Manteiga e margarina: qual é a mais saudável? Quais as diferenças?


A manteiga e a margarina são alimentos muito utilizados na culinária e fazem parte do cotidiano do brasileiro, seja no preparo de pratos refogados ou simplesmente derretida no meio do pão ainda quente. Ao longo dos anos, muitas questões relacionadas aos seus malefícios e benefícios para a saúde foram levantadas pelos estudiosos, fazendo com que o consumidor ficasse sempre em dúvida sobre qual das duas levar para a sua mesa.


Diferenças entre a manteiga e a margarina

A principal diferença entre a manteiga e a margarina está relacionada ao tipo de gordura contida em cada uma. A manteiga possui uma elevada taxa de gorduras saturadas (a American Heart Association recomenda um padrão alimentar que atinja cerca de 5% de calorias provenientes de gordura saturada por dia, o que equivale a 13 gramas). A margarina é constituída por gorduras insaturadas e apesar de serem consideradas mais saudáveis, o FDA recomenda que a quantidade consumida não exceda 30% da ingestão calórica diária.

Outra diferença relevante se dá no processo de fabricação. A manteiga é um produto de origem animal, obtida através do leite da vaca batido e que passa por um processo de manuseio e lavagem para dar solidez ao composto e originar o ingrediente. A margarina é obtida por meio do processamento do óleo vegetal e, durante sua fabricação, são inseridos compostos artificiais para deixar seu sabor semelhante ao da manteiga.

Com relação aos nutrientes contidos em cada uma, a manteiga apresenta maior teor de minerais, tais como o magnésio e o cálcio. Já a margarina costuma apresentar em suas fórmulas quantidades de vitaminas que foram introduzidas artificialmente no composto. Quando a questão analisada é em relação ao preço, a manteiga é certamente mais cara que a margarina fato este que contribui para um maior consumo desta última.

Antidiabéticos Insulinas VegetaisAntidiabéticos que agem como hipoglicemiantes e insulinas vegetais
Sucupira Sucupira em Cápsulas Alivia dores de artrite/reumatismo e controla o diabetes
Tônicos Emagrecedores Suplementos naturais para inibir o apetite e queimar gorduras
Anti-Inflamatórios Naturais Anti-Inflamatórios Naturais Suplementos eficazes para aliviar e curar inflamações nos tecidos.
Maca-Peruana Maca-Peruana Em Cápsulas e Pó. Rica em nutrientes. Aumenta a libido, desejo sexual e vigor.

Benefícios e malefícios da manteiga e margarina

Quando o tema são os benefícios e malefícios causas pela manteiga e pela margarina encontramos diversas informações, entre as quais algumas estão dispostas em seguida.

Manteiga

Manteiga
Manteiga

A manteiga apresenta altas taxas de ômega 6, um ácido graxo importantíssimo para manter o bom funcionamento do corpo humano, contudo, quando consumido em altas quantidades pode contribuir para o surgimento de processos inflamatórios no organismo. O alimento também é rico em gorduras saturadas que são processadas pelo organismo como um composto natural, apresentando melhor absorção entre as células. As gorduras saturadas são apontadas por diversos especialistas como lipídios que podem ajudar a proteger o coração, desde que sejam consumidas moderadamente.

Margarina

Margarina
Margarina

Sendo de origem vegetal, a margarina contem maiores teores de gorduras insaturadas e colesterol. Quando consumida em excesso, pode aumentar a taxa de gordura no sangue. Devido ao fato do corpo humano não ser adaptado para processar eficientemente alimentos de fonte vegetal, as gorduras da margarina se acumulam com mais facilidade no organismo. O acúmulo de gorduras contribui para o desenvolvimento de doenças cardíacas, diabetes e câncer, além de comprometer a flexibilidade das membranas celulares dificultando desta forma a passagem dos impulsos nervosos para o cérebro.

Afinal, qual é mais saudável? Manteiga ou margarina?

Muitos profissionais de saúde recomendam o uso da manteiga ao invés da margarina, por ser um ingrediente mais natural e com menos adição de fórmulas artificiais. Mesmo assim a utilização da margarina moderadamente não compromete a saúde do indivíduo caso ele possua hábitos alimentares mais saudáveis e uma vida ativa fisicamente.

Referências:
Saturated Fat. Eating foods that contain saturated fats raises the level of cholesterol in your blood. High levels of LDL cholesterol in your blood increase your risk of heart disease and stroke. American Heart Association, Healthy For Good.
Margarina ou mantega: nutrólogo explica qual é a melhor para a saúde. O Tempo.
Mantega ou margarina? Qual é mais saudável, afinal? Veja.

Comentários

Comentar