O loureiro (Laurus nobilis) é uma planta medicinal também conhecida como louro, bay tree e bay leaf (inglês). Na culinária, as folhas de louro são utilizadas em assados, feijoadas, guisados, marinadas, molhos, sopas e diversos outros pratos. Além de ser um ótimo tempero, o louro ajuda na digestão e assimilação dos nutrientes da comida.
Benefícios do loureiro
O loureiro é uma árvore aromática e perfumada que produz um óleo fixo e volátil, nativa do sul da Europa. A Laurus nobilis é utilizada em alimentos, cosméticos e medicamentos. As folhas secas e os óleos essenciais são amplamente utilizados na indústria alimentícia para tempero de produtos cárneos, peixes e sopas. Suas atividades antimicrobianas e inseticidas são outro fator pelo qual o louro é usado na indústria alimentícia como conservante de alimentos. Os frutos contêm óleos fixos e voláteis, que são usados principalmente na fabricação de sabão. Tradicionalmente, é usado em casos de dermatite, reumatismo e problemas gastrointestinais, como dores de estômago, gases intestinais, inchaço epigástrico e má digestão.
Na medicina alternativa, o óleo diluído do loureiro é utilizado para artrite, deslocamentos e reumatismo. O banho de ervas é preparado para aliviar dores musculares. As bagas quando usadas em forma de enxaguante, combatem a alopecia (calvície). A erva saturada é usada para combater fungos que aparecem nas unhas. Tosses e bronquites são tratadas com aplicação de cataplasma. Na aromaterapia, é usado para tratar dores de ouvido e hipertensão. O extrato de loureiro é usado em forma de pomada para feridas. Deixar folhas em locais onde se guarda a comida ajuda a repelir animais.
Contraindicações e efeitos colaterais do loureiro
A folha de louro possui fibras irritantes e portanto são removidas de pratos na hora de servir. O loureiro mais utilizado é o de origem europeia, em detrimento dos louros de origem americana, que costumam ser tóxicos.
História e curiosidades
As folhas de louro em forma de grinalda são colocadas na cabeça das pessoas como um símbolo de vitória para atletas olímpicos, poetas, estudantes e heróis militares. A palavra de origem francesa baccalaurette (bagas de loureiro), significa “conclusão de uma tarefa”. Nobilis quer dizer “nobre”. Antigamente se acreditava que inalar o aroma dos ramos de louro enquanto se dormia transformava os sonhos em realidade. Na Mitologia Grega, conta-se que o deus Apolo possuía implacavelmente a ninfa Dafne, até que um dia os deuses tiveram clemência dela e a transformaram em uma árvore de loureiro.
O loureiro é uma pequena árvore perene da família Lauraceae. A Laurus nobilis é uma árvore rústica com vários ramos e casca lisa que atinge cerca de 10 m de altura. Possui folhas alternadas, estreitamente oblongas lanceoladas. As flores são pequenas e quatro lobadas; o macho tem 8-12 estames e a fêmea 2-4 estaminódios. O fruto tem 10 a 15 mm, sendo ovoide preto quando maduro.