Alimentos ricos em gorduras insaturadas

A gordura insaturada é um dos tipos de gorduras encontradas nos alimentos e por isso é muito comum no rotina alimentar diária da maioria das pessoas. Saiba mais sobre esta gordura, como ela age no organismo e quais são os alimentos ricos em gorduras insaturadas.

O que são gorduras insaturadas?

A gordura é uma matéria lipídica presente em quase todos os animais. Sua composição é de basicamente ácidos gordurosos é glicerina. Todos os nutrientes ingeridos por nós em excesso, como carboidratos e proteínas, são armazenados pelo nosso corpo como gordura e formam o chamado tecido adiposo. A função da gordura é servir como a fonte e reserva de energia. Além disso, ela é responsável pela a absorção de algumas vitaminas como a A, D, E, além de vitamina K. Ou seja, é um elemento indispensável para o funcionamento do organismo.

A gordura insaturada recebe este nome por causa das ligações químicas que apresenta. Ao contrário das gorduras saturadas, este tipo não possui o carbono saturado por ligações de hidrogênio. O tipo insaturado é encontrado principalmente em alimentos de origem vegetal e na temperatura ambiente se apresenta no estado líquido. Além disso, pode ser dividida em dois tipos distintos. A gordura monoinsaturada possui uma única ligação de carbono na sua composição e a gordura poli-insaturada possui mais de uma ligação carbônica.

Alimentos que possuem gordura insaturada

Veja os principais alimentos com gorduras insaturadas para que você compreenda como ela faz parte da sua alimentação diária.

Gordura monoinsaturada

Presente no azeite de oliva extra virgem, abacate, amendoim, óleo de canola e diversos tipos de nozes.

Gordura poli-insaturada

Encontrada no óleos vegetais e nas sementes de cânhamo, canola, girassol, linhaça, milho, canola, soja, dentre outros óleos e sementes de oleaginosas. Além disso, está presente nos frutos do mar e peixes de água fria.

Benefícios da gordura insaturada

Os alimentos com gorduras insaturadas são considerados alimentos com gorduras boas. Isso acontece porque ao contrário do que as pessoas pensam, existem gorduras que fazem bem à saúde e inclusive são essenciais para o organismo. Conheça os principais benefícios das gorduras insaturadas para a saúde:

  • Ao contrário de outras gorduras, não se concentra na região abdominal, reduzindo assim, o risco de doenças cardíacas.
  • Aumenta os níveis de colesterol bom, o chamado HDL. Desta forma, ajudam a prevenir doenças que afetam o coração e o metabolismo.
  • Aumenta a sensibilidade à insulina.
  • Auxilia na coagulação do sanguínea.
  • Equilibra os níveis de triglicérides no sangue.
  • Previne batimentos cardíacos irregulares e auxilia no controle e redução da hipertensão arterial.
  • São fontes de ácidos graxos importantes como o ômega-3 e o ômega-6, que apresentam diversas vantagens para organismo, que vão desde o bom funcionamento do cérebro até a diminuição do colesterol ruim, o LDL.

A gordura insaturada faz mal à saúde?

O consumo em excesso de alimentos com este tipo de gordura pode trazer sim alguns danos para o organismo. Para aproveitar somente os benefícios desta gordura, é recomendável controlar a sua ingestão. Os valores recomendados por médicos e nutricionistas é que os alimentos com gorduras insaturadas correspondem a cerca de 25 a 35% das calorias ingeridas diariamente.

Referências:
Roche, Helen M. “Unsaturated fatty acids.” Proceedings of the Nutrition Society 58.2 (1999): 397-401.
Flora Pro Activ.
What’s the Difference Between Saturated and Unsaturated Fat?. Health Line.

Comentários

Comentar