhas são lisas e possuem a coloração verde-claro, já as flores possuem uma leve cor rosa, são dividas em cinco pétalas e podem alcançar no máximo 8 milímetros de comprimento. É nas flores que estão concentradas as suas propriedades medicinais. A centáurea-menor faz parte da família Gentianaceae.

Referências:
Centaurium erythraea – Rafn. Plants for a Future.
Haloui, Mounsif, et al. “Experimental diuretic effects of Rosmarinus officinalis and Centaurium erythraea.” Journal of Ethnopharmacology 71.3 (2000): 465-472.
Kumarasamy, Y., et al. “Bioactivity of secoiridoid glycosides from Centaurium erythraea.” Phytomedicine 10.4 (2003): 344-347.

Descubra Um Chá Que Combina Com Sua Rotina

1 / 5

Qual é o seu principal objetivo ao tomar chá? *

Como você tem se sentido ultimamente? *

Com qual frequência você toma chás? *

Em qual momento do dia você prefere tomar chá? *

Que tipo de sabor você prefere? *

Quase lá!

Informe seus dados para ver o resultado:

Este conteúdo foi útil?

O que você achou deste artigo?

Chás Premium em Destaque

Curadoria especializada de chás com frescor notável.

Chás Premium Medicina Natural  

Descubra nossa seleção de chás de alta qualidade importados dos melhores países do mundo com origem certificada e perfis aromáticos consistentes. Descubra uma nova experiência sensorial sentida a cada gole.

Clique Aqui e Conheça Todos os Chás!


Z

Centáurea: saiba para que serve o chá

v

Conheça os benefícios, efeitos colaterais, indicações e propriedades medicinais do chá da centáurea-menor (Centaurium erythraea - Centaurium minus).

Equipe Editorial Medicina Natural

Equipe Editorial Medicina Natural

Equipe de Conteúdo e Curadoria

A Equipe Editorial do Medicina Natural é composta por um grupo multidisciplinar de profissionais da saúde, nutricionistas e jornalistas científicos. Nossa missão é fornecer informações sobre saúde natural que sejam seguras, acessíveis e rigorosamente baseadas em evidências científicas. Cada artigo em nosso site passa por um processo de revisão técnica para garantir precisão e confiabilidade.